A relação entre desenvolvimento econômico e formação presente nos documentos que orientam o trabalho educativo em escolas de ensino médio da rede estadual de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viglietti Manrique, Leticia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174896
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
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spelling A relação entre desenvolvimento econômico e formação presente nos documentos que orientam o trabalho educativo em escolas de ensino médio da rede estadual de Santa CatarinaEducaçãoEnsino médioSanta CatarinaDesenvolvimento econômicoSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.Esta dissertação trata do papel designado ao ensino médio da rede pública estadual de Santa Catarina (SC) na formação dos trabalhadores, tendo em vista o projeto de desenvolvimento econômico oficialmente planejado para o estado. As questões condutoras da pesquisa são: qual o papel oficialmente atribuído ao ensino médio da rede pública estadual de SC no modelo de desenvolvimento econômico atual? Existem relações entre o modelo de desenvolvimento oficializado para o estado e o projeto educativo evidenciado perante os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de suas escolas? Em caso positivo, quais são estas relações? E qual a sua intencionalidade formativa? Há vinculações entre o desenvolvimento do setor da economia característico de cada território em que as escolas se encontram e o projeto de formação defendido nos seus PPPs? Para responder às questões, foi estudada a conformação socioeconômica da Santa Catarina no atual estágio do capital, e realizadas análises do Plano Catarinense de Desenvolvimento (2015), do documento de Avaliações de Políticas Nacionais de Educação realizada para o Estado de Santa Catarina, feito pela OCDE, e dos PPPs de três escolas públicas de ensino médio da rede estadual de Santa Catarina localizadas em diferentes territórios do estado, cujas características produtivas contemplem os setores da economia. Mediante o estudo, evidenciou-se que, sob a ideia de estabelecer uma educação de qualidade que permita a inserção dos jovens no mundo do século XXI, se pretende efetivar a educação da nova geração da força de trabalho de acordo com as necessidades do projeto de desenvolvimento econômico do capital. Em definitiva, aqueles sujeitos que tenham concluído o ensino médio da rede estadual de SC deveriam estar capacitados tanto para sua inserção no mundo do trabalho como para assumir uma "resignação pacífica" se ficarem fora deste.<br>Abstract : This dissertation is about the assigned role of secondary school in the network of Santa Catarina state school system at training future skilled manpower, having into account the economic development project officially planned by the government. This research is based on the following questions: Which is the officially assigned role of Secondary school in Santa Catarina state schools network system for the current economic development model? Are there any kind of links between the proposed official model of development for the state and the ?Projetos Politicos Pedagógicos? (PPP?s) of their schools? If responded affirmatively, which are their links and their formative purpose? Are there any connections between the sector in the economic development typical of every school area and the formative project proposed in the PPP?s? In order to answer this questions was researched the Santa Catarina socio-economic configuration at the current stage and were studied the documents: ?Plano Catarinense de Desenvolvimento 2015? ?Avaliações de Políticas Nacionais de Educação realizada para o Estado de Santa Catarina? made for Santa Catarina State by the Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD) and the PPP?s of three secondary state schools located in different areas of the state and whose characteristics represent different fields of the economic sector. As a result, the findings of the study demonstrate that the plan of strengthening the quality of the state school system education is facilitate youth insertion into the XXI world what really wants is to build a new generation of skilled and productive workforce. To sum up, those individuals who have finished secondary school at the SC State system should by prepared not only to the insertion into the labour world but to assume a ?resignação pacífica? (pacific acceptance) in case there are locked out of workforce.D'Agostini, AdrianaConde, Soraya FranzoniUniversidade Federal de Santa CatarinaViglietti Manrique, Leticia2017-04-18T04:14:49Z2017-04-18T04:14:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis176 p.| il., grafs., tabs.application/pdf344700https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174896porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-18T04:14:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174896Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-18T04:14:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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