Análise do efeito aerodinâmico gerado em um ônibus rodoviário decorrente da substituição dos espelhos retrovisores externos por câmeras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223506 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
id |
UFSC_2ebe78a7751c76f27d458252ad692f64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/223506 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise do efeito aerodinâmico gerado em um ônibus rodoviário decorrente da substituição dos espelhos retrovisores externos por câmerasAerodinâmicaCoeficiente de arrastoEconomia de combustívelÔnibus rodoviárioTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo avaliar a redução no arrasto aerodinâmico gerado decorrente da substituição dos espelhos retrovisores externos por câmeras em um ônibus rodoviário. Um sistema de câmeras externas e displays internos podem ser utilizados para suprir a necessidade dos espelhos retrovisores. Foram realizadas simulações numeradas das geometrias propostas para cada configuração do ônibus, com o intuito de analisar e comparar os escoamentos encontrados e identificar uma redução significativa na resistência aerodinâmica. Além disso, esperava-se encontrar outros fatores que incentivassem a substituição dos espelhos retrovisores, entre eles é possível citar a diminuição da emissão de poluentes, a redução de pontos cegos para o motorista e a eliminação de deposição de sujeira nas janelas laterais do veículo. Os resultados foram apresentados em formato de tabelas, gráficos e imagens que posteriormente foram usados como base de cálculo chegando a uma economia de combustível de 2,09% para o ônibus com câmeras. Ainda, foi realizada uma análise de custo-benefício, concluindo que o custo para a implementação do conjunto de câmeras se pagaria em 5,21 anos através da redução dos gastos com combustível.Joinville, SCCancino, Leonel RinconUniversidade Federal de Santa CatarinaBrück, Leonardo José2021-05-20T21:38:52Z2021-05-20T21:38:52Z2021-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223506info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-20T21:38:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223506Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-20T21:38:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do efeito aerodinâmico gerado em um ônibus rodoviário decorrente da substituição dos espelhos retrovisores externos por câmeras |
title |
Análise do efeito aerodinâmico gerado em um ônibus rodoviário decorrente da substituição dos espelhos retrovisores externos por câmeras |
spellingShingle |
Análise do efeito aerodinâmico gerado em um ônibus rodoviário decorrente da substituição dos espelhos retrovisores externos por câmeras Brück, Leonardo José Aerodinâmica Coeficiente de arrasto Economia de combustível Ônibus rodoviário |
title_short |
Análise do efeito aerodinâmico gerado em um ônibus rodoviário decorrente da substituição dos espelhos retrovisores externos por câmeras |
title_full |
Análise do efeito aerodinâmico gerado em um ônibus rodoviário decorrente da substituição dos espelhos retrovisores externos por câmeras |
title_fullStr |
Análise do efeito aerodinâmico gerado em um ônibus rodoviário decorrente da substituição dos espelhos retrovisores externos por câmeras |
title_full_unstemmed |
Análise do efeito aerodinâmico gerado em um ônibus rodoviário decorrente da substituição dos espelhos retrovisores externos por câmeras |
title_sort |
Análise do efeito aerodinâmico gerado em um ônibus rodoviário decorrente da substituição dos espelhos retrovisores externos por câmeras |
author |
Brück, Leonardo José |
author_facet |
Brück, Leonardo José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cancino, Leonel Rincon Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brück, Leonardo José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aerodinâmica Coeficiente de arrasto Economia de combustível Ônibus rodoviário |
topic |
Aerodinâmica Coeficiente de arrasto Economia de combustível Ônibus rodoviário |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-20T21:38:52Z 2021-05-20T21:38:52Z 2021-05-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223506 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
56 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652287084593152 |