Apoio matricial entre a rede de atenção psicossocial e a rede de ensino: avaliação de uma experiência em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Jorge Fernando Borges de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130933
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Florianópolis, 2014.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Jorge Fernando Borges deSchneider, Daniela Ribeiro2015-03-18T20:58:11Z2015-03-18T20:58:11Z2014332238https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130933Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Florianópolis, 2014.Este estudo discutiu os desdobramentos da implantação do apoio matricial entre o CAPS i e a Rede Escolar Municipal para as práticas de atenção e cuidados de crianças e adolescentes de um município de médio porte de Santa Catarina. A pesquisa foi desenvolvida em caráter avaliativo, com corte transversal, com delineamento de métodos mistos e análise dos dados seguindo a triangulação de métodos, com a análise de instrumentos de características qualitativas e quantitativas. O universo dos participantes foi composto por profissionais que estavam participando do projeto de apoio matricial em estudo. Para o método de pesquisa quantitativa, participaram 56 profissionais que responderam um questionário autoaplicável, com questões de escala estilo likert de cinco pontos. Também foi solicitado aos participantes que descrevessem até três aspectos positivos e três negativos do apoio matricial. Para a coleta dos dados qualitativos foi utilizado à técnica de grupo focal, utilizando como critério de inclusões profissionais que participaram do apoio matricial por tempo mínimo de 06 meses no ano de 2013, contando com a presença de 07 pessoas, em dois encontros. O índice de avaliação mais alto do questionário autoaplicável na avaliação dos profissionais sobre o apoio matricial referiu-se à continuidade do dispositivo, que obteve média de 4,41, com desvio padrão de 0,53 chegando ao índice de 98% de concordância de que "o matriciamento entre a Rede de Saúde e de Educação é uma estratégia que deve ser continuada entre os serviços", a segunda questão mais positiva revela que "o apoio matricial favoreceu um espaço interativo de troca de experiências entre saúde e educação", viabilizando a efetividade de uma ação intersetorial e a constituição de rede. Em contraponto na avaliação dos profissionais envolvidos no apoio matricial, houve ponderações e críticas, sendo o índice mais baixo relacionado ao uso de medicamentos. O resultado da média foi 3,27, desvio padrão 0,73, alcançando um índice de 61% de indiferentes e/ou discordantes sobre a "intervenção do matriciamento na diminuição do uso excessivo de medicamentos psicotrópicos". Portanto destaca-se que o apoio matricial, teve contribuição não tão expressiva neste aspecto, sendo este um dos desafios a ser enfrentado na continuidade do apoio matricial. Por fim, o dispositivo apoio matricial, aplicado na Rede de Atenção Psicossocial de Blumenau, demostrou ser um instrumento importante para o desenvolvimento das relações intersetoriais entre a Rede de Educação e a Rede de Saúde.<br>Abstract : This study discussed the implementation of the matrix support between CAPS i and Municipal Schools to the developments on the attention and care practice to children and adolescents from a medium-sized county of Santa Catarina. This research was developed in an evaluative character, with cross-sectional design with mixed methods and data analysis following the data triangulation, with analysis of qualitative and quantitative feature tools. The universe of participants was composed of professionals who were participating in an ongoing matrix support project study. For the method of quantitative research, 56 professionals who participated answered a self- applied questionnaire with Likert scale style questions of five points. The participants were also asked to describe up to three positives and three negatives aspects of the matrix support. The focus group technique was used to collect the qualitative data, using as an inclusion criterion professionals who had participated in the matrix support for at least 06 months in 2013, with the presence of 07 people, in two meetings. The highest self-applied questionnaire evaluation index of the professionals on the matrix support referred on the device continuity, which had an average of 4.41, with a standard deviation of 0.53 reaching 98% agreement index that "the matrix between the Health and Education Network is a strategy that should be continued between the services, "the second most positive question reveals that "the matrix support favored an interactive space to exchange experiences between health and education", enabling the effectiveness of interdepartmental action and network constitution. In contrast to the evaluation of the professionals involved in the matrix support, there were weights and criticism, being the lowest index of the questions which were related to medicine use. The average result was 3.27, standard deviation 0.73, reaching a rate of 61% of indifferent and /or discordant on the "matrix intervention on reducing the psychotropic drugs overuse", thus it is emphasized that the matrix support was not a significant contribution in this respect. Being this one of the challenges to be faced on the of matrix support continuity. Finally, the matrix support device applied on the for Psychosocial Care Network in Blumenau, has demonstrated to be an important instrument for the development of interdepartmental relations between the Education and Health Network.126 p.| il., grafs.porCiências médicasSaude mentalAdolescentesSaúde e higieneCriançasSaúde e higieneApoio matricial entre a rede de atenção psicossocial e a rede de ensino: avaliação de uma experiência em construçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL332238.pdfapplication/pdf894758https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/130933/1/332238.pdf77b4b6ac0977518a4cd7fc227ab5f0c4MD51123456789/1309332015-03-18 17:58:11.667oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130933Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-18T20:58:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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