A otimização das habilidades de leitura em língua inglesa: um modelo ergonômico-sistêmico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88976 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
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A otimização das habilidades de leitura em língua inglesa: um modelo ergonômico-sistêmicoEngenharia de produçãoEnsino a distanciaLingua inglesa -Ingles tecnicoEstudo e ensinoAprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoO atual contexto sócio-econômico, gera diferentes realidades no circuito mundial, a partir de relações econômicas, sociais, políticas e culturais desiguais. O domínio digital dos "cidadãos da Internet" amplia horizontes, mas deixa à margem aqueles que não têm acesso à rede, gerando assim, novas formas de exclusão. Estar "excluído" hoje, implica em ser de alguma forma afetado por restrições que derivam da nova conjuntura global; e assim perder sistematicamente o direito de acesso à educação e atualização profissional. Nesse contexto, a proficiência em língua inglesa assume importância indiscutível como via de acesso à ciência e à pesquisa; e, portanto, à academia. O domínio digital foi utilizado neste trabalho como suporte ao ensino presencial visando a otimização das habilidades de leitura em inglês para fins de proficiência, requisito na maioria dos Programas de Pós-Graduação no Brasil. O estudo consistiu numa intervenção científica utilizando a abordagem Inglês para Fins Específicos (ESP) articulada a um modelo ergonômico-sistêmico constituído de oficinas presenciais e de um ambiente virtual. A concepção dos ambientes observou as necessidades específicas dos participantes que foram estimulados a desenvolver um "outro olhar" em relação a "aprender inglês". As oficinas promoveram práticas colaborativas e individuais, presenciais e a distância, com e sem a mediação do professor-tutor. A observação dos princípios ergonômicos (Cognição e Informática), ampliou a flexibilidade ao modelo, contribuindo também para criar ambientes favoráveis à aprendência e ao envolvimento e comprometimento dos participantes, o que ficou mais evidente nos encontros presenciais. O ambiente virtual contribuiu como um valioso recurso pedagógico para ampliar a flexibilidade proposta, bem como facilitar a interação entre os participantes. Os resultados obtidos revelaram mudanças, em termos de atitude e de desempenho, evidenciadas na aplicação do pós-teste e pelo percentual de aprovação dos participantes no teste de proficiência (UFSC/DLLE).Florianópolis, SCBastos, Lia CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaFeronha, Maria de Lourdes Amante2012-10-22T15:29:55Z2012-10-22T15:29:55Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il., tabs.application/pdf225939http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88976porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T14:42:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88976Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T14:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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