O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Cláudio Damaceno
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Kassick, Clóvis Nicanor, Reynaldo, Gilson Rocha, Benedet, Olga Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75005
Resumo: O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul constitui uma estratégia de gestão na busca da eficiência e eficácia do trabalho acadêmico, em especial do processo ensino-aprendizagem. Com o objetivo de oferecer aos seus professores formação pedagógica continuada, o Programa foi implantado em 2004, a partir de diagnóstico fundamentado em pesquisa documental e exploratória, através de dados coletados junto aos professores e Gerentes de Ensino e Pesquisa dos campi. Este diagnóstico gerou o documento norteador do Programa, fonte básica e inspiradora deste trabalho. A revisão de Literatura, cujas fontes bibliográficas discutem o tema, elucida as razões que levaram à implantação do Programa e aponta as concepções do processo ensino-aprendizagem, compreendidas como eixos norteadores das ações educativas. A metodologia, pautada nos princípios da pesquisa-ação, demonstra que a profissionalização dos professores da Educação Superior deve ser construída sistemática e continuamente. Os dados retirados dos relatórios das ações já realizadas corroboram a continuidade do Programa como ação estratégica necessária, na perspectiva de uma gestão eficiente, capaz de apresentar resultados eficazes ao alcance da missão da universidade.
id UFSC_2d92841ae488d9dcb6e12df96e3dd0bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75005
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão PedagógicaO Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul constitui uma estratégia de gestão na busca da eficiência e eficácia do trabalho acadêmico, em especial do processo ensino-aprendizagem. Com o objetivo de oferecer aos seus professores formação pedagógica continuada, o Programa foi implantado em 2004, a partir de diagnóstico fundamentado em pesquisa documental e exploratória, através de dados coletados junto aos professores e Gerentes de Ensino e Pesquisa dos campi. Este diagnóstico gerou o documento norteador do Programa, fonte básica e inspiradora deste trabalho. A revisão de Literatura, cujas fontes bibliográficas discutem o tema, elucida as razões que levaram à implantação do Programa e aponta as concepções do processo ensino-aprendizagem, compreendidas como eixos norteadores das ações educativas. A metodologia, pautada nos princípios da pesquisa-ação, demonstra que a profissionalização dos professores da Educação Superior deve ser construída sistemática e continuamente. Os dados retirados dos relatórios das ações já realizadas corroboram a continuidade do Programa como ação estratégica necessária, na perspectiva de uma gestão eficiente, capaz de apresentar resultados eficazes ao alcance da missão da universidade.INPEAU2012-10-15T21:27:59Z2012-10-15T21:27:59Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75005Paz, Cláudio DamacenoKassick, Clóvis NicanorReynaldo, Gilson RochaBenedet, Olga Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T16:38:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75005Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T16:38:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica
title O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica
spellingShingle O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica
Paz, Cláudio Damaceno
title_short O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica
title_full O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica
title_fullStr O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica
title_full_unstemmed O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica
title_sort O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica
author Paz, Cláudio Damaceno
author_facet Paz, Cláudio Damaceno
Kassick, Clóvis Nicanor
Reynaldo, Gilson Rocha
Benedet, Olga Maria
author_role author
author2 Kassick, Clóvis Nicanor
Reynaldo, Gilson Rocha
Benedet, Olga Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Cláudio Damaceno
Kassick, Clóvis Nicanor
Reynaldo, Gilson Rocha
Benedet, Olga Maria
description O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul constitui uma estratégia de gestão na busca da eficiência e eficácia do trabalho acadêmico, em especial do processo ensino-aprendizagem. Com o objetivo de oferecer aos seus professores formação pedagógica continuada, o Programa foi implantado em 2004, a partir de diagnóstico fundamentado em pesquisa documental e exploratória, através de dados coletados junto aos professores e Gerentes de Ensino e Pesquisa dos campi. Este diagnóstico gerou o documento norteador do Programa, fonte básica e inspiradora deste trabalho. A revisão de Literatura, cujas fontes bibliográficas discutem o tema, elucida as razões que levaram à implantação do Programa e aponta as concepções do processo ensino-aprendizagem, compreendidas como eixos norteadores das ações educativas. A metodologia, pautada nos princípios da pesquisa-ação, demonstra que a profissionalização dos professores da Educação Superior deve ser construída sistemática e continuamente. Os dados retirados dos relatórios das ações já realizadas corroboram a continuidade do Programa como ação estratégica necessária, na perspectiva de uma gestão eficiente, capaz de apresentar resultados eficazes ao alcance da missão da universidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-15T21:27:59Z
2012-10-15T21:27:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75005
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652332364201984