O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75005 |
Resumo: | O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul constitui uma estratégia de gestão na busca da eficiência e eficácia do trabalho acadêmico, em especial do processo ensino-aprendizagem. Com o objetivo de oferecer aos seus professores formação pedagógica continuada, o Programa foi implantado em 2004, a partir de diagnóstico fundamentado em pesquisa documental e exploratória, através de dados coletados junto aos professores e Gerentes de Ensino e Pesquisa dos campi. Este diagnóstico gerou o documento norteador do Programa, fonte básica e inspiradora deste trabalho. A revisão de Literatura, cujas fontes bibliográficas discutem o tema, elucida as razões que levaram à implantação do Programa e aponta as concepções do processo ensino-aprendizagem, compreendidas como eixos norteadores das ações educativas. A metodologia, pautada nos princípios da pesquisa-ação, demonstra que a profissionalização dos professores da Educação Superior deve ser construída sistemática e continuamente. Os dados retirados dos relatórios das ações já realizadas corroboram a continuidade do Programa como ação estratégica necessária, na perspectiva de uma gestão eficiente, capaz de apresentar resultados eficazes ao alcance da missão da universidade. |
id |
UFSC_2d92841ae488d9dcb6e12df96e3dd0bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75005 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão PedagógicaO Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul constitui uma estratégia de gestão na busca da eficiência e eficácia do trabalho acadêmico, em especial do processo ensino-aprendizagem. Com o objetivo de oferecer aos seus professores formação pedagógica continuada, o Programa foi implantado em 2004, a partir de diagnóstico fundamentado em pesquisa documental e exploratória, através de dados coletados junto aos professores e Gerentes de Ensino e Pesquisa dos campi. Este diagnóstico gerou o documento norteador do Programa, fonte básica e inspiradora deste trabalho. A revisão de Literatura, cujas fontes bibliográficas discutem o tema, elucida as razões que levaram à implantação do Programa e aponta as concepções do processo ensino-aprendizagem, compreendidas como eixos norteadores das ações educativas. A metodologia, pautada nos princípios da pesquisa-ação, demonstra que a profissionalização dos professores da Educação Superior deve ser construída sistemática e continuamente. Os dados retirados dos relatórios das ações já realizadas corroboram a continuidade do Programa como ação estratégica necessária, na perspectiva de uma gestão eficiente, capaz de apresentar resultados eficazes ao alcance da missão da universidade.INPEAU2012-10-15T21:27:59Z2012-10-15T21:27:59Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75005porPaz, Cláudio DamacenoKassick, Clóvis NicanorReynaldo, Gilson RochaBenedet, Olga Mariareponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T16:38:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75005Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T16:38:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica |
title |
O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica |
spellingShingle |
O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica Paz, Cláudio Damaceno |
title_short |
O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica |
title_full |
O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica |
title_fullStr |
O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica |
title_full_unstemmed |
O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica |
title_sort |
O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul como Instrumento de Gestão Pedagógica |
author |
Paz, Cláudio Damaceno |
author_facet |
Paz, Cláudio Damaceno Kassick, Clóvis Nicanor Reynaldo, Gilson Rocha Benedet, Olga Maria |
author_role |
author |
author2 |
Kassick, Clóvis Nicanor Reynaldo, Gilson Rocha Benedet, Olga Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Cláudio Damaceno Kassick, Clóvis Nicanor Reynaldo, Gilson Rocha Benedet, Olga Maria |
description |
O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul constitui uma estratégia de gestão na busca da eficiência e eficácia do trabalho acadêmico, em especial do processo ensino-aprendizagem. Com o objetivo de oferecer aos seus professores formação pedagógica continuada, o Programa foi implantado em 2004, a partir de diagnóstico fundamentado em pesquisa documental e exploratória, através de dados coletados junto aos professores e Gerentes de Ensino e Pesquisa dos campi. Este diagnóstico gerou o documento norteador do Programa, fonte básica e inspiradora deste trabalho. A revisão de Literatura, cujas fontes bibliográficas discutem o tema, elucida as razões que levaram à implantação do Programa e aponta as concepções do processo ensino-aprendizagem, compreendidas como eixos norteadores das ações educativas. A metodologia, pautada nos princípios da pesquisa-ação, demonstra que a profissionalização dos professores da Educação Superior deve ser construída sistemática e continuamente. Os dados retirados dos relatórios das ações já realizadas corroboram a continuidade do Programa como ação estratégica necessária, na perspectiva de uma gestão eficiente, capaz de apresentar resultados eficazes ao alcance da missão da universidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-15T21:27:59Z 2012-10-15T21:27:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75005 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1826619476087406592 |