Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202574 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar reflexivamente em que perspectivas conceituais os trabalhos de pesquisa (de um grupo de pesquisa específico) em Educação Matemática tem sido produzidos. Em especial, e particularmente, analisar como se tem conduzido suas investigações em história da [educação] matemática. A ideia é explicar o como de tal produção, com a prerrogativa de que, nesse movimento, as questões filosóficas do por que fazer, direcionadas aos seus aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos, vão sendo abarcadas. Aspectos que atravessam, em linhas gerais, problematizações em torno do o que é isto e como conhecer isto que é a história da educação matemática, e que perpassam, ainda e também, as problematizações dessa mesma natureza nos campos disciplinarizados que, de maneira caótica e difusa, a constituem: história, educação, matemática. |
id |
UFSC_2ebba9ee6a5e2bad8d433d34b5e35b38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202574 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]HistóriaEducação MatemáticaFilosofiaEste artigo tem por objetivo analisar reflexivamente em que perspectivas conceituais os trabalhos de pesquisa (de um grupo de pesquisa específico) em Educação Matemática tem sido produzidos. Em especial, e particularmente, analisar como se tem conduzido suas investigações em história da [educação] matemática. A ideia é explicar o como de tal produção, com a prerrogativa de que, nesse movimento, as questões filosóficas do por que fazer, direcionadas aos seus aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos, vão sendo abarcadas. Aspectos que atravessam, em linhas gerais, problematizações em torno do o que é isto e como conhecer isto que é a história da educação matemática, e que perpassam, ainda e também, as problematizações dessa mesma natureza nos campos disciplinarizados que, de maneira caótica e difusa, a constituem: história, educação, matemática.2019-12-09T15:18:51Z2019-12-09T15:18:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202574Machado, Rosilene BeatrizFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:18:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202574Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:18:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática] |
title |
Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática] |
spellingShingle |
Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática] Machado, Rosilene Beatriz História Educação Matemática Filosofia |
title_short |
Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática] |
title_full |
Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática] |
title_fullStr |
Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática] |
title_full_unstemmed |
Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática] |
title_sort |
Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática] |
author |
Machado, Rosilene Beatriz |
author_facet |
Machado, Rosilene Beatriz Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Rosilene Beatriz Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Educação Matemática Filosofia |
topic |
História Educação Matemática Filosofia |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar reflexivamente em que perspectivas conceituais os trabalhos de pesquisa (de um grupo de pesquisa específico) em Educação Matemática tem sido produzidos. Em especial, e particularmente, analisar como se tem conduzido suas investigações em história da [educação] matemática. A ideia é explicar o como de tal produção, com a prerrogativa de que, nesse movimento, as questões filosóficas do por que fazer, direcionadas aos seus aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos, vão sendo abarcadas. Aspectos que atravessam, em linhas gerais, problematizações em torno do o que é isto e como conhecer isto que é a história da educação matemática, e que perpassam, ainda e também, as problematizações dessa mesma natureza nos campos disciplinarizados que, de maneira caótica e difusa, a constituem: história, educação, matemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-12-09T15:18:51Z 2019-12-09T15:18:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202574 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652342211379200 |