UNIVERSIDADES FEDERAIS: DEMOCRACIA OU MONARQUIA PLATÔNICA?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243954 |
Resumo: | O presente estudo é parte de uma tese de doutoramento em administração e origina-se das ideias de democracia contemporâneas para discutir o processo democrático nas universidades federais brasileiras na perspectiva de uma gestão universitária democrática. A pesquisa se baseou nas duas universidades federais do estado de Santa Catarina para traçar um paralelo entre os processos democráticos nas universidades e a proposta de Platão para o governo ideal das cidades-estados gregas de sua época. A partir da análise documental e entrevistas com os gestores e representantes das categorias funcionais das universidades pesquisadas, pode-se estabelecer clara relação entre o modelo de processo democrático das universidades federais e o que é estabelecido pelo filósofo grego. Concluiu-se com o estudo que as universidades federais brasileiras são regidas por uma legislação e adotam modelos de gestão e de democracia que as assemelham muito mais com uma monarquia platônica do que com uma democracia contemporânea. Assim, o que se diz democrático nas universidades federais brasileiras, em verdade, é uma aristocracia docente. |
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UNIVERSIDADES FEDERAIS: DEMOCRACIA OU MONARQUIA PLATÔNICA?O presente estudo é parte de uma tese de doutoramento em administração e origina-se das ideias de democracia contemporâneas para discutir o processo democrático nas universidades federais brasileiras na perspectiva de uma gestão universitária democrática. A pesquisa se baseou nas duas universidades federais do estado de Santa Catarina para traçar um paralelo entre os processos democráticos nas universidades e a proposta de Platão para o governo ideal das cidades-estados gregas de sua época. A partir da análise documental e entrevistas com os gestores e representantes das categorias funcionais das universidades pesquisadas, pode-se estabelecer clara relação entre o modelo de processo democrático das universidades federais e o que é estabelecido pelo filósofo grego. Concluiu-se com o estudo que as universidades federais brasileiras são regidas por uma legislação e adotam modelos de gestão e de democracia que as assemelham muito mais com uma monarquia platônica do que com uma democracia contemporânea. Assim, o que se diz democrático nas universidades federais brasileiras, em verdade, é uma aristocracia docente.INPEAU/UFSC2023-01-19T18:49:02Z2023-01-19T18:49:02Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243954SCHMITZ JUNIOR, SALEZIOMELO, PEDRO ANTÔNIO DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T18:49:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243954Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T18:49:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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O presente estudo é parte de uma tese de doutoramento em administração e origina-se das ideias de democracia contemporâneas para discutir o processo democrático nas universidades federais brasileiras na perspectiva de uma gestão universitária democrática. A pesquisa se baseou nas duas universidades federais do estado de Santa Catarina para traçar um paralelo entre os processos democráticos nas universidades e a proposta de Platão para o governo ideal das cidades-estados gregas de sua época. A partir da análise documental e entrevistas com os gestores e representantes das categorias funcionais das universidades pesquisadas, pode-se estabelecer clara relação entre o modelo de processo democrático das universidades federais e o que é estabelecido pelo filósofo grego. Concluiu-se com o estudo que as universidades federais brasileiras são regidas por uma legislação e adotam modelos de gestão e de democracia que as assemelham muito mais com uma monarquia platônica do que com uma democracia contemporânea. Assim, o que se diz democrático nas universidades federais brasileiras, em verdade, é uma aristocracia docente. |
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