Efeito mediador do tempo de tela em uma intervenção de base escolar na duração do sono de escolares de Florianópolis, SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knebel, Margarethe Thaisi Garro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211561
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2019.
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spelling Efeito mediador do tempo de tela em uma intervenção de base escolar na duração do sono de escolares de Florianópolis, SCEducação físicaAdolescentesSonoEstudantesServiços de saúdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2019.O objetivo do presente estudo foi analisar se o efeito de uma intervenção multicomponente na duração do sono de escolares é mediado pelo efeito da intervenção no tempo de uso de telas eletrônicas. Este estudo tratou de uma análise do Programa Movimente (2017) que foi um estudo de intervenção de base escolar randomizado e controlado realizado na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Participaram seis escolas municipais da rede pública de ensino de dezoito elegíveis, sendo três no grupo intervenção e três no grupo controle. A intervenção envolveu três principais ações: (I) formação de professores de Educação Física e professores das demais disciplinas da grade escolar (encontro de formação presencial para a discussão e disseminação de conhecimentos sobre atividade física (AF), comportamento sedentário e saúde geral dos alunos, e proposição de atividades para serem realizadas com os alunos); (II) modificações no ambiente escolar (criação e revitalização de espaços na escola para a prática de AF e fornecimento de materiais esportivos); (III) ações educacionais (entrega de folders e cartazes contendo mensagens sobre saúde). As coletas de dados da linha de base e do pós-intervenção foram realizadas em março de 2017 e dezembro de 2017, respectivamente. A duração do sono (em horas) em dias semanais e no final de semana; o tempo (em horas) de uso de televisão; de computador/videogame para jogar; de celular; e de computador sem ser para jogar em dias semanais e no final de semana, assim como as informações de sexo e idade foram mensuradas por questionário padronizado preenchido pelos adolescentes. Foram geradas variáveis de delta de duração do sono (desfecho) e do tempo de uso das telas (mediadoras) em dias da semana e no fim de semana pelo cálculo da diferença entre pós-intervenção e linha de base, ajustadas pela linha de base. A fim de verificar o fenômeno de mediação, foi utilizada a abordagem clássica da análise de mediação simples por regressões lineares para a estimação dos efeitos total, direto e indireto através dos coeficientes. Turno escolar, sexo e idade foram covariáveis nas regressões. O tamanho do efeito foi calculado através do eta-quadrado parcial (?2p). No total, 597 alunos participaram do presente estudo (média de idade: 13,0±1,0 anos; 351 alunos no grupo intervenção e 246 alunos no grupo controle). Na linha de base, os adolescentes do estudo dormiam pouco menos de 8 horas em média nos dias da semana (grupo intervenção: 7,7±1,5 h/dia; grupo controle: 7,6±1,7 h/dia). A intervenção do programa Movimente não teve efeito na duração do sono dos adolescentes em dias da semana e final de semana. As variáveis mediadoras (tempo de uso de televisão; computador/videogame para jogar; celular; e computador sem ser para jogar) também não sofreram efeito da intervenção no presente estudo. Não houve efeito mediado pelo tempo de tela na relação entre a intervenção e a duração do sono dos adolescentes em dias da semana e final de semana.<br>Abstract : The objective of the present study was to analyze whether the effect of a multicomponent intervention on sleep duration is mediated by the intervention effect on the time of use of electronic devices. This study refers to an analysis of The Movimente Program (2017) which was a school-based cluster randomized controlled trial carried out in Florianópolis city, Santa Catarina, Brazil. Six municipal public schools from eighteen eligible participated in The Movimente Program, three in the intervention group and three in the control group. The intervention involved three main actions: (I) teachers training: Physical Education teachers and teachers of the other disciplines of the scholar program (face-to-face training meeting to discuss and disseminate knowledge about physical activity (PA), sedentary behavior and general health of the students, as well as to propose activities for being done with the students); (II) changes in the school environment (creating and revitalizing spaces in the school for PA practicing and providing sports equipment); (III) education actions (distribution of folders and banners containing health messages). Baseline data were collected on March 2017, and post-intervention data were collected on December 2017. Sleep duration (hours) on weekdays and weekends; television time (hours); computer/videogame for playing time (hours); cell phone time (hours); and computer time (not for playing) (hours) on weekdays and weekends, as well as gender and age information were all measured by standardized questionnaire answered by the adolescents. Delta variables of sleep duration (outcome) and screen time use (possible mediators) were generated for weekdays and weekends through the calculation of the difference between post-intervention and baseline measurements, adjusted for baseline measurement. To verifying the phenomenon of mediation, the simple mediation analysis approach through linear regressions was used for estimating the total effects, direct effects and indirect effects using the coefficients. School start time, gender and age were covariables in the regressions. Effect size was calculated by partial eta-squared (?2p). Overall, 597 students participated in the present study (mean age: 13,0±1,0 years old; 351 students in the intervention group, and 246 students in the control group). At baseline, students from the study slept a little less than 8 hours, on average, on weekdays (intervention group: 7,7±1,5 h/day; control group: 7,6±1,7 h/day). The intervention of The Movimente Program did not show any effect on sleep duration of the adolescents on weekdays and weekends. The possible mediating variables (television time; computer/videogame for playing time; cell phone time; and computer time (not for playing)) also were not influenced by the intervention in the present study. There was not a mediated effect by screen time in the relationship between the intervention and sleep duration of the adolescents on weekdays and weekends.Borgatto, Adriano FerretiSilva, Kelly Samara daUniversidade Federal de Santa CatarinaKnebel, Margarethe Thaisi Garro2020-08-20T05:45:24Z2020-08-20T05:45:24Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis186 p.| il., tabs.application/pdf362173https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211561porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:45:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211561Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:45:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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