O ensino do controle de infecções nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massaroli, Aline
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175848
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016.
id UFSC_2d2f7b101e9d77115f4ae90b1a9d0ca1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175848
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino do controle de infecções nos cursos de graduação em enfermagem no BrasilEnfermagemEstudo e ensinoInfecçãoEducação em EnfermagemEnsino superiorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016.Este estudo teve como objetivo construir uma proposta de inserção dos conteúdos acerca do controle de infecções que permita o desenvolvimento das competências para a prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil. Como referencial teórico foram aplicados os pressupostos do Pensamento Complexo de Edgar Morin, buscando dar visibilidade para a multidimensionalidade todos os elementos que integram e interagem neste processo. Realizou-se um estudo misto, por meio da Técnica Delphi contando com a participação de 31 enfermeiros e 8 médicos brasileiros com expertise em prevenção e controle de infecções. Para coleta de dados foram realizadas quatro rodadas interativas e sequenciais, a primeira rodada foi composta por um instrumento com perguntas abertas, a partir destas respostas foi elaborado o instrumento da segunda rodada que foi constituído de itens para avaliação dos participantes. Após a segunda rodada, os itens que não obtiveram consenso foram reapresentados aos participantes no instrumento da terceira rodada, contendo a problematização do item para que fosse reavaliado com a justificativa do participante. Na quarta rodada foi realizada a devolutiva dos dados à todos os participantes. Para análise de dados qualitativos e quantitativos foram empregadas, respectivamente, a análise de conteúdo e a descritiva inferencial. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos sob parecer 818.839/2014. Os resultados propiciaram a construção de uma lista de competências para a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde para o enfermeiro generalista e para o enfermeiro especialista em controle de infecções. As competências foram organizadas em 04 competências centrais, 14 competências genéricas e 17 competências específicas. Ainda foi identificada a percepção dos participantes quanto ao ensino deste tema nos cursos de graduação em enfermagem em relação aos aspectos que interferem no ensino e possibilidades para o seu aprimoramento. Ficou evidenciada a necessidade de transformar o processo de formação inicial do enfermeiro generalista para um ensino que promova o desenvolvimento destas competências, criando propostas de ensino inovadoras que favoreçam a consolidação de um novo modelo de ensino para os cursos de graduação em enfermagem. Para finalizar foi construída uma proposta de ensino por competências para a prevenção e o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem do Brasil, por meio do desenvolvimento de um eixo disciplinar que ocorre paralelamente ao longo do curso de graduação, utilizando métodos híbridos, que utilizem estratégias de estudo à distância e presencial, baseados nas metodologias de aula invertida, que estimulam o estudante à aprendizagem ativa, com o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Acreditamos que o desenvolvimento deste eixo disciplinar possa contribuir para sensibilizar o estudante para a problemática das infecções relacionadas à assistência à saúde, favorecendo sua compreensão acerca de todos os elementos que compõe este problema e das formas como devem ser trabalhados para que as infecções relacionadas à assistência à saúde não se desenvolvam.<br>Abstract : This study aimed to construct a proposal for insertion of contents about infection control that allows the development of competencies for the prevention and control of health care associated infections in undergraduate nursing courses in Brazil. As a theoretical reference, the assumptions of Edgar Morin's Complex Thought were applied, seeking to give visibility to the multidimensionality of all elements that integrate and interact in this process. A mixed study was carried out through the Delphi Technique, with the participation of Brazilians professionals, 31 nurses and 8 physicians with expertise in prevention and control of infections. For data collecting, four interactive and sequential rounds were performed; the first round was composed of an instrument with open questions; from these answers, the instrument of the second round was elaborated which was constituted of items for evaluation of the participants. After the second round, the items that did not obtain a consensus were re-presented to the participants in the instrument of the third round, containing the problematization of the item so that it could be re-evaluated with the participant's justification. In the fourth round, the results were returned to all participants. For analysis of qualitative and quantitative data, respectively, content analysis and inferential descriptive were implemented. This work was approved by the Committee of Ethics in Research with Human Beings under 818.839/2014. The results led to the construction of a list of competencies for the prevention and control of infections related to health care for the general nurse and the nurse specialized in infection control. The competencies were organized in 04 core competencies, 14 generic competences and 17 specific competences. The perception of the participants regarding the teaching of this topic in undergraduate nursing courses was also identified in relation to the aspects that interfere in teaching and its possibilities for improvement. It was evidenced the need to transform the process of initial training of general nurses to a teaching that promotes the development of these competences, creating innovative teaching proposals that favor the consolidation of a new teaching model for undergraduate nursing courses. Concluding, a proposal of competency teaching was developed for the prevention and control of health care associated infections in the curricula of nursing undergraduate courses in Brazil, through the development of a disciplinary axis that occurs along the course using hybrid methods, that use distance learning and face-to-face strategies based on inverted class methodologies that stimulate the student to active learning with the development of critical and reflexive thinking. We believe that the development of this disciplinary axis can contribute to sensitize the student to the problems of health care related infections, favoring their understanding of all the elements that make up this problem and of the ways in which health care associated infections not develop.Martini, Jussara GueUniversidade Federal de Santa CatarinaMassaroli, Aline2017-05-23T04:15:12Z2017-05-23T04:15:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis214 p.| il., grafs., tabs.application/pdf345608https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175848porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:15:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175848Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:15:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do controle de infecções nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil
title O ensino do controle de infecções nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil
spellingShingle O ensino do controle de infecções nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil
Massaroli, Aline
Enfermagem
Estudo e ensino
Infecção
Educação em Enfermagem
Ensino superior
title_short O ensino do controle de infecções nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil
title_full O ensino do controle de infecções nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil
title_fullStr O ensino do controle de infecções nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil
title_full_unstemmed O ensino do controle de infecções nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil
title_sort O ensino do controle de infecções nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil
author Massaroli, Aline
author_facet Massaroli, Aline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martini, Jussara Gue
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Massaroli, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estudo e ensino
Infecção
Educação em Enfermagem
Ensino superior
topic Enfermagem
Estudo e ensino
Infecção
Educação em Enfermagem
Ensino superior
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-23T04:15:12Z
2017-05-23T04:15:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 345608
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175848
identifier_str_mv 345608
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 214 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652168653176832