Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malange, Fernando Cezar Vieira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101771
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
id UFSC_2e4f50adff19f242d19ab64785f9bf62
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101771
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMalange, Fernando Cezar VieiraBuchsbaum, Arthur Ronald de Vallauris2013-07-15T23:10:25Z2013-07-15T23:10:25Z20052005211745http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101771Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.Este trabalho realiza o desenvolvimento de um curso básico de Lógica, utilizando tecnologias desenvolvidas para a Internet em atividades educacionais a distância. Oportunizando na abordagem sócio-cultural, a produção do conhecimento básico de lógica, com a utilização de um sistema computacional através de um ambiente virtual de aprendizagem cooperativa. É apresentada através de ferramentas apropriadas para o ensino a distância, uma iniciação ao lado mais básico da Lógica Geral, sobre os conceitos primordiais da Lógica Clássica e de algumas das Lógicas Não Clássicas como motivação para estudos posteriores, já que tais lógicas têm encontrado aplicações em várias áreas do saber, principalmente em aplicações tecnológicas da inteligência artificial, na filosofia, na robótica, na engenharia elétrica e nos fundamentos da matemática. Atualmente, vários sistemas computacionais se propõem a dar suporte ao processo educativo utilizando a Internet como mídia de interação entre os pares do processo educativo. Tais sistemas, conhecidos como AVAC (Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colaborativa), proporcionam interação, mas por si só, não garantem interatividade total entre os atores do processo educativo. Com base na fundamentação teórica e na análise de diversos AVACs, optou-se pela utilização do Claroline que conta com um grupo de recursos e tecnologias capazes de obter bons níveis de interatividade e aprendizagem, além da possibilidade da inserção de outras ferramentas educacionais, constituindo assim, um ambiente plenamente eficiente no suporte de atividades educacionais da lógica baseadas na cooperação. O projeto pedagógico, uma das etapas mais trabalhadas no desenvolvimento do curso, leva em conta os principais pressupostos pedagógicos da aprendizagem cooperativa, construtivista e da Educação a Distância. Com a utilização de ferramentas específicas de lógica, o curso desenvolvido constitui-se em um ambiente virtual de aprendizagem capaz de suportar atividades educacionais baseadas na cooperação.porFlorianópolis, SCInformaticaCiência da computaçãoEnsino a distanciaLogicaEstudo e ensinoAmbiente virtualAprendizagemUma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL211745.pdfapplication/pdf929542https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101771/1/211745.pdff82138a6029919dc00e97315119724daMD51TEXT211745.pdf.txt211745.pdf.txtExtracted texttext/plain189793https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101771/2/211745.pdf.txt41ef49d098e60182c9fc320c0b564338MD52123456789/1017712014-01-19 00:20:44.255oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101771Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:20:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa
title Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa
spellingShingle Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa
Malange, Fernando Cezar Vieira
Informatica
Ciência da computação
Ensino a distancia
Logica
Estudo e ensino
Ambiente virtual
Aprendizagem
title_short Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa
title_full Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa
title_fullStr Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa
title_full_unstemmed Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa
title_sort Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa
author Malange, Fernando Cezar Vieira
author_facet Malange, Fernando Cezar Vieira
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Malange, Fernando Cezar Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Buchsbaum, Arthur Ronald de Vallauris
contributor_str_mv Buchsbaum, Arthur Ronald de Vallauris
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Informatica
Ciência da computação
Ensino a distancia
Logica
Estudo e ensino
Ambiente virtual
Aprendizagem
topic Informatica
Ciência da computação
Ensino a distancia
Logica
Estudo e ensino
Ambiente virtual
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
publishDate 2005
dc.date.submitted.en.fl_str_mv 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-15T23:10:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-15T23:10:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101771
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 211745
identifier_str_mv 211745
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101771/1/211745.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101771/2/211745.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f82138a6029919dc00e97315119724da
41ef49d098e60182c9fc320c0b564338
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805134682095616