Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Paula
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122600
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
id UFSC_2e7b5465a77e5d9355b4c26261e26da8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122600
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?EducaçãoEducação de adultosProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.O presente estudo analisa a Formação Continuada de Professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA) no intuito de compreender, nesse processo de formação, o "lugar" ocupado pela concepção de sujeito estudante de EJA. A pesquisa teve por base os processos de formação continuada em serviço, desenvolvidos junto aos professores de EJA da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e, em função de seus objetivos, classifica-se como exploratória e descritiva, na qual são desenvolvidos procedimentos metodológicos que envolvem análise documental, levantamentos bibliográficos e entrevista semiestruturada. Dentre os principais referenciais teóricos está Di Pierro (2001, 2010), utilizada para compreensão de aspectos relacionados ao contexto histórico e político da EJA no cenário educacional brasileiro. A Formação Continuada de Professores para a EJA foi analisada com base em Arroyo (2003, 2005, 2006, 2011), Barreto (1998, 2006) e Laffin (2006, 2013). As reflexões sobre a concepção de sujeitos estudantes da EJA foram elaboradas a partir das apropriações das contribuições teóricas de Dayrell (1996) e Charlot (2000, 2001, 2003, 2013). Como principais resultados da pesquisa constatou-se que, mesmo diante do consolidado aporte legal, nos últimos anos, para a Formação de Professores da EJA, ainda é limitado o número de estudos sobre o tema, além disso, a maior parte dessas produções não contempla discussões que envolvam os sujeitos estudantes dessa modalidade em educação. Ainda, foi possível identificar que os processos de formação continuada, desenvolvidos junto aos professores, são marcados por descontinuidades e desarticulações no tocante aos seus elementos teóricos e práticos. Nesse contexto, as concepções de sujeitos estudantes estão presentes nas formações de modo difuso, numa dimensão um tanto quanto abstrata, o que induz à adoção de uma abordagem universalista sobre os mesmos. Diante disso, observa-se que as dinâmicas de formação nem sempre dão conta de conhecer os sujeitos que realmente frequentam a EJA.<br>Abstract : This study analyzes the Continuing Education of Teachers for Youth and Adults Education (YAE), in order to understand, in that training process, the "place" occupied by the conception of YAE student. The research was based on the processes of continuing education in service, developed with YAE teachers of Florianópolis Municipal Schools. The research has a qualitative approach and, due to its objectives, it is classified as exploratory and descriptive which are developed methodological procedures that involve document analysis, literature reviews and semi structured interviews. The main theoretical is Di Pierro (2001, 2010), used to comprehend aspects related to the historical and political context of YAE in Brazilian educational scenario. The Continuing Education of Teachers for YAE was analyzed based on Arroyo (2003, 2005, 2006, and 2011), Barreto (1998, 2006) and Laffin (2006, 2013). Considerations about conceptions of the YAE students were worked out from the appropriations of the theoretical contributions of Dayrell (1996) and Charlot (2000, 2001, 2003, and 2013). The main results of the survey found that, even facing the consolidated statutory contribution in recent years for YAE Teachers Training, the number of studies on the subject still is limited; in addition, most of these productions do not include discussions involving the students of YAE. Furthermore, it was identified that the processes of continuing formation developed with teachers are marked by discontinuities and dislocations in relation to their theoretical and practical elements. In this context, the conceptions of students are present in formations in diffuse way, an abstract dimension which leads to the adoption of a universalist approach of them. Therefore, it is observed that training dynamics do not always get to know the subjects who actually attend YAE.Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaCabral, Paula2014-08-06T17:08:01Z2014-08-06T17:08:01Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 p.| il., tabs.application/pdf325645https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122600porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:08:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122600Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:08:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?
title Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?
spellingShingle Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?
Cabral, Paula
Educação
Educação de adultos
Professores -
Formação
title_short Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?
title_full Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?
title_fullStr Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?
title_full_unstemmed Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?
title_sort Formação continuada de professores na EJA: qual o lugar dos sujeitos estudantes?
author Cabral, Paula
author_facet Cabral, Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de adultos
Professores -
Formação
topic Educação
Educação de adultos
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:08:01Z
2014-08-06T17:08:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 325645
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122600
identifier_str_mv 325645
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652281426477056