Práticas educativas dos Franciscanos no Sul do Brasil (1891-1965): memória, experiência e narração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fabiano Batista
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254940
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
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spelling Práticas educativas dos Franciscanos no Sul do Brasil (1891-1965): memória, experiência e narraçãoEducaçãoCapuchinhosCotidianoExperiênciaFotografiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.Esta pesquisa toma como objeto de estudo as práticas dos franciscanos da Ordem dos Frades Menores (OFM), no cotidiano dos conventos, na vida apostólica e na educação em escolas, colégios e seminários. Objetiva compreender como os frades transformam a vivência em experiência e se tornam narradores ? pela escrita e pela oralidade. Nesse sentido, também constroem uma ordem social (Berger). Os principais aportes teóricos estão centrados em Walter Benjamin, Michel de Certeau e Maurice Halbwachs. À luz de Benjamin, são mobilizados os conceitos de memória, de experiência e de narração; de Certeau, os conceitos de prática escriturística, de estratégias e táticas; de Halbwachs, o conceito de memória coletiva. O recorte temporal compreende o período entre 1891 e 1965, abrangendo o Sul do Brasil. As fontes foram produzidas pelos próprios frades; e nesta pesquisa foram selecionadas de diferentes veículos de comunicação da OFM: Revista Vida Franciscana; Coleção Centenário; fotografias e obras escritas por diversos frades. Os franciscanos, movidos pelo desejo de constituição da memória e transmissão dos seus ideais, registravam constantemente as ações de seu cotidiano, práticas escriturísticas que exigiam uma constante reelaboração do vivido. Essas práticas, como geradoras da experiência, propiciavam a arte da comunicação, isto é, da narração. Desse modo, a história do franciscanismo é construída ao passar pela reflexão e pela narração dos próprios frades. A memória individual de cada frade retrata o franciscanismo, ou seja, a memória coletiva. Na tomada de consciência sobre as suas vivências, os frades inventam, contam, narram histórias e deixam algo para a posteridade, além de sua existência. Assim, contribuem para a continuidade da OFM ao longo dos tempos, pela constante transmissão das memórias do passado, reavivadas em cada nova realidade de atuação.Abstract: This research takes as study object the practices of the franciscans from the Order of Friars Minor (OFM), in the convent?s daily routines, in the apostolic life and in the education in schools, private schools and seminars. It aims to comprehend how the friars transform their way of living in experience and become narrators ? by script and by orality. In that Regard, they also build a social order (Berger). The main theoretical support is centered on Walter Benjamin, Michel de Certeau and Maurice Halbwachs. In the light of Benjamin, it is mobilized concepts of memory, of experience and of narrative; from Certeau, the concepts of scriptural practices, of strategies and tactics; from Halbwachs, the concept of common memory. The temporal term covers the period between 1891 and 1965, focusing the South of Brazil. The sources were produced by the friars themselves; and in this research they were selected from different means of communication of the OFM: Revista Vida Franciscana; Coleção Centenário; photographs and pieces written by different friars. The franciscans, moved by the desire of memory constitution and transmission of their aspirations, registered constantly the actions of their daily life, scriptural practices that demanded constantly re-elaboration of the things lived. These practices, as generators of experiences, provided the art of communication, that is, the art of narration. Thus, the franciscanism history is built through reflection and through the narration of the friars themselves. The individual memory of each friar portrays the franciscanism, in other words, it portrays the common memory. Based on the awareness about their own experiences, the friars invent, tell, narrate stories to leave something for posterity, beyond their existence. So, they contribute to the continuity of the OFM over time through the constant transmission of the memories, revised by each new reality of acting.Otto, ClaríciaUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Fabiano Batista2024-04-08T23:24:15Z2024-04-08T23:24:15Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis150 p.| il.application/pdf386751https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254940porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-08T23:24:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254940Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-04-08T23:24:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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