Habilidades sociais e bullying: caracterização de dois contextos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129507 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2014. |
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Habilidades sociais e bullying: caracterização de dois contextosPsicologiaHabilidades sociaisAspectos psicológicosAssédio nas escolasAspectos psicológicosComportamento humanoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2014.A necessidade de vinculações interpessoais é um componente essencial da natureza humana e dificuldades na interação social estão comumente atrelados às psicopatologias. Deste modo, identificar uma situação de interação e comportar-se de modo adequado, isto é, possuir habilidades sociais, trata-se de um fator determinante para a qualidade de vida. Entretanto, uma complexa problemática voltada às interações sociais no contexto escolar vem cada vez mais ganhando espaço na mídia: o bullying. Estudos tem demonstrado que pessoas envolvidas em situações de bullying apresentam déficits em alguma de suas habilidades sociais, no entanto, quais seriam especificamente as habilidades envolvidas neste processo ainda não são claras. Partindo daí, a presente pesquisa teve como objetivo principal investigar as relações entre habilidades sociais e bullying junto a estudantes de dois contextos escolares diferentes. Participaram do estudo 98 estudantes com idades entre 8 e 14 anos, sendo 23 deles provenientes de uma escola de caráter privado e as outras 75 de uma escola de caráter público. Para tanto, o estudo recorreu à ótica do próprio indivíduo, a partir de instrumentos de autopercepção (IMHSC-Del Prette e SCAN-Bullying 2005), no sentido de que os resultados auxiliem na compreensão da caracterização e comparação dos fenômenos de modo tanto coletivo, como individual. Além disso, faz-se válido salientar que o estudo também se preocupou em identificar se as estratégias comportamentais adotadas pelo indivíduo são semelhantes ou divergentes nos dois contextos pesquisados (uma escola pequena com número de reduzido de estudantes e uma escola numerosa, com dependências físicas bastante amplas), haja vista que a literatura especializada no assunto vem discorrendo acerca da influência entre o tamanho da escola e da turma no estabelecimento e manutenção de situações de bullying. Por meio de análises estatísticas de qui-quadrado constatou-se que, entre os principais resultados da pesquisa, há maior envolvimento em situações de bullying por parte das crianças que estudam na escola cujo contexto consiste em turmas grandes e amplo espaço físico. Porém, de modo geral, os resultados foram equivalentes, isto é, estudantes de ambas as escolas demonstraram responder de modo parecido às situações que foram apresentadas. A reação habilidosa que os estudantes de ambas as escolas demonstraram melhor desempenho foi a de  autocontrole , contudo, as reações de  assertividade de enfrentamento e de  empatia e civilidade (sejam elas habilidosas ou não habilidosas) foram as que predominantemente apresentaram estar atreladas às variáveis do bullying. Por fim, mais do que constatar a relação entre habilidades sociais e bullying, destaca-se que algumas delas (principalmente a de  assertividade de enfrentamento ) demonstram-se mais presentes do que outras no auxílio em estratégias de enfrentamento, sendo válido assinalar a importância de programas de intervenção enfocando o treinamento de tais habilidades como formas de prevenção ao bullying.<br>Abstract : The necessity of interpersonal binding is an essential component of the human nature, and the difficulties in social interaction are generally interconnected to psychopathology. Thereby, identifying an interaction and behaving properly, that is, possessing social skills is a determining factor for quality of life. However, a complex issue regarding social school interactions has been gaining the media s attention: bullying. It is known how people affected by bullying show deficit related to some of their social skills. Therefore, the skills involved in this process are still not sufficient clear. Based on that, the following research aimed to investigate the relation between social skill and bullying within two different school environments. The total number of 98 students between 8 and 14 years old had been part of this study, 23 of them were from a private school whereas 75 was from a public school. Thus, the etude pinpointed the subject s point of view based on self-consciousness tools (IMHSC-Del Prette e SCAN-Bullying 2005), regarding the results to help the comprehension of the phenomena relations within a group or individually. Apart from that, the etude s concern is relevant to identify whether the subject s behavior is similar to the two different scenarios (a small school with a reduced number of students x a large school with many students). Recent studies show that there is a relation between the school and group sizes and the bullying occurrences. Among the results, it was found that children from large groups, correlated with a large physical space, are easily involved in bullying situations. However, in both scenarios, children behaved in a similar pattern. The reaction of  self-control has showed the best response among the students of both schools. Nonetheless, considering the variables of bullying, the reactions of  assertive confrontation and  empathy and civility were the ones that related the most. Finally, besides relating social skills and bullying, we underline some of those skills (mainly  assertive confrontation ) as being more present than others in the confrontation strategies. It is relevant to remark the importance of intervention programs, which must be focused on such skills as a way to prevent bullying.Vieira, Mauro LuísUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Gabriel Fernandes Camargo2015-02-05T21:10:45Z2015-02-05T21:10:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[117] p.| ils., grafs., tabs.application/pdf329066https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129507porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:02:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:02:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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