APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DOS PÓLOS DE ENSINO: O CASO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, MARÍLIA MARTINS
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BENTO, MARCOS VINICIUS TEDRUS CEZAR, VITAL, JULIANA TATIANE, MORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRA, COSTA, ALEXANDRE MARINO, DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35863
Resumo: O panorama atual do ensino superior brasileiro possui uma demanda reprimida. Diante deste contexto, o governo brasileiro criou um sistema nacional de educação superior a distância. A UFSC é uma das instituições que participa oferecendo o curso de graduação em Administração na modalidade a distância. Como no ensino a distância os estudantes encontram-se dispersos, geralmente a quilômetros de distância dos serviços institucionais centrais, torna-se necessário a existência dos pólos de ensino (RUMBLE, 2003). Os pólos de ensino são centros ou núcleos de atendimento ao aluno, inclusive para encontros presenciais. O pólo deve oferecer toda a estrutura necessária para a realização de um curso a distância, como computadores, tecnologia para videoconferências e biblioteca. Assim, o gerenciamento das atividades de todos os pólos de ensino é um processo que deve ser conhecido e mapeado, objetivando a eficiência organizacional. Dentro deste contexto, este artigo tem como objetivo geral mapear as atividades realizadas nos pólos de ensino do curso de Administração a distância da UFSC. A pesquisa pode ser classificar como aplicada, estudo de caso e descritiva.
id UFSC_2d182a8636984d4c2a8f656e99fc27cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35863
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DOS PÓLOS DE ENSINO: O CASO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSCO panorama atual do ensino superior brasileiro possui uma demanda reprimida. Diante deste contexto, o governo brasileiro criou um sistema nacional de educação superior a distância. A UFSC é uma das instituições que participa oferecendo o curso de graduação em Administração na modalidade a distância. Como no ensino a distância os estudantes encontram-se dispersos, geralmente a quilômetros de distância dos serviços institucionais centrais, torna-se necessário a existência dos pólos de ensino (RUMBLE, 2003). Os pólos de ensino são centros ou núcleos de atendimento ao aluno, inclusive para encontros presenciais. O pólo deve oferecer toda a estrutura necessária para a realização de um curso a distância, como computadores, tecnologia para videoconferências e biblioteca. Assim, o gerenciamento das atividades de todos os pólos de ensino é um processo que deve ser conhecido e mapeado, objetivando a eficiência organizacional. Dentro deste contexto, este artigo tem como objetivo geral mapear as atividades realizadas nos pólos de ensino do curso de Administração a distância da UFSC. A pesquisa pode ser classificar como aplicada, estudo de caso e descritiva.INPEAU2012-09-27T19:23:50Z2012-09-27T19:23:50Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35863CAVALCANTI, MARÍLIA MARTINSBENTO, MARCOS VINICIUS TEDRUS CEZARVITAL, JULIANA TATIANEMORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRACOSTA, ALEXANDRE MARINODALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:34:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:34:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DOS PÓLOS DE ENSINO: O CASO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
title APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DOS PÓLOS DE ENSINO: O CASO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
spellingShingle APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DOS PÓLOS DE ENSINO: O CASO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
CAVALCANTI, MARÍLIA MARTINS
title_short APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DOS PÓLOS DE ENSINO: O CASO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
title_full APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DOS PÓLOS DE ENSINO: O CASO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
title_fullStr APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DOS PÓLOS DE ENSINO: O CASO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DOS PÓLOS DE ENSINO: O CASO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
title_sort APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA O GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DOS PÓLOS DE ENSINO: O CASO DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSC
author CAVALCANTI, MARÍLIA MARTINS
author_facet CAVALCANTI, MARÍLIA MARTINS
BENTO, MARCOS VINICIUS TEDRUS CEZAR
VITAL, JULIANA TATIANE
MORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRA
COSTA, ALEXANDRE MARINO
DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ
author_role author
author2 BENTO, MARCOS VINICIUS TEDRUS CEZAR
VITAL, JULIANA TATIANE
MORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRA
COSTA, ALEXANDRE MARINO
DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, MARÍLIA MARTINS
BENTO, MARCOS VINICIUS TEDRUS CEZAR
VITAL, JULIANA TATIANE
MORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRA
COSTA, ALEXANDRE MARINO
DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ
description O panorama atual do ensino superior brasileiro possui uma demanda reprimida. Diante deste contexto, o governo brasileiro criou um sistema nacional de educação superior a distância. A UFSC é uma das instituições que participa oferecendo o curso de graduação em Administração na modalidade a distância. Como no ensino a distância os estudantes encontram-se dispersos, geralmente a quilômetros de distância dos serviços institucionais centrais, torna-se necessário a existência dos pólos de ensino (RUMBLE, 2003). Os pólos de ensino são centros ou núcleos de atendimento ao aluno, inclusive para encontros presenciais. O pólo deve oferecer toda a estrutura necessária para a realização de um curso a distância, como computadores, tecnologia para videoconferências e biblioteca. Assim, o gerenciamento das atividades de todos os pólos de ensino é um processo que deve ser conhecido e mapeado, objetivando a eficiência organizacional. Dentro deste contexto, este artigo tem como objetivo geral mapear as atividades realizadas nos pólos de ensino do curso de Administração a distância da UFSC. A pesquisa pode ser classificar como aplicada, estudo de caso e descritiva.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-09-27T19:23:50Z
2012-09-27T19:23:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35863
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652112365617152