A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200653 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura |
id |
UFSC_2b529517b3cd0c6c0fae2d34cf21e355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200653 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/InglesesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. ArquiteturaO ensino público básico transcende seu papel educativo tradicional no instante em que sua qualidade afeta de maneira diferente os educandos de acordo com sua classe social. A instituição escolar pública passou a assumir responsabilidades para além das tipicamente escolares ao incorporar papéis sociais que, se não garantidos, prejudicam o trabalho pedagógico. Além disso, a distribuição de escolas públicas por toda a cidade contém o potencial para a formação de uma rede de "articuladores urbanos" em escala de bairro (LIMA,1989), que pode atender e fortalecer comunidades como um todo. Em atenção ao papel social, político e pedagógico de uma instituição de ensino pública, bem como seu potencial de transformação em um equipamento articulador do bairro, este trabalho propõe a elaboração de novo projeto arquitetônico para a Escola Estadual Intendente José Fernandes, integrado a atividades de uso comunitário, na comunidade Capivari no distrito Ingleses, em Florianópolis/SC. A comunidade, que abrange uma área predominantemente residencial, conta com apenas uma escola de ensino básico pública e nenhuma área de lazer qualificada, apesar de ser uma das áreas mais populosas da cidade. Apresenta, ainda, uma das menores rendas per capita (abaixo de um salário mínimo), e apresenta um dos maiores índices de imigração do município, estimulado pelos períodos de alta temporada turística. A proposta é desenvolver uma escola pública que comporte atividades em período integral e que subsidie um tipo de ensino mais completo e abrangente, que incorpore o ensino formal e o complementar, que fomente a autonomia do aluno e sua formação cidadã, incluindo uma ampla gama de atividades, de cunho teórico e prático. São propostos ambientes de ensino motivadores, que valorizem o saber popular e a educação informal, aproximem a realidade política e social, e estimulem o ensino para além da instituição escolar formal, articulando a escola e a comunidade em que está inserida. Acesso aos livretos do trabalho: Livreto I - Educação, Política e Sociedade: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_1 Livreto II - Espaço e Pedagogia: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_2_62f5cf72b6a940 Livreto III - Cidade, Bairro e Escola: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_3_0c5b79fdbb5738Florianópolis, SCSugai, Maria InêsUniversidade Federal de Santa CatarinaMariot, Vinicius2019-09-18T12:24:40Z2019-09-18T12:24:40Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200653info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-09-23T14:17:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200653Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-23T14:17:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses |
title |
A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses |
spellingShingle |
A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses Mariot, Vinicius |
title_short |
A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses |
title_full |
A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses |
title_fullStr |
A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses |
title_full_unstemmed |
A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses |
title_sort |
A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses |
author |
Mariot, Vinicius |
author_facet |
Mariot, Vinicius |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sugai, Maria Inês Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariot, Vinicius |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-18T12:24:40Z 2019-09-18T12:24:40Z 2019-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200653 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652351224938496 |