Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosilene Beatriz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202574
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar reflexivamente em que perspectivas conceituais os trabalhos de pesquisa (de um grupo de pesquisa específico) em Educação Matemática tem sido produzidos. Em especial, e particularmente, analisar como se tem conduzido suas investigações em história da [educação] matemática. A ideia é explicar o como de tal produção, com a prerrogativa de que, nesse movimento, as questões filosóficas do por que fazer, direcionadas aos seus aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos, vão sendo abarcadas. Aspectos que atravessam, em linhas gerais, problematizações em torno do o que é isto e como conhecer isto que é a história da educação matemática, e que perpassam, ainda e também, as problematizações dessa mesma natureza nos campos disciplinarizados que, de maneira caótica e difusa, a constituem: história, educação, matemática.
id UFSC_2ebba9ee6a5e2bad8d433d34b5e35b38
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202574
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]HistóriaEducação MatemáticaFilosofiaEste artigo tem por objetivo analisar reflexivamente em que perspectivas conceituais os trabalhos de pesquisa (de um grupo de pesquisa específico) em Educação Matemática tem sido produzidos. Em especial, e particularmente, analisar como se tem conduzido suas investigações em história da [educação] matemática. A ideia é explicar o como de tal produção, com a prerrogativa de que, nesse movimento, as questões filosóficas do por que fazer, direcionadas aos seus aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos, vão sendo abarcadas. Aspectos que atravessam, em linhas gerais, problematizações em torno do o que é isto e como conhecer isto que é a história da educação matemática, e que perpassam, ainda e também, as problematizações dessa mesma natureza nos campos disciplinarizados que, de maneira caótica e difusa, a constituem: história, educação, matemática.2019-12-09T15:18:51Z2019-12-09T15:18:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202574Machado, Rosilene BeatrizFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:18:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202574Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:18:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]
title Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]
spellingShingle Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]
Machado, Rosilene Beatriz
História
Educação Matemática
Filosofia
title_short Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]
title_full Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]
title_fullStr Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]
title_full_unstemmed Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]
title_sort Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]
author Machado, Rosilene Beatriz
author_facet Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação Matemática
Filosofia
topic História
Educação Matemática
Filosofia
description Este artigo tem por objetivo analisar reflexivamente em que perspectivas conceituais os trabalhos de pesquisa (de um grupo de pesquisa específico) em Educação Matemática tem sido produzidos. Em especial, e particularmente, analisar como se tem conduzido suas investigações em história da [educação] matemática. A ideia é explicar o como de tal produção, com a prerrogativa de que, nesse movimento, as questões filosóficas do por que fazer, direcionadas aos seus aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos, vão sendo abarcadas. Aspectos que atravessam, em linhas gerais, problematizações em torno do o que é isto e como conhecer isto que é a história da educação matemática, e que perpassam, ainda e também, as problematizações dessa mesma natureza nos campos disciplinarizados que, de maneira caótica e difusa, a constituem: história, educação, matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-09T15:18:51Z
2019-12-09T15:18:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202574
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652342211379200