A contribuição da ergonomia no registro e prevenção das LER/DORT em centrais de atendimento: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81885 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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A contribuição da ergonomia no registro e prevenção das LER/DORT em centrais de atendimento: um estudo de casoEngenharia de produçãoEstudo de casosTranstornos Traumáticos CumulativosDoenças profissionaisErgonomiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente estudo originou-se da verificação de uma alta incidência de doenças profissionais em atendentes de centrais de atendimento. Como base da pesquisa foi estudada uma central específica de um setor de telecomunicações com recomendações ergonômicas pretensamente adequadas quanto ao espaço físico e mobiliário, mas com quadros de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou, atualmente, Doenças Ósteo-Musculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) em seus funcionários, doença que é a que mais acomete essa categoria de trabalhadores. Buscando elucidar melhor essa problemática, foi necessário efetuar um estudo referente ao serviço do teleatendimento, à ergonomia e a LER/DORT evidenciando aspectos de seu conceito, classificação, fatores etiológicos, diagnóstico, estágios evolutivos, prevenção, recursos terapêuticos e condutas. Ainda foi realizado um estudo sobre a legislação e a estatística dessa doença, principalmente no Brasil, buscando também fundamentar as bases de uma implantação ergonômica adequada para esse tipo de serviço, tão comum hoje em dia. Como resultado deste processo, buscou-se então organizar uma série de recomendações gerais para um setor de teleatendimento, visando otimizar o seu processo produtivo, com uma melhor qualidade de vida para seus funcionários.Florianópolis, SCMerino, Eugenio Andreas DiazUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Vanda Cristina Galvão2012-10-19T08:50:33Z2012-10-19T08:50:33Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 104 f.| il., tabs., grafs.application/pdf185809http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81885porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-04T20:45:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81885Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-04T20:45:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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