Análise comparativa das características de tráfego calculadas pelo HCM-2010 e pelo microssimulador Aimsun para uma área de estudo em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Geovane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160628
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2015.
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spelling Análise comparativa das características de tráfego calculadas pelo HCM-2010 e pelo microssimulador Aimsun para uma área de estudo em Santa CatarinaEngenharia civilRodoviasSanta CatarinaTrânsitoFluxoSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2015.O método HCM é uma das metodologias mais empregadas para avaliação da capacidade e nível de serviço de rodovias rurais e urbanas. A utilização de microssimuladores de tráfego na engenharia é uma ferramenta moderna, que vem sendo cada vez mais utilizada, alvo de muitos estudos, que buscam o desenvolvimento de novos algoritmos para a simulação. Para fins de pesquisa acadêmica é importante avaliar essa ferramenta com os métodos tradicionais, como o método HCM, que propõem-se a calcular características de tráfego semelhantes, tais como densidade e velocidade, afim de avaliar as diferenças nos resultados. Esta pesquisa apresenta uma investigação acadêmica entre as características de tráfego calculadas pelo método HCM-2010 e pelo microssimulador AIMSUN para uma área de estudo em Santa Catarina. As características de tráfego avaliadas foram densidade, velocidade e fluxo em equivalentes em carros de passeio. Para garantir o mesmo volume tráfego como dado de entrada no método HCM-2010 e também no microssimulador AIMSUN, foi procedido à transformação das diferentes classes modais em unidades de carros de passeio por meio de meio de fatores de conversão, contidos em bibliografia especifica, e posteriormente considerar no HCM-2010 a proporção de caminhões e ônibus (PT) igual à zero. No processo de validação da microssimulação realizou-se uma verificação do período de aquecimento e do tempo de reação ligado ao comportamento do motorista para melhorar os resultados do coeficiente de determinação (R²). Na comparação das características de tráfego de densidade, velocidade e fluxo foram consideradas 3 (três) situações para análise, a primeira denominada de situação 1 considerou todos os segmentos identificados na área de estudo, a situação 2 excluiu os segmentos de sobreposição de rampas, e a situação 3 considerou apenas a sobreposição de rampas com a densidade da maior rampa na área de influência. Verificou-se que os melhores resultados de correlação entre as características de tráfego analisadas foram obtidos considerando a exclusão dos segmentos de sobreposição de rampas.<br>Abstract : The HCM method is one of the methodologies used to assess the capacity and level of service in rural and urban highways. The use of microssimuladores traffic engineering is a modern tool, which is being increasingly used, the subject of many studies aimed at the development of new algorithms for the simulation. For academic research purposes is important to evaluate this tool with traditional methods such as the HCM method, which propose to calculate similar traffic characteristics such as density and speed, to determine the differences in the results. This research presents an academic research between the traffic characteristics calculated using the HCM-2010 method and the AIMSUN microssimulador, for a study area in Santa Catarina. Traffic characteristics evaluated were density, speed and flow equivalent in passenger cars. To ensure the same volume traffic as input in HCM-2010 method and also in AIMSUN microssimulador, was done the transformation of the different modal classes in passenger car units by means of conversion factors contained in specific bibliographies , and then consider in the HCM-2010, the proportion of trucks and buses (PT) equal to zero. In microsimulation validation process done, a check of the heating period and the reaction time connected to driver behavior to improve the results of the coefficient of determination (R²). When comparing the density of traffic characteristics, speed and flow were considered three (3) situations for analysis, the first called the situation one considered all the segments identified in the study area, the situation 2 excluded the ramps of overlapping segments, the situation only three considered the overlapping ramps to the density of greater slope in the area of influence. It was found that the best results of correlation between the analyzed traffic characteristics were obtained considering the exclusion of ramps overlapping segments.Goldner, Lenise GrandoCoelho, Alexandre HeringUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Geovane2016-04-19T04:03:10Z2016-04-19T04:03:10Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis177 p.| il., grafs.application/pdf337905https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160628porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T04:03:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160628Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:03:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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