A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136061 |
Resumo: | A imagem de uma instituição é construída ao longo do tempo e a marca é um elemento importante nessa construção. O estudo da marca e, por consequência, da imagem institucional ganhou destaque e gerou uma nova forma de gestão: o branding. A importância da imagem institucional é cada vez mais destacada e valorizada no campo da gestão das IES, e está relacionada à competitividade num mercado onde a preferência do aluno por esta ou aquela instituição pode determinar a sua sobrevivência. Embora a situação não seja exatamente igual para as IES públicas e privadas, o estudo da imagem institucional e o gerenciamento da marca são igualmente importantes e necessárias em ambos os casos. Este estudo pretende examinar a imagem de uma universidade pública brasileira ao longo da sua existência, através da análise de conteúdo das notícias veiculas na imprensa, e as formas de gerenciamento da marca adotadas através de informações contidas nos arquivos da própria universidade. Os resultados preliminares ressaltam a excelente imagem da instituição perante a opinião pública, embora não haja mecanismos institucionais sistematizados para gerenciamento da marca e cuidado da imagem da instituição. |
id |
UFSC_2c7ae37786546daaec12c5bf26c77c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136061 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA.A imagem de uma instituição é construída ao longo do tempo e a marca é um elemento importante nessa construção. O estudo da marca e, por consequência, da imagem institucional ganhou destaque e gerou uma nova forma de gestão: o branding. A importância da imagem institucional é cada vez mais destacada e valorizada no campo da gestão das IES, e está relacionada à competitividade num mercado onde a preferência do aluno por esta ou aquela instituição pode determinar a sua sobrevivência. Embora a situação não seja exatamente igual para as IES públicas e privadas, o estudo da imagem institucional e o gerenciamento da marca são igualmente importantes e necessárias em ambos os casos. Este estudo pretende examinar a imagem de uma universidade pública brasileira ao longo da sua existência, através da análise de conteúdo das notícias veiculas na imprensa, e as formas de gerenciamento da marca adotadas através de informações contidas nos arquivos da própria universidade. Os resultados preliminares ressaltam a excelente imagem da instituição perante a opinião pública, embora não haja mecanismos institucionais sistematizados para gerenciamento da marca e cuidado da imagem da instituição.INPEAU/UFSC2015-11-03T13:16:18Z2015-11-03T13:16:18Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136061RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALESBASTOS, ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURTporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T13:16:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136061Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T13:16:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA. |
title |
A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA. |
spellingShingle |
A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA. RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES |
title_short |
A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA. |
title_full |
A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA. |
title_fullStr |
A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA. |
title_full_unstemmed |
A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA. |
title_sort |
A IMAGEM INSTITUCIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA AO LOGO DO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DA MARCA. |
author |
RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES |
author_facet |
RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES BASTOS, ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT |
author_role |
author |
author2 |
BASTOS, ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO, JORGE LUIZ LORDÊLO DE SALES BASTOS, ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT |
description |
A imagem de uma instituição é construída ao longo do tempo e a marca é um elemento importante nessa construção. O estudo da marca e, por consequência, da imagem institucional ganhou destaque e gerou uma nova forma de gestão: o branding. A importância da imagem institucional é cada vez mais destacada e valorizada no campo da gestão das IES, e está relacionada à competitividade num mercado onde a preferência do aluno por esta ou aquela instituição pode determinar a sua sobrevivência. Embora a situação não seja exatamente igual para as IES públicas e privadas, o estudo da imagem institucional e o gerenciamento da marca são igualmente importantes e necessárias em ambos os casos. Este estudo pretende examinar a imagem de uma universidade pública brasileira ao longo da sua existência, através da análise de conteúdo das notícias veiculas na imprensa, e as formas de gerenciamento da marca adotadas através de informações contidas nos arquivos da própria universidade. Os resultados preliminares ressaltam a excelente imagem da instituição perante a opinião pública, embora não haja mecanismos institucionais sistematizados para gerenciamento da marca e cuidado da imagem da instituição. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03T13:16:18Z 2015-11-03T13:16:18Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136061 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652066669723648 |