Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181396 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas de educação indígena e a sua compreensão/articulação com a Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre e a comunidade representada no movimento social Aika - Associação Indígena Kanhru. Assim, buscamos problematizar, a escola indígena como um espaço de fronteiras culturais, analisando o caso da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre, localizada na Terra Indígena Xapecó, Oeste de Santa Catarina. No primeiro momento de nosso trabalho, buscamos trazer à tona as imagens construídas do índio pela ótica do “outro”, em diferentes momentos e períodos do processo de constituição/formação da sociedade brasileira. Em seguida passamos a discutir as concepções de escola e as políticas desenvolvidas pelo Estado para os índios, em diferentes contextos históricos sociais, e por fim apontamos para a falta de articulação existente entre as políticas públicas de educação indígena, e as práticas efetivas de educação indígena na Escola Indígena acima citada e as demandas da Aika. |
id |
UFSC_2cd0ba2623525198ff1ccef2522aacd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181396 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)Educação indígenakaingangpolíticas públicasO presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas de educação indígena e a sua compreensão/articulação com a Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre e a comunidade representada no movimento social Aika - Associação Indígena Kanhru. Assim, buscamos problematizar, a escola indígena como um espaço de fronteiras culturais, analisando o caso da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre, localizada na Terra Indígena Xapecó, Oeste de Santa Catarina. No primeiro momento de nosso trabalho, buscamos trazer à tona as imagens construídas do índio pela ótica do “outro”, em diferentes momentos e períodos do processo de constituição/formação da sociedade brasileira. Em seguida passamos a discutir as concepções de escola e as políticas desenvolvidas pelo Estado para os índios, em diferentes contextos históricos sociais, e por fim apontamos para a falta de articulação existente entre as políticas públicas de educação indígena, e as práticas efetivas de educação indígena na Escola Indígena acima citada e as demandas da Aika.2017-11-26T00:44:56Z2017-11-26T00:44:56Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfORÇO, C. L., FLEURI, R. M. Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 18https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181396ORÇO, Claudio LuizFLEURI, Reinaldoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-26T00:44:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181396Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-26T00:44:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) |
title |
Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) |
spellingShingle |
Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) ORÇO, Claudio Luiz Educação indígena kaingang políticas públicas |
title_short |
Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) |
title_full |
Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) |
title_fullStr |
Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) |
title_full_unstemmed |
Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) |
title_sort |
Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) |
author |
ORÇO, Claudio Luiz |
author_facet |
ORÇO, Claudio Luiz FLEURI, Reinaldo |
author_role |
author |
author2 |
FLEURI, Reinaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ORÇO, Claudio Luiz FLEURI, Reinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação indígena kaingang políticas públicas |
topic |
Educação indígena kaingang políticas públicas |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas de educação indígena e a sua compreensão/articulação com a Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre e a comunidade representada no movimento social Aika - Associação Indígena Kanhru. Assim, buscamos problematizar, a escola indígena como um espaço de fronteiras culturais, analisando o caso da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre, localizada na Terra Indígena Xapecó, Oeste de Santa Catarina. No primeiro momento de nosso trabalho, buscamos trazer à tona as imagens construídas do índio pela ótica do “outro”, em diferentes momentos e períodos do processo de constituição/formação da sociedade brasileira. Em seguida passamos a discutir as concepções de escola e as políticas desenvolvidas pelo Estado para os índios, em diferentes contextos históricos sociais, e por fim apontamos para a falta de articulação existente entre as políticas públicas de educação indígena, e as práticas efetivas de educação indígena na Escola Indígena acima citada e as demandas da Aika. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 2017-11-26T00:44:56Z 2017-11-26T00:44:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ORÇO, C. L., FLEURI, R. M. Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 18 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181396 |
identifier_str_mv |
ORÇO, C. L., FLEURI, R. M. Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 18 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652160998572032 |