Escolas "10X": um olhar estratégico-organizacional sobre as escolas particulares de Santa Catarina à luz do modelo "empresas 10X"
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189110 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017. |
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Escolas "10X": um olhar estratégico-organizacional sobre as escolas particulares de Santa Catarina à luz do modelo "empresas 10X"AdministraçãoPlanejamento estratégicoLiderançaEnsino fundamentalEscolas particularesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.Desde os primeiros estudos em Administração, percebe-se uma busca teórica por excelência organizacional e alto desempenho. Autores de referência mundial têm se dedicado a essa investigação. Porém, um estudioso em especial, não se dedicou apenas aos saberes teóricos, mas também aos práticos: Jim Collins. Com base nos caminhos empíricos de Jim Collins, esta pesquisa estudou organizações catarinenses prestadores de serviços educacionais que possam ser consideradas 10X com o objetivo de apresentar uma contribuição científica para os estudos em Estratégia Organizacional e Liderança. Para responder aos questionamentos propostos, foram feitas em outubro e novembro de 2016 entrevistas semiestruturadas com diretores de escolas catarinenses de ensino fundamental, escolhidos de forma não probabilística, tendo por resultado uma pesquisa qualitativa descritiva de multicasos. Percebe-se, a partir dos resultados da aplicação da pesquisa, que uma escola com gestão e liderança organizacional do tipo 10X consegue atingir a excelência, e é nesse contexto que há a influência da liderança, na figura do diretor escolar, e das técnicas de gestão, neste caso, administração escolar. As práticas, principalmente de liderança de equipe, são entendidas como essenciais, pautadas em técnicas advindas de teorias e adaptadas quando colocadas em prática no dia a dia da gestão escolar. Através de estudo minucioso, bibliométrico, dos artigos selecionados como alvo e base para o referencial teórico desta pesquisa, aliado à análise das entrevistas e ao tipo Empresa 10X de Jim Collins, foi possível identificar casos de sucesso, métodos, práticas e estilos de liderança que conduziram à apresentação de um modelo Escola 10X , contribuindo assim com a indicação de uma gestão e de uma liderança de qualidade no setor da educação de ensino fundamental no Brasil.Abstract : Since the first studies in Administration, a theoretical search for organizational excellence and high performance is perceived. World-renowned authors have devoted themselves to this research. But a scholar, not only devoted to theoretical knowledge, but also to practical ones: Jim Collins. Based on the empirical paths of Jim Collins, this research studied organizations and providers of educational services that are considered as "10X" with the goal of presenting a scientific contribution to studies in Organizational Strategy and Leadership. In order to respond to the proposed questions, semi-structured interviews were conducted in October and November 2016 with principals from Santa Catarina's elementary schools, chosen in a non-probabilistic manner, resulting in a descriptive qualitative research on multicasts. From the results of the research application, a school with organizational management and leadership of the "10X" type can achieve excellence, and it is in this context that there is the influence of leadership, in the figure of the school director, and of the management techniques, in this case, school administration. The practices, mainly of team leadership, are understood as essential, based on techniques derived from theories and adapted when put into practice in the day to day of school management. Through a detailed bibliometric study of the selected articles as the target and basis for the theoretical reference of this research, combined with the interview analysis and the Jim Collins "10X" type, it was possible to identify success stories, methods, practices and leadership styles that led to the presentation of a "10X" School model, thus contributing to the indication of quality management and leadership in the Brazilian elementary education sector.Pereira, Maurício FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaBoal, Helena Maria Chaves2018-08-16T04:02:50Z2018-08-16T04:02:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 p.| il.application/pdf352352https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189110porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T04:02:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189110Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-16T04:02:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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