PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS BASEADO EM BENCHMARKING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Gislaine Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maccari, Emerson Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131917
Resumo: Uma preocupação comum em Instituições de Ensino Superior (IES) é manter o aluno formado ligado às atividades educacionais, entendendo que a promoção do relacionamento estendido para além do período de realização do curso propicia oportunidades de networking e continuidade do processo de geração de conhecimento. As Associações de Alunos Egressos são organizações formais destinadas a fortalecer os laços entre IES e egressos porém, no Brasil, essas Associações enfrentam certas barreiras culturais que dificultam sua implantacão. Desta forma, uma Associação que busque a adesão e a participação dos egressos deve investir no desenvolvimento de um plano de ações estratégicas que despertem o interesse do público-alvo. Baseada em pesquisa documental combinada com survey, este estudo se propõe a, por meio de benchmarking, analisar as práticas das Associações Alunos Egressos de IES bem avaliadas e apresentar um plano de ações estratégicas que atenda as atuais necessidades do mercado.
id UFSC_2d2edb3a57d8ea43057297c76bd9d23e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131917
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS BASEADO EM BENCHMARKINGEgresso, Associação de Alunos Egressos, Gestão de IES, Alumni, Benchmarking.Uma preocupação comum em Instituições de Ensino Superior (IES) é manter o aluno formado ligado às atividades educacionais, entendendo que a promoção do relacionamento estendido para além do período de realização do curso propicia oportunidades de networking e continuidade do processo de geração de conhecimento. As Associações de Alunos Egressos são organizações formais destinadas a fortalecer os laços entre IES e egressos porém, no Brasil, essas Associações enfrentam certas barreiras culturais que dificultam sua implantacão. Desta forma, uma Associação que busque a adesão e a participação dos egressos deve investir no desenvolvimento de um plano de ações estratégicas que despertem o interesse do público-alvo. Baseada em pesquisa documental combinada com survey, este estudo se propõe a, por meio de benchmarking, analisar as práticas das Associações Alunos Egressos de IES bem avaliadas e apresentar um plano de ações estratégicas que atenda as atuais necessidades do mercado.INPEAU2015-04-10T14:59:47Z2015-04-10T14:59:47Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131917Teixeira, Gislaine Cristina dos SantosMaccari, Emerson Antonioporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-10T14:59:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131917Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-10T14:59:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS BASEADO EM BENCHMARKING
title PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS BASEADO EM BENCHMARKING
spellingShingle PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS BASEADO EM BENCHMARKING
Teixeira, Gislaine Cristina dos Santos
Egresso, Associação de Alunos Egressos, Gestão de IES, Alumni, Benchmarking.
title_short PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS BASEADO EM BENCHMARKING
title_full PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS BASEADO EM BENCHMARKING
title_fullStr PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS BASEADO EM BENCHMARKING
title_full_unstemmed PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS BASEADO EM BENCHMARKING
title_sort PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS BASEADO EM BENCHMARKING
author Teixeira, Gislaine Cristina dos Santos
author_facet Teixeira, Gislaine Cristina dos Santos
Maccari, Emerson Antonio
author_role author
author2 Maccari, Emerson Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Gislaine Cristina dos Santos
Maccari, Emerson Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Egresso, Associação de Alunos Egressos, Gestão de IES, Alumni, Benchmarking.
topic Egresso, Associação de Alunos Egressos, Gestão de IES, Alumni, Benchmarking.
description Uma preocupação comum em Instituições de Ensino Superior (IES) é manter o aluno formado ligado às atividades educacionais, entendendo que a promoção do relacionamento estendido para além do período de realização do curso propicia oportunidades de networking e continuidade do processo de geração de conhecimento. As Associações de Alunos Egressos são organizações formais destinadas a fortalecer os laços entre IES e egressos porém, no Brasil, essas Associações enfrentam certas barreiras culturais que dificultam sua implantacão. Desta forma, uma Associação que busque a adesão e a participação dos egressos deve investir no desenvolvimento de um plano de ações estratégicas que despertem o interesse do público-alvo. Baseada em pesquisa documental combinada com survey, este estudo se propõe a, por meio de benchmarking, analisar as práticas das Associações Alunos Egressos de IES bem avaliadas e apresentar um plano de ações estratégicas que atenda as atuais necessidades do mercado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-10T14:59:47Z
2015-04-10T14:59:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131917
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652398223163392