Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Idonezia Collodel
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77434
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão
id UFSC_2d9a21f87402d83fbfec49d512b7aedf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77434
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBenetti, Idonezia CollodelBaptista, Barbara Oughton2012-10-17T04:10:54Z2012-10-17T04:10:54Z19981998149274http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77434Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e ExpressãoO presente estudo tem por objetivo investigar, através de atividades, quatro diferentes tipos de operações mentais - Identificar, Deduzir, Definir e Reordenar, em três categorias da taxionomia de Bloom, com o propósito de: (1) descobrir a ordem de dificuldade destas operações no contexto do ensino de língua estrangeira, (2) verificar o que os alunos fazem enquanto trabalham em um exercício, e (3) avaliar o esforço cognitivo destes alunos. Todos as unidades de exercícios eram de padrão semelhante, consistindo de três elementos básicos: o Pré-exercício feito por toda a classe sob a orientação da pesquisadora, o Exercício I feito em duplas pelos participantes da pesquisa, e o Exercício II feito pelos alunos em duplas. O Pré- exercício e o Exercício I eram semelhantes, envolvendo a mesma situação, os mesmos fatos/tópicos e o mesmo processo cognitivo. Os Exercícios II mantiveram a mesma estrutura, porém apresentaram um tópico novo. O objetivo do Pré-exercício era providenciar um contexto onde os alunos pudessem trabalhar as dificuldades do Exercício I previamente, e assim permitir à pesquisadora reduzir o nível de difficuldade dos exercícios e dar assistência apropriada aos sujeitos para a execução do Exercício I. Ao término dos Exercícios I e II, foi passado um questionário para obter a opinião dos alunos sobre as dificuldades relacionadas a fatores tais como: Vocabulário, Familiaridade, Pré-Exercício e Português, uma tentativa de separar as dificuldades lingüísticas das dificuldades relacionadas às operações mentais. Como não foi possível estabelecer nenhuma hierarquia quanto ao grau de dificuldade dos exercícios e foram poucas as correlações obtidas entre as variáveis do questionário, estes fatos são, então, atribuídos a três principais fatores: a) várias operações mentais ocorrendo ao mesmo tempo, b) fatores inerentes a cada exercício e c) fatores afetivos.ix, 146f.| il., tabsengLinguasEstudo e ensinoTesesCognitive and affective factors affecting task difficulty in efl readinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL149274.pdfapplication/pdf2762489https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77434/1/149274.pdfa364007b6ef24d13daa256e66d15f988MD51123456789/774342016-01-08 21:50:18.32oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77434Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T23:50:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading
title Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading
spellingShingle Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading
Benetti, Idonezia Collodel
Linguas
Estudo e ensino
Teses
title_short Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading
title_full Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading
title_fullStr Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading
title_full_unstemmed Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading
title_sort Cognitive and affective factors affecting task difficulty in efl reading
author Benetti, Idonezia Collodel
author_facet Benetti, Idonezia Collodel
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Benetti, Idonezia Collodel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Barbara Oughton
contributor_str_mv Baptista, Barbara Oughton
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Linguas
Estudo e ensino
Teses
topic Linguas
Estudo e ensino
Teses
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão
publishDate 1998
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-17T04:10:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-17T04:10:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77434
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 149274
identifier_str_mv 149274
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77434
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 146f.| il., tabs
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77434/1/149274.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a364007b6ef24d13daa256e66d15f988
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805336016027648