O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Euzebio, Douglas Fabian Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216273
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas , Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2020.
id UFSC_2d1bee760f853aca662c981ac1ef2fab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216273
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementaçãoSociologia políticaEducação e EstadoÍndiosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas , Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2020.A presente dissertação propõe-se a compreender e analisar, a partir do prisma da interculturalidade, as mudanças e continuidades do sistema de educação básica vigente na Bolívia - um país cuja população é majoritariamente autodeclarada indígena - a partir da implementação da Ley de la Educación 070 ?Avelino Siñani y Elizardo Pérez?, de 2010, parte essencial da refundação do Estado boliviano, instituída a partir da promulgação da Constituição Plurinacional de 2009. Traçando um histórico das lutas sociais nesse país e relacionando-as às transformações no âmbito da Educação, pretendeu-se, por meio de análise documental qualitativa, escrutinar seu programa político-pedagógico, elaborado a partir da configuração de uma visão que se propõe descolonizadora no interior do Estado boliviano. Privilegia-se, neste trabalho, a perspectiva do pensamento decolonial enquanto horizonte teórico possível para uma análise crítica sobre o estado da arte da literatura produzida de 2010 a 2018, a fim de responder à pergunta: de que maneira e em que medida o novo sistema educacional contribui para os avanços na condução de políticas interculturais e quais são ainda seus principais desafios? Os resultados obtidos na pesquisa apontam para uma série de mudanças importantes na elaboração de diretrizes pedagógicas, quadros administrativos e abordagens interculturais, ao passo que evidenciam também enormes dificuldades de execução e de aprofundamento das novas políticas em curso. Os limites da implementação do novo sistema educativo identificados ao longo da pesquisa incluem a divergência entre o discurso descolonizador e a manutenção de modelo de gestão estatal da educação; a ineficiência e a conflitividade geradas no âmbito da formação docente; o baixo grau de concertação política entre entidades indígenas e governo central; e a ambiguidade gerada pela adoção oficial de conceitos relacionados a interculturalidade e descolonização.Abstract: La presente investigación propone comprender y analisar, a partir del prisma de la interculturalidad, los cambios y la continuidades del sistema de educación básica vigente en Bolivia ? un país cuya población es mayoritariamente auto-declarada indígena ? a partir de la implementación de la Ley de la Educación 070 ?Avelino Siñani y Elizardo Pérez?, de 2010, parte esencial de refundación del Estado boliviano, instituída a partir de la promulgación de la Constitución Plurinacional de 2009. Trazando un histórico de las luchas sociais en este país y relacionándolas a las transformaciones al nivel de la Educación, se pretende, por medio de análisis documental cualitativa, escudriñar su programa político-pedagógico, elaborado a partir de la configuração de una visión que se propone ?descolonizadora? al interior del Estado boliviano. Se privilegia en este trabajo la perspectiva del pensamiento decolonial como horizonte teórico posible para una análisis crítica sobre el estado del arte de la literatura producida de 2010 hasta 2018, con el objetivo de contestar la pregunta: de qué forma y hasta qué punto el nuevo sistema educacional contribuye a los avances en la conducción de políticas interculturales y cuáles son todavía sus principales retos? Los resultados obtenidos en la investigación señalan una serie de cambios importantes en la elaboración de diretrices pedagógicas, cuadros administrativos y enfoques interculturales, mientras que evidencían también enormes dificultades de ejecución y de profundización de las nuevas políticas en curso. Los límites de la implementación del nuevo sistema educativo identificados al largo de la investigación incluyen la divergencia entre el discurso descolonizador y la manutención del modelo de gestión estatal de la educación; la ineficiencia y la conflictividad generadas en el ámbito de la formación docente; el bajo grado de concertación política entre las entidades indígenas y el gobierno central; y la ambiguedad generada por la adopción oficial de conceptos relacionados a interculturalidad y descolonización.Silva, Elizabeth Farias daUniversidade Federal de Santa CatarinaEuzebio, Douglas Fabian Silva2020-10-21T21:27:34Z2020-10-21T21:27:34Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis124 p.| il.application/pdf369806https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216273porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:27:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216273Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:27:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação
title O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação
spellingShingle O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação
Euzebio, Douglas Fabian Silva
Sociologia política
Educação e Estado
Índios
title_short O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação
title_full O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação
title_fullStr O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação
title_full_unstemmed O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação
title_sort O projeto educacional intercultural do estado plurinacional da Bolívia: análise da lei de educação 070 "avelino siñani y elizardo pérez" (2010) e os impactos de seu processo de implementação
author Euzebio, Douglas Fabian Silva
author_facet Euzebio, Douglas Fabian Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Elizabeth Farias da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Euzebio, Douglas Fabian Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia política
Educação e Estado
Índios
topic Sociologia política
Educação e Estado
Índios
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas , Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:27:34Z
2020-10-21T21:27:34Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369806
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216273
identifier_str_mv 369806
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 124 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652028466954240