Planejamento e implementação de conteúdos na Educação Física Escolar: percepção de professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaqueline da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226901
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2021.
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spelling Planejamento e implementação de conteúdos na Educação Física Escolar: percepção de professores do ensino fundamentalEducaçãoEducação física (Ensino fundamental)Educação físicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2021.Os esportes compreendem os conteúdos tradicionalmente desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar. Porém, há alguns professores que procuram diversificar os conteúdos, contemplando as danças, as ginásticas, as lutas e as práticas de aventura. Este contexto diferenciado tem sido pouco relatado na literatura consultada, principalmente a percepção dos professores que implementam tais conteúdos. Assim, o objetivo do estudo buscou analisar a percepção de professores de Educação Física sobre o planejamento e a implementação de conteúdos no ensino fundamental de escolas da Rede Municipal de Ensino de São José/SC. Para tanto, adotouse o paradigma investigativo construtivista / interpretativista, o qual baseiase na interpretação e compreensão da realidade. O estudo caracterizouse como uma pesquisa aplicada, com adoção de métodos mistos sequenciais (abordagem quantitativa e qualitativa). Além disso, compreendeu uma pesquisa de cunho descritivo, cujo delineamento contemplou caráter transversal. Os instrumentos compreenderam um questionário e uma entrevista semiestruturada, complementados pela análise de documentos referentes aos planejamentos de Educação Física, fotos e vídeos dos conteúdos implementados pelos professores. Inicialmente aplicouse o questionário, no qual participaram 24 professores e na sequência, realizouse a entrevista semiestruturada e a análise documental, na qual participaram sete professores. A análise dos dados foi realizada mediante a estatística descritiva e a técnica de análise de conteúdo tendo o programa Nvivo como suporte. Os resultados indicaram que todos os 24 participantes diversificam os conteúdos, porém 19 professores apresentaram um maior nível de diversificação. Com relação às situações de aprendizagem dos conteúdos implementados pelos professores, identificouse que os conteúdos esportivos predominaram no ensino formal e a maioria dos conteúdos implementados pelos professores foi aprendida por meio de situações informais. Na construção do planejamento e seleção dos conteúdos, os professores utilizam os documentos norteadores, realizam um diagnóstico da turma, elaboram um planejamento mais inicial propenso a flexibilizações, analisam a estrutura da escola e estruturaram mais de um tipo de planejamento. Os professores procuram implementar os esportes (100%), as brincadeiras e jogos (95,8%); as ginásticas (95,8%); as danças (91,7%); as lutas (79,2%) e as práticas corporais de aventura (79,2%). Poucos implementam as atividades aquáticas (20,8%) e os conteúdos relacionados à saúde (20,8%). Para diversificar os conteúdos, utilizam diferentes estratégias como: buscam atualização constantemente; constroem um relacionamento de confiança com os estudantes; realizam adaptações de materiais e espaços e outros. Os entrevistados revelaram a predominância da dimensão procedimental em detrimento da conceitual e atitudinal. Dentre as facilidades para a implementação dos conteúdos, mencionaram as experiências prévias em determinados conteúdos, os materiais disponíveis e o apoio da direção escolar. Como barreiras declararam a resistência dos estudantes diante dos conteúdos, a falta de espaços e materiais. Conclui-se que os professores que apresentam maior nível de diversificação dos conteúdos são aqueles que gostam de atuar na Educação Física Escolar, que desde a formação inicial assumiram o papel de protagonistas e são professores curiosos, buscam utilizar diferentes estratégias para diversificar os conteúdos e não se limitam às barreiras encontradas no processo, ou seja, priorizam as soluções para garantir as mais diversas experiências aos estudantes.Abstract: Sports comprise the content traditionally developed in School Physical Education classes. However, there are some teachers who seek to diversify the contents, including dancing, gymnastics, fights and adventure practices. This different context has been scarcely reported in the consulted literature, mainly the perception of teachers who implement such content. Thus, this study sought to analyze the perception of Physical Education teachers about the planning and implementation of content in elementary education in schools in the Municipal Education Network of São José / SC. To reach this objective, the constructivist / interpretive investigative paradigm was adopted, which is based on the interpretation and understanding the reality. The study was characterized as applied research, with the adoption of mixed sequential methods (quantitative and qualitative approach). In addition, it comprised descriptive research, whose design contemplated a crosssectional character. The instruments included a questionnaire and a semistructured interview, complemented by the analysis of documents referring to Physical Education plans, photos and videos of the contents implemented by the teachers. Initially, the questionnaire was applied, 24 teachers answered it, next, the semistructured interview and the document analysis were carried out, in which seven teachers participated. Data analysis was performed using descriptive statistics and the content analysis technique using the Nvivo program as a support. The results indicated that all 24 participating diversified the content, however, 19 showed a higher level of diversification. Regarding the learning situations of the content implemented by the teachers, the sports content was seen to predominate in formal education and most of the content implemented by the teachers was learned through informal situations. In the construction of content planning and selection, teachers use the guiding documents, make a diagnosis of the class, elaborate an initial planning prone to flexibility, analyze the school structure and structured more than one type of planning. The teachers to seek to implement sports (100%), fun activities and games (95.8%); gymnastics (95.8%); dancing (91.7%); fights (79.2%) and adventure bodily practices (79.2%). Few implement water activities (20.8%) and healthrelated content (20.8%). To diversify the content, use different strategies such as: they constantly seek updating; build an trusting relationship with students; adapt materials and spaces; use technological resources; create connection with the community and others. When implementing the content, revealed the predominance of the procedural dimension to the detriment of the conceptual and attitudinal dimensions. Among the facilities in the process of implementing the contents, mentioned their previous experiences in certain contents, the materials available and the school management support. As for barriers, pointed out students' resistance to the contents and lack of spaces and materials. Our results led to the conclusion that the teachers presenting a higher level of content diversification are those who like to work in School Physical Education, who since the initial training assumed the role of protagonists, are curious teachers, seek to use different strategies to diversify the content and are not limited to the barriers found in the process, that is, they prioritize solutions to guarantee the most diverse experiences to students.2021Nascimento, Juarez Vieira doFarias, Gelcemar OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Jaqueline da2021-08-23T14:04:43Z2021-08-23T14:04:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis316 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf372210https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226901porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:04:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:04:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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