Redução do tempo de carregamento de caminhões com base no Lean Manufacturing: um estudo de caso de uma siderúrgica do segmento de aços planos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202032 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
id |
UFSC_2d8b31898437fd02860d4b74839fe8a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202032 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Redução do tempo de carregamento de caminhões com base no Lean Manufacturing: um estudo de caso de uma siderúrgica do segmento de aços planos.Tempo Médio de Permanência. Lean Manufacturing. Indicadores de Desempenho.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.Os princípios e ferramentas baseadas no Lean Manufacturing permitem a eliminação de desperdícios, visando o aumento da competitividade e da eficiência produtiva. O tempo perdido em esperas, processamentos e movimentações geram custos às empresas, fato este que justifica a adoção de medidas para a redução dos tempos de ociosidade e de execução de procedimentos operacionais. Tendo em vista este cenário, o presente trabalho objetiva propor uma metodologia para a redução do Tempo Médio de Permanência (TMP) de veículos durante o carregamento e expedição de bobinas de aço oriundas de uma usina siderúrgica. Para isto, foi elaborado o mapeamento de fluxo de valor estado atual do processo de carregamento de caminhões na empresa e a proposição de Indicadores de Desempenho que permitam o monitoramento diário a partir da imposição de metas e da aplicação de medidas de melhoria contínua para atenuar os gargalos identificados nos processos. A aplicação da metodologia, durante um período de quatro meses, permitiu a construção do mapa de fluxo de valor do estado futuro e mostrou-se eficiente ao apresentar significativa redução no TMP de veículos na empresa.Joinville, SCGarcia, Janaína RenataUniversidade Federal de Santa CatarinaGanske, Amanda Ribeiro2019-12-02T14:07:40Z2019-12-02T14:07:40Z2019-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202032info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-02T14:07:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202032Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-02T14:07:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redução do tempo de carregamento de caminhões com base no Lean Manufacturing: um estudo de caso de uma siderúrgica do segmento de aços planos. |
title |
Redução do tempo de carregamento de caminhões com base no Lean Manufacturing: um estudo de caso de uma siderúrgica do segmento de aços planos. |
spellingShingle |
Redução do tempo de carregamento de caminhões com base no Lean Manufacturing: um estudo de caso de uma siderúrgica do segmento de aços planos. Ganske, Amanda Ribeiro Tempo Médio de Permanência. Lean Manufacturing. Indicadores de Desempenho. |
title_short |
Redução do tempo de carregamento de caminhões com base no Lean Manufacturing: um estudo de caso de uma siderúrgica do segmento de aços planos. |
title_full |
Redução do tempo de carregamento de caminhões com base no Lean Manufacturing: um estudo de caso de uma siderúrgica do segmento de aços planos. |
title_fullStr |
Redução do tempo de carregamento de caminhões com base no Lean Manufacturing: um estudo de caso de uma siderúrgica do segmento de aços planos. |
title_full_unstemmed |
Redução do tempo de carregamento de caminhões com base no Lean Manufacturing: um estudo de caso de uma siderúrgica do segmento de aços planos. |
title_sort |
Redução do tempo de carregamento de caminhões com base no Lean Manufacturing: um estudo de caso de uma siderúrgica do segmento de aços planos. |
author |
Ganske, Amanda Ribeiro |
author_facet |
Ganske, Amanda Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Janaína Renata Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ganske, Amanda Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempo Médio de Permanência. Lean Manufacturing. Indicadores de Desempenho. |
topic |
Tempo Médio de Permanência. Lean Manufacturing. Indicadores de Desempenho. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02T14:07:40Z 2019-12-02T14:07:40Z 2019-11-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202032 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651936934658048 |