Proposta para o ensino de funções usando a ferramenta digital Desmos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Jéssica de Aguiar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240889
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2022.
id UFSC_2b2a9ea56f40d187faedc66b3f097577
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240889
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta para o ensino de funções usando a ferramenta digital DesmosMatemáticaFunções (Matemática)Tecnologia educacionalDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2022.O ensino de funções na educação básica pode ser considerado um desafio pedagógico, por ser um conceito que depende de uma rede complexa de outros conceitos matemáticos, como variável, plano cartesiano e taxa de variação, bem como ser um tópico que integra diferentes subáreas da matemática. Desde que o tópico de funções foi incluído na educação básica, em 1931, o ensino de funções permaneceu no currículo brasileiro, sendo até hoje considerado uma ideia central para o ensino de matemática. Ainda assim, dificuldades no processo de ensino aprendizagem de funções são inúmeras, abrangendo desde desentendimento da notação matemática a dificuldades de compreensão das diferentes representações de funções. Dessa forma, este trabalho foi desenvolvido visando criar uma sequência didática, utilizando a tecnologia de forma integrada, que possibilite ao aluno adquirir uma compreensão ampla e profunda de funções, sendo capaz de modelar situações-problema, interpretar funções em diferentes contextos, traduzir entre as diferentes representações de funções e materializar o conceito de funções como objeto matemático. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o processo de ensino-aprendizagem de funções, e desenvolvidos dois produtos educacionais: um guia de utilização dos recursos disponibilizados pela Desmos, incluindo sua calculadora gráfica e as Atividades para sala de aula, e uma sequência didática para o ensino de funções para alunos de ensino médio. A sequência didática proposta aqui se inicia apresentando situações problemas relacionadas ao cotidiano dos estudantes de forma a promover um entendimento do conceito de variáveis e relação funcional a partir das noções intuitivas já presentes nos estudantes. É proposto um foco maior nos aspectos qualitativos do pensamento funcional e uma ênfase ao uso simultâneo das diferentes representações de funções: verbal, gráfica, numérica e algébrica. A seguir, os alunos são levados a explorar a influência dos parâmetros nas funções de diferentes famílias de forma dinâmica e autoguiada, com o uso das ferramentas da plataforma Desmos. Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver a capacidade de planejar e executar translações, transformações e limitações de domínio e imagem em funções em suas diversas representações.Abstract: The teaching of functions in secondary education can be considered a pedagogical challenge, as it is a concept that depends on a complex network of other mathematical concepts such as variable, cartesian plane and rate of change, as well as being a topic that integrates different subareas of mathematics. Since the topic of functions was included in Brazilian secondary education in 1931, the teaching of functions has remained in the curriculum and is still considered a central idea for the teaching of mathematics. Even so, difficulties in the teaching-learning process of functions are numerous, ranging from lack of understanding mathematical notation to difficulties in working with the different representations of functions. Thus, this work was developed to create a didactic sequence, using technology in an integrated way, allowing students to acquire a broad and deep understanding of functions, so that they are able to model real-life scenarios, interpret functions in different contexts, translate between different representations of functions and reify the concept of function as a mathematical object. Hence, a bibliographic review was carried out on the teaching-learning process of functions, and two educational products were developed: a guide for using Desmos resources, including its graphing calculator and its classroom activities, and a didactic sequence for teaching functions to high school students. The didactic sequence proposed here begins by presenting situations related to the students' daily lives in order to promote an understanding of the concept of variables and functional relationships out of the intuitive notions students already have. Greater focus is given to the qualitative aspects of functional thinking and to the simultaneous use of different representations of functions: verbal, graphic, numerical, and algebraic. After working on different scenarios, students are led to explore the influence of parameters on the functions of different families in a dynamic and self-guided way, using the resources available at Desmos. Students have the opportunity to develop the ability to plan and execute transformations and domain and range restrictions in functions in their various representations.Gonçalves, Douglas SoaresUniversidade Federal de Santa CatarinaFrança, Jéssica de Aguiar2022-10-21T16:50:55Z2022-10-21T16:50:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 p.| il., gráfs.application/pdf378274https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240889porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:50:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240889Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:50:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta para o ensino de funções usando a ferramenta digital Desmos
title Proposta para o ensino de funções usando a ferramenta digital Desmos
spellingShingle Proposta para o ensino de funções usando a ferramenta digital Desmos
França, Jéssica de Aguiar
Matemática
Funções (Matemática)
Tecnologia educacional
title_short Proposta para o ensino de funções usando a ferramenta digital Desmos
title_full Proposta para o ensino de funções usando a ferramenta digital Desmos
title_fullStr Proposta para o ensino de funções usando a ferramenta digital Desmos
title_full_unstemmed Proposta para o ensino de funções usando a ferramenta digital Desmos
title_sort Proposta para o ensino de funções usando a ferramenta digital Desmos
author França, Jéssica de Aguiar
author_facet França, Jéssica de Aguiar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Douglas Soares
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Jéssica de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Funções (Matemática)
Tecnologia educacional
topic Matemática
Funções (Matemática)
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T16:50:55Z
2022-10-21T16:50:55Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 378274
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240889
identifier_str_mv 378274
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651885880541184