Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ORÇO, Claudio Luiz
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: FLEURI, Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181396
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas de educação indígena e a sua compreensão/articulação com a Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre e a comunidade representada no movimento social Aika - Associação Indígena Kanhru. Assim, buscamos problematizar, a escola indígena como um espaço de fronteiras culturais, analisando o caso da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre, localizada na Terra Indígena Xapecó, Oeste de Santa Catarina. No primeiro momento de nosso trabalho, buscamos trazer à tona as imagens construídas do índio pela ótica do “outro”, em diferentes momentos e períodos do processo de constituição/formação da sociedade brasileira. Em seguida passamos a discutir as concepções de escola e as políticas desenvolvidas pelo Estado para os índios, em diferentes contextos históricos sociais, e por fim apontamos para a falta de articulação existente entre as políticas públicas de educação indígena, e as práticas efetivas de educação indígena na Escola Indígena acima citada e as demandas da Aika.
id UFSC_2cd0ba2623525198ff1ccef2522aacd0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181396
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)Educação indígenakaingangpolíticas públicasO presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas de educação indígena e a sua compreensão/articulação com a Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre e a comunidade representada no movimento social Aika - Associação Indígena Kanhru. Assim, buscamos problematizar, a escola indígena como um espaço de fronteiras culturais, analisando o caso da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre, localizada na Terra Indígena Xapecó, Oeste de Santa Catarina. No primeiro momento de nosso trabalho, buscamos trazer à tona as imagens construídas do índio pela ótica do “outro”, em diferentes momentos e períodos do processo de constituição/formação da sociedade brasileira. Em seguida passamos a discutir as concepções de escola e as políticas desenvolvidas pelo Estado para os índios, em diferentes contextos históricos sociais, e por fim apontamos para a falta de articulação existente entre as políticas públicas de educação indígena, e as práticas efetivas de educação indígena na Escola Indígena acima citada e as demandas da Aika.2017-11-26T00:44:56Z2017-11-26T00:44:56Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfORÇO, C. L., FLEURI, R. M. Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 18https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181396ORÇO, Claudio LuizFLEURI, Reinaldoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-26T00:44:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181396Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-26T00:44:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)
title Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)
spellingShingle Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)
ORÇO, Claudio Luiz
Educação indígena
kaingang
políticas públicas
title_short Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)
title_full Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)
title_fullStr Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)
title_full_unstemmed Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)
title_sort Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)
author ORÇO, Claudio Luiz
author_facet ORÇO, Claudio Luiz
FLEURI, Reinaldo
author_role author
author2 FLEURI, Reinaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ORÇO, Claudio Luiz
FLEURI, Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
kaingang
políticas públicas
topic Educação indígena
kaingang
políticas públicas
description O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas de educação indígena e a sua compreensão/articulação com a Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre e a comunidade representada no movimento social Aika - Associação Indígena Kanhru. Assim, buscamos problematizar, a escola indígena como um espaço de fronteiras culturais, analisando o caso da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre, localizada na Terra Indígena Xapecó, Oeste de Santa Catarina. No primeiro momento de nosso trabalho, buscamos trazer à tona as imagens construídas do índio pela ótica do “outro”, em diferentes momentos e períodos do processo de constituição/formação da sociedade brasileira. Em seguida passamos a discutir as concepções de escola e as políticas desenvolvidas pelo Estado para os índios, em diferentes contextos históricos sociais, e por fim apontamos para a falta de articulação existente entre as políticas públicas de educação indígena, e as práticas efetivas de educação indígena na Escola Indígena acima citada e as demandas da Aika.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
2017-11-26T00:44:56Z
2017-11-26T00:44:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORÇO, C. L., FLEURI, R. M. Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 18
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181396
identifier_str_mv ORÇO, C. L., FLEURI, R. M. Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 18
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652160998572032