A Teatralidade do objeto na cena conteporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Maria de Fátima de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94743
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura
id UFSC_2c819f060822c55899855b9ca8ccafa4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94743
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Teatralidade do objeto na cena conteporâneaLiteraturaObjetoTeatro de animaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LiteraturaPretendo neste estudo investigar o objeto em cena no contexto contemporâneo do teatro de animação, compreendendo o diálogo que ocorre entre o objeto enquanto ator fictício e o objeto na sua função real, muitas vezes até deslocada dela. Focalizo o objeto em Ana Maria Amaral, principalmente, com a leitura de seu espetáculo Dicotomias - Fragmentos Skizofrê. A leitura dos objetos em cena é inspirada a partir das ideias que Michel Foucault desenvolveu para descrever a constituição histórica dos saberes sobre a humanidade; assim como na contribuição semiológica de autores como Charles S. Peirce e Ferdinand de Saussure. Para completar essa leitura, criei as operações sígnicas de controle e conformação para levar as noções de vetorização e globalização desenvolvidas por Patrice Pavis para a análise do objeto em cenaThe purpose of this work is to investigate the use of props in the contemporary Theater of Animation through the understanding of the dialogue that occurs between these props as fictitious actors and the same props in their real function or sometimes detached from it. The focus is on the props as seen in Ana Maria Amaral.s latest creation called Dicotomias # Fragmentos Skizofrê. My reading of the props in this play is inspired by Michel Foucault.s ideas developed to describe the historical constitution of the knowledge about the humanity and in the semiological contribution of some authors like Charles S. Peirce and Ferdinand de Saussure. To complete my reading I have also created some sign operations of control and conformation to bring about notions of vetorization and globalization as developed by Patrice Pavis for the analysis of a prop in the mise-en-sceneFlorianópolisDiniz, Alai GarciaUniversidade Federal de Santa CatarinaMoretti, Maria de Fátima de Souza2012-10-25T15:24:41Z2012-10-25T15:24:41Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis262 p.| il.application/pdf300805http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94743porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T09:02:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94743Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T09:02:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Teatralidade do objeto na cena conteporânea
title A Teatralidade do objeto na cena conteporânea
spellingShingle A Teatralidade do objeto na cena conteporânea
Moretti, Maria de Fátima de Souza
Literatura
Objeto
Teatro de animação
title_short A Teatralidade do objeto na cena conteporânea
title_full A Teatralidade do objeto na cena conteporânea
title_fullStr A Teatralidade do objeto na cena conteporânea
title_full_unstemmed A Teatralidade do objeto na cena conteporânea
title_sort A Teatralidade do objeto na cena conteporânea
author Moretti, Maria de Fátima de Souza
author_facet Moretti, Maria de Fátima de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Alai Garcia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti, Maria de Fátima de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Objeto
Teatro de animação
topic Literatura
Objeto
Teatro de animação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-25T15:24:41Z
2012-10-25T15:24:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 300805
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94743
identifier_str_mv 300805
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 262 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652395452825600