Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101771 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
id |
UFSC_2e4f50adff19f242d19ab64785f9bf62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101771 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMalange, Fernando Cezar VieiraBuchsbaum, Arthur Ronald de Vallauris2013-07-15T23:10:25Z2013-07-15T23:10:25Z20052005211745http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101771Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.Este trabalho realiza o desenvolvimento de um curso básico de Lógica, utilizando tecnologias desenvolvidas para a Internet em atividades educacionais a distância. Oportunizando na abordagem sócio-cultural, a produção do conhecimento básico de lógica, com a utilização de um sistema computacional através de um ambiente virtual de aprendizagem cooperativa. É apresentada através de ferramentas apropriadas para o ensino a distância, uma iniciação ao lado mais básico da Lógica Geral, sobre os conceitos primordiais da Lógica Clássica e de algumas das Lógicas Não Clássicas como motivação para estudos posteriores, já que tais lógicas têm encontrado aplicações em várias áreas do saber, principalmente em aplicações tecnológicas da inteligência artificial, na filosofia, na robótica, na engenharia elétrica e nos fundamentos da matemática. Atualmente, vários sistemas computacionais se propõem a dar suporte ao processo educativo utilizando a Internet como mídia de interação entre os pares do processo educativo. Tais sistemas, conhecidos como AVAC (Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colaborativa), proporcionam interação, mas por si só, não garantem interatividade total entre os atores do processo educativo. Com base na fundamentação teórica e na análise de diversos AVACs, optou-se pela utilização do Claroline que conta com um grupo de recursos e tecnologias capazes de obter bons níveis de interatividade e aprendizagem, além da possibilidade da inserção de outras ferramentas educacionais, constituindo assim, um ambiente plenamente eficiente no suporte de atividades educacionais da lógica baseadas na cooperação. O projeto pedagógico, uma das etapas mais trabalhadas no desenvolvimento do curso, leva em conta os principais pressupostos pedagógicos da aprendizagem cooperativa, construtivista e da Educação a Distância. Com a utilização de ferramentas específicas de lógica, o curso desenvolvido constitui-se em um ambiente virtual de aprendizagem capaz de suportar atividades educacionais baseadas na cooperação.porFlorianópolis, SCInformaticaCiência da computaçãoEnsino a distanciaLogicaEstudo e ensinoAmbiente virtualAprendizagemUma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL211745.pdfapplication/pdf929542https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101771/1/211745.pdff82138a6029919dc00e97315119724daMD51TEXT211745.pdf.txt211745.pdf.txtExtracted texttext/plain189793https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101771/2/211745.pdf.txt41ef49d098e60182c9fc320c0b564338MD52123456789/1017712014-01-19 00:20:44.255oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101771Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:20:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa |
title |
Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa |
spellingShingle |
Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa Malange, Fernando Cezar Vieira Informatica Ciência da computação Ensino a distancia Logica Estudo e ensino Ambiente virtual Aprendizagem |
title_short |
Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa |
title_full |
Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa |
title_fullStr |
Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa |
title_sort |
Uma proposta de aprendizado da lógica utilizando um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa |
author |
Malange, Fernando Cezar Vieira |
author_facet |
Malange, Fernando Cezar Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malange, Fernando Cezar Vieira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Buchsbaum, Arthur Ronald de Vallauris |
contributor_str_mv |
Buchsbaum, Arthur Ronald de Vallauris |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Informatica Ciência da computação Ensino a distancia Logica Estudo e ensino Ambiente virtual Aprendizagem |
topic |
Informatica Ciência da computação Ensino a distancia Logica Estudo e ensino Ambiente virtual Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.submitted.en.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-07-15T23:10:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-15T23:10:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101771 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
211745 |
identifier_str_mv |
211745 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101771/1/211745.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101771/2/211745.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f82138a6029919dc00e97315119724da 41ef49d098e60182c9fc320c0b564338 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805134682095616 |