Competição entre plataformas P2P: Interação estratégica em plataformas digitais single homing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218472 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
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Competição entre plataformas P2P: Interação estratégica em plataformas digitais single homingPlataformas digitaisPlataformas P2PInteração estratégicaDigital platformsP2P platformsStratégic interactionTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.As tecnologias da informação têm proporcionado uma redução nos custos relacionados à obtenção de informações e realização de negócios. Nesse contexto, destaca-se o surgimento de plataformas digitais, que criam ambientes virtuais, viabilizando a interação entre dois lados de um mercado. Tais plataformas têm causado um forte impacto na economia, principalmente, em mercados nos quais se inserem. As características mais disruptivas dos modelos de negócios baseados em plataformas digitais, são observadas nos modelos de negócios P2P. As plataformas digitais P2P, por vezes, associadas à economia do compartilhamento, estabelecem um ambiente virtual seguro para a intermediação de negociações, entre dois indivíduos autônomos. O padrão de competição e interação estratégica, referentes aos modelos de negócios P2P, que operam na indústria da informação e da alta tecnologia, difere em aspectos importantes do tratamento dado a indústria tradicional. A pesquisa propõem uma construção teórica, através da revisão bibliográfica, com intuito de esclarecer características da competição e da interação estratégica entre plataformas digitais P2P; e servir como base para a análise da competição em setores específicos. Utiliza-se como referencia para ambiente competitivo, a dinâmica de mercado single homing - onde os usuários enfrentam custos para trocar de uma plataforma para outra. A hipótese single homing é frequentemente observada em mercados da indústria de informação e de alta tecnologia. Os conteúdos desenvolvidos na pesquisa demonstram que uma plataforma tende a dominar o mercado e obter vantagens competitivas. Porém, dada as possibilidades estratégicas proporcionadas pela tecnologia da informação, a plataforma dominante tem seus lucros reduzidos, quando existem plataformas concorrentes no mercado. Destaca-se o papel do planejamento estratégico, como determinante para o nível de atividade das plataformas digitais P2P no mercado.Florianópolis, SCSilva Junior, Gilson GeraldinoUniversidade Federal de Santa CatarinaVirgili, Jackson Paim2020-12-15T14:45:16Z2020-12-15T14:45:16Z2020-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisInformation technologies have provided a reduction in costs related to obtaining information and doing business. In this context, we highlight the emergence of digital platforms, which create virtual environments, enabling interaction between two sides of market. Such platforms have had a strong impact on the economy, mainly in the markets in which they operate. The most disruptive characteristics of business models based on digital platforms are observed in the P2P business models. Digital P2P platforms, sometimes associates with the sharing economy, establish a secure virtual environment for the intermediation of negotiations between two autonomous individuals. The pattern of competition and strategic interaction, referring to the P2P business models, which operate in the information and high technology industry, differs in important aspects from the treatment given to the traditional industry. The research proposes a theoretical construction, through bibliographic review, in order to clarify characteristics of the strategic interaction between digital P2P platforms; and serve as basis for analyzing competition in specific sectors. Single homing market dynamics are used as a reference for a competitive environment – where users face costs to switch from to another. The single homing hypothesis is often observed in information and high-tech industry markets. The contents developed in the research demonstrate that one platform tends to dominate the market and obtain competitive advantages. However, given the strategic possibilities provided by information technology, the dominant platform has its profits reduced, when there are competing in the market. The role of strategic planning stands out as a determinant for the level of activity of digital P2P platforms in the market.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218472info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-15T14:45:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218472Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-15T14:45:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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