Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77434 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
id |
UFSC_2d9a21f87402d83fbfec49d512b7aedf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77434 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaBenetti, Idonezia CollodelBaptista, Barbara Oughton2012-10-17T04:10:54Z2012-10-17T04:10:54Z19981998149274http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77434Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e ExpressãoO presente estudo tem por objetivo investigar, através de atividades, quatro diferentes tipos de operações mentais - Identificar, Deduzir, Definir e Reordenar, em três categorias da taxionomia de Bloom, com o propósito de: (1) descobrir a ordem de dificuldade destas operações no contexto do ensino de língua estrangeira, (2) verificar o que os alunos fazem enquanto trabalham em um exercício, e (3) avaliar o esforço cognitivo destes alunos. Todos as unidades de exercícios eram de padrão semelhante, consistindo de três elementos básicos: o Pré-exercício feito por toda a classe sob a orientação da pesquisadora, o Exercício I feito em duplas pelos participantes da pesquisa, e o Exercício II feito pelos alunos em duplas. O Pré- exercício e o Exercício I eram semelhantes, envolvendo a mesma situação, os mesmos fatos/tópicos e o mesmo processo cognitivo. Os Exercícios II mantiveram a mesma estrutura, porém apresentaram um tópico novo. O objetivo do Pré-exercício era providenciar um contexto onde os alunos pudessem trabalhar as dificuldades do Exercício I previamente, e assim permitir à pesquisadora reduzir o nível de difficuldade dos exercícios e dar assistência apropriada aos sujeitos para a execução do Exercício I. Ao término dos Exercícios I e II, foi passado um questionário para obter a opinião dos alunos sobre as dificuldades relacionadas a fatores tais como: Vocabulário, Familiaridade, Pré-Exercício e Português, uma tentativa de separar as dificuldades lingüísticas das dificuldades relacionadas às operações mentais. Como não foi possível estabelecer nenhuma hierarquia quanto ao grau de dificuldade dos exercícios e foram poucas as correlações obtidas entre as variáveis do questionário, estes fatos são, então, atribuídos a três principais fatores: a) várias operações mentais ocorrendo ao mesmo tempo, b) fatores inerentes a cada exercício e c) fatores afetivos.ix, 146f.| il., tabsengLinguasEstudo e ensinoTesesCognitive and affective factors affecting task difficulty in efl readinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL149274.pdfapplication/pdf2762489https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77434/1/149274.pdfa364007b6ef24d13daa256e66d15f988MD51123456789/774342016-01-08 21:50:18.32oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77434Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T23:50:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading |
title |
Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading |
spellingShingle |
Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading Benetti, Idonezia Collodel Linguas Estudo e ensino Teses |
title_short |
Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading |
title_full |
Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading |
title_fullStr |
Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading |
title_full_unstemmed |
Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading |
title_sort |
Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading |
author |
Benetti, Idonezia Collodel |
author_facet |
Benetti, Idonezia Collodel |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benetti, Idonezia Collodel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baptista, Barbara Oughton |
contributor_str_mv |
Baptista, Barbara Oughton |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Linguas Estudo e ensino Teses |
topic |
Linguas Estudo e ensino Teses |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
publishDate |
1998 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
1998 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1998 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-17T04:10:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-17T04:10:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77434 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
149274 |
identifier_str_mv |
149274 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ix, 146f.| il., tabs |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77434/1/149274.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a364007b6ef24d13daa256e66d15f988 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805336016027648 |