A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariot, Vinicius
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200653
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
id UFSC_2b529517b3cd0c6c0fae2d34cf21e355
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200653
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/InglesesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. ArquiteturaO ensino público básico transcende seu papel educativo tradicional no instante em que sua qualidade afeta de maneira diferente os educandos de acordo com sua classe social. A instituição escolar pública passou a assumir responsabilidades para além das tipicamente escolares ao incorporar papéis sociais que, se não garantidos, prejudicam o trabalho pedagógico. Além disso, a distribuição de escolas públicas por toda a cidade contém o potencial para a formação de uma rede de "articuladores urbanos" em escala de bairro (LIMA,1989), que pode atender e fortalecer comunidades como um todo. Em atenção ao papel social, político e pedagógico de uma instituição de ensino pública, bem como seu potencial de transformação em um equipamento articulador do bairro, este trabalho propõe a elaboração de novo projeto arquitetônico para a Escola Estadual Intendente José Fernandes, integrado a atividades de uso comunitário, na comunidade Capivari no distrito Ingleses, em Florianópolis/SC. A comunidade, que abrange uma área predominantemente residencial, conta com apenas uma escola de ensino básico pública e nenhuma área de lazer qualificada, apesar de ser uma das áreas mais populosas da cidade. Apresenta, ainda, uma das menores rendas per capita (abaixo de um salário mínimo), e apresenta um dos maiores índices de imigração do município, estimulado pelos períodos de alta temporada turística. A proposta é desenvolver uma escola pública que comporte atividades em período integral e que subsidie um tipo de ensino mais completo e abrangente, que incorpore o ensino formal e o complementar, que fomente a autonomia do aluno e sua formação cidadã, incluindo uma ampla gama de atividades, de cunho teórico e prático. São propostos ambientes de ensino motivadores, que valorizem o saber popular e a educação informal, aproximem a realidade política e social, e estimulem o ensino para além da instituição escolar formal, articulando a escola e a comunidade em que está inserida. Acesso aos livretos do trabalho: Livreto I - Educação, Política e Sociedade: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_1 Livreto II - Espaço e Pedagogia: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_2_62f5cf72b6a940 Livreto III - Cidade, Bairro e Escola: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_3_0c5b79fdbb5738Florianópolis, SCSugai, Maria InêsUniversidade Federal de Santa CatarinaMariot, Vinicius2019-09-18T12:24:40Z2019-09-18T12:24:40Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200653info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-09-23T14:17:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200653Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-23T14:17:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses
title A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses
spellingShingle A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses
Mariot, Vinicius
title_short A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses
title_full A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses
title_fullStr A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses
title_full_unstemmed A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses
title_sort A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses
author Mariot, Vinicius
author_facet Mariot, Vinicius
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sugai, Maria Inês
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariot, Vinicius
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18T12:24:40Z
2019-09-18T12:24:40Z
2019-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200653
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652351224938496