Projeto informacional e conceitual para a eletrificação de um protótipo de um veículo de passeio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cane, Rodrigo Inocencio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218422
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
id UFSC_2e413e520b21386f28ccd03294358465
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218422
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCane, Rodrigo InocencioFerrer, Modesto Hurtado2020-12-14T23:52:17Z2020-12-14T23:52:17Z2020-12-04https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218422TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.Hoje em dia é visível o interesse das grandes montadoras em entrar no mercado de veículos elétricos. Esta, porém, é uma tecnologia muito nova, considerados os grandes avanços recentes na área de baterias. Este projeto tem como foco unir os interesses da subsidiária nacional da montadora francesa Renault e a equipe Fórmula CEM. A montadora pretende nacionalizar um projeto de bateria para seus veículos que possa aumentar a sua competitividade no país. Já a equipe de competição busca um parceiro para o novo sistema de propulsão de modo a se aproximar das equipes de ponta no quesito performance. O objetivo é desenvolver um conceito de acumulador de baterias que possa ser utilizado para o dimensionamento das baterias dos protótipos da equipe e da montadora, usando o modelo PRODIP de gerenciamento de projeto. Na etapa informacional são definidas as necessidades e os requisitos necessários para o projeto. Na etapa conceitual são abordados os processos de decisão para as soluções seguindo uma lógica de dimensionamento. A ordem de definições se iniciou pela seleção da célula de bateria a ser utilizada no veículo. Então foram estudados os possíveis métodos de ligação elétrica e proteção de sobrecorrente. A partir da disposição do pack foi analisado o tipo construtivo do arrefecimento e a seleção de material do contêiner. O conceito selecionado consiste no uso de uma célula cilíndrica unida por solda a ponto a tiras de níqueis para proteção de sobrecorrente de balanceamento. Estas células serão arrefecidas por convecção forçada e será utilizado o aço SAE 4340 na configuração plana com nervuras para os suportes mecânicos do contêiner de paredes soldadas em aço SAE 1020.Nowadays the interest of the big automakers to enter the electric vehicle market is visible. This, however, is an all too new technology considering the recent great advances in the field of batteries. This project aims to unite the interests of the national subsidiary of the french automaker Renault and the Formula CEM team. The automaker intends to nationalize a battery project for its vehicles that can increase its competitiveness in Latin American market. The competition team, on the other hand, is looking for a partner for the new propulsion system in order to approach the top teams in terms of performance. The objective of this study is to develop a battery accumulator concept that can be used to design the battery accumulators for the team’s and the automaker’s prototypes, using the PRODIP model of project management. In the informational project, the voices of costumers and technical requirements are defined. In the conceptual project, decision making tools are used to select the concept most adequate for the requirements. The order of definitions started with the selection of the battery cell to be used in the vehicle. Then, possible methods of electrical connection and overcurrent protection were studied. From the disposition of the pack, the cooling of the cells and the material used for the container were considered. The selected concept consists of the use of a cylindrical cell joined by spot welding to nickel strips for protection against balancing overcurrents. The packs are cooled by forced convection, SAE 4340 steel is used for the supports in the plain horizontal position with gussets and SAE 1020 steel is used for the container walls.59 f.Joinville, SCBateriaProtótipoVeículo elétricoProjeto informacional e conceitual para a eletrificação de um protótipo de um veículo de passeioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218422/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC_Rodrigo_Cane_Renault.pdfTCC_Rodrigo_Cane_Renault.pdfTCCapplication/pdf3278060https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218422/1/TCC_Rodrigo_Cane_Renault.pdf558d8b5108f11338908682b5e1e6f74bMD51123456789/2184222020-12-14 20:52:18.124oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-14T23:52:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto informacional e conceitual para a eletrificação de um protótipo de um veículo de passeio
title Projeto informacional e conceitual para a eletrificação de um protótipo de um veículo de passeio
spellingShingle Projeto informacional e conceitual para a eletrificação de um protótipo de um veículo de passeio
Cane, Rodrigo Inocencio
Bateria
Protótipo
Veículo elétrico
title_short Projeto informacional e conceitual para a eletrificação de um protótipo de um veículo de passeio
title_full Projeto informacional e conceitual para a eletrificação de um protótipo de um veículo de passeio
title_fullStr Projeto informacional e conceitual para a eletrificação de um protótipo de um veículo de passeio
title_full_unstemmed Projeto informacional e conceitual para a eletrificação de um protótipo de um veículo de passeio
title_sort Projeto informacional e conceitual para a eletrificação de um protótipo de um veículo de passeio
author Cane, Rodrigo Inocencio
author_facet Cane, Rodrigo Inocencio
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cane, Rodrigo Inocencio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferrer, Modesto Hurtado
contributor_str_mv Ferrer, Modesto Hurtado
dc.subject.por.fl_str_mv Bateria
Protótipo
Veículo elétrico
topic Bateria
Protótipo
Veículo elétrico
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-14T23:52:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-14T23:52:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218422
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218422/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218422/1/TCC_Rodrigo_Cane_Renault.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
558d8b5108f11338908682b5e1e6f74b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805483143823360