Efeitos da terapia cognitivo comportamental na variabilidade da frequência cardíaca e desempenho cognitivo em crianças com TDAH
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99483 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
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Efeitos da terapia cognitivo comportamental na variabilidade da frequência cardíaca e desempenho cognitivo em crianças com TDAHPsicologiaFrequencia cardíacaDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeCogniçãoTerapia cognitivaTerapia do comportamentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Este estudo objetivou analisar as alterações no desempenho cognitivo, comportamentos e na variabilidade da frequência cardíaca em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) submetidas à intervenção terapêutica Cognitivo-Comportamental. Foi utilizado um estudo experimental, tendo como delineamento pré-teste e pós-teste, sendo assim composto por grupo de controle e experimental. Neste estudo, a variável independente considerada foi a intervenção por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental e as variáveis dependentes: desempenho cognitivo; variabilidade da frequência cardíaca e comportamentos. Foram realizados 4 etapas: a) Etapa 1: caracterização geral de 33 participantes com informações sobre dados sociodemográfico e de saúde, sendo que 19 delas apresentam descrições das características do TDAH e desempenho cognitivo mediante Cogstate; 9 delas têm delineados seus índices de VFC; e 23 delas apresentam o desempenho cognitivo segundo o ProA, porém 14 não têm os dados sociodemográficos; b) Etapa 2: intervenção terapêutica segundo o modelo de TCC de Knapp e cols. (2002) com aplicação do Cogstate e VFC com 10 crianças, cinco compondo o grupo experimental e cinco, o grupo controle; c) Etapa 3: intervenção terapêutica segundo modelo de TCC criado pela pesquisadora com aplicação do Cogstate, VFC e ProA com 9 participantes, distribuídos em grupo experimental com 5 crianças e grupo controle com 4 crianças; d) Etapa 4: comparação de algumas variáveis entre as crianças dos GE após a intervenção. Para o registro da VFC, utilizou-se um cardiofrequêncímetro quando aplicada uma atividade cognitiva. Com o Kubios HRV Analyses, investigou-se indicadores linear e não linear. Os dados foram organizados e tabulados com o SPSS versão 17.0 ,e em todas as análises, o intervalo de confiança foi de 95% com alfa 0.05. Os resultados indicaram que houve homogeneidade entre os participantes e que, após a aplicação do Modelo Cognitivo-Comportamental, as crianças apresentaram mudanças em alguns aspectos do desempenho cognitivo; as crianças medicadas apresentaram resultados positivos em relação a um menor tempo de reação nas escolhas, Memória de Trabalho e Memória de Curto Prazo; as crianças que passaram por mais sessões de intervenção foram beneficiadas com tomadas de decisões mais rápidas e mudanças positivas nos sintomas de hiperatividade e impulsividade.FlorianópolisTakase, EmilioUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Juliana Vieira Almeida2013-03-04T20:52:32Z2013-03-04T20:52:32Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis267 p.| il., grafs., tabs.application/pdf304367http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99483porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:35:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99483Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:35:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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