A Teatralidade do objeto na cena conteporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94743 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura |
id |
UFSC_2c819f060822c55899855b9ca8ccafa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94743 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Teatralidade do objeto na cena conteporâneaLiteraturaObjetoTeatro de animaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LiteraturaPretendo neste estudo investigar o objeto em cena no contexto contemporâneo do teatro de animação, compreendendo o diálogo que ocorre entre o objeto enquanto ator fictício e o objeto na sua função real, muitas vezes até deslocada dela. Focalizo o objeto em Ana Maria Amaral, principalmente, com a leitura de seu espetáculo Dicotomias - Fragmentos Skizofrê. A leitura dos objetos em cena é inspirada a partir das ideias que Michel Foucault desenvolveu para descrever a constituição histórica dos saberes sobre a humanidade; assim como na contribuição semiológica de autores como Charles S. Peirce e Ferdinand de Saussure. Para completar essa leitura, criei as operações sígnicas de controle e conformação para levar as noções de vetorização e globalização desenvolvidas por Patrice Pavis para a análise do objeto em cenaThe purpose of this work is to investigate the use of props in the contemporary Theater of Animation through the understanding of the dialogue that occurs between these props as fictitious actors and the same props in their real function or sometimes detached from it. The focus is on the props as seen in Ana Maria Amaral.s latest creation called Dicotomias # Fragmentos Skizofrê. My reading of the props in this play is inspired by Michel Foucault.s ideas developed to describe the historical constitution of the knowledge about the humanity and in the semiological contribution of some authors like Charles S. Peirce and Ferdinand de Saussure. To complete my reading I have also created some sign operations of control and conformation to bring about notions of vetorization and globalization as developed by Patrice Pavis for the analysis of a prop in the mise-en-sceneFlorianópolisDiniz, Alai GarciaUniversidade Federal de Santa CatarinaMoretti, Maria de Fátima de Souza2012-10-25T15:24:41Z2012-10-25T15:24:41Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis262 p.| il.application/pdf300805http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94743porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T09:02:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94743Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T09:02:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Teatralidade do objeto na cena conteporânea |
title |
A Teatralidade do objeto na cena conteporânea |
spellingShingle |
A Teatralidade do objeto na cena conteporânea Moretti, Maria de Fátima de Souza Literatura Objeto Teatro de animação |
title_short |
A Teatralidade do objeto na cena conteporânea |
title_full |
A Teatralidade do objeto na cena conteporânea |
title_fullStr |
A Teatralidade do objeto na cena conteporânea |
title_full_unstemmed |
A Teatralidade do objeto na cena conteporânea |
title_sort |
A Teatralidade do objeto na cena conteporânea |
author |
Moretti, Maria de Fátima de Souza |
author_facet |
Moretti, Maria de Fátima de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diniz, Alai Garcia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretti, Maria de Fátima de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Objeto Teatro de animação |
topic |
Literatura Objeto Teatro de animação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-25T15:24:41Z 2012-10-25T15:24:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
300805 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94743 |
identifier_str_mv |
300805 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
262 p.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652395452825600 |