COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINO
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE, PAIVA, KELY CESAR MARTINS DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230257
Resumo: A inserção das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no processo de ensino-aprendizagem, influenciou a necessidade de discutir o papel do docente frente as novas demandas de trabalho, entre essas demandas, discutimos o desenvolvimento das Competências Digitais para o ensino superior, com o propósito de promover o ensino de qualidade. As competências digitais (CDs) permitem que os indivíduos tomem decisões acertadas para enfrentar os problemas em qualquer área dos ambientes de aprendizagem, seja pessoal, profissional ou social (RADA; VIDAL; CERVERA, 2011). Ao explorar o tema Competências Digitais para a docência no ensino superior, objetivo deste ensaio teórico, refletimos que o conceito ainda é amplo e permanece em processo de construção, como também é evidenciado a formação continua desses profissionais, por meio competências especificas na atuação docente. Por fim, apresentamos as principais políticas educacionais que contribuíram para a expansão do ensino mediado pelas tecnologias digitais, no qual reforçamos o papel da gestão universitária na promoção das condições e estratégias necessárias para esse contexto.
id UFSC_2efa30026456b22785927e4eaee90ff9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230257
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMAA inserção das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no processo de ensino-aprendizagem, influenciou a necessidade de discutir o papel do docente frente as novas demandas de trabalho, entre essas demandas, discutimos o desenvolvimento das Competências Digitais para o ensino superior, com o propósito de promover o ensino de qualidade. As competências digitais (CDs) permitem que os indivíduos tomem decisões acertadas para enfrentar os problemas em qualquer área dos ambientes de aprendizagem, seja pessoal, profissional ou social (RADA; VIDAL; CERVERA, 2011). Ao explorar o tema Competências Digitais para a docência no ensino superior, objetivo deste ensaio teórico, refletimos que o conceito ainda é amplo e permanece em processo de construção, como também é evidenciado a formação continua desses profissionais, por meio competências especificas na atuação docente. Por fim, apresentamos as principais políticas educacionais que contribuíram para a expansão do ensino mediado pelas tecnologias digitais, no qual reforçamos o papel da gestão universitária na promoção das condições e estratégias necessárias para esse contexto.INPEAU/UFSC2021-12-03T18:06:56Z2021-12-03T18:06:56Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230257SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINOMENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DEPAIVA, KELY CESAR MARTINS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T18:06:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230257Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T18:06:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA
title COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA
spellingShingle COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA
SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINO
title_short COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA
title_full COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA
title_fullStr COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA
title_sort COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA
author SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINO
author_facet SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINO
MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
PAIVA, KELY CESAR MARTINS DE
author_role author
author2 MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
PAIVA, KELY CESAR MARTINS DE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINO
MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
PAIVA, KELY CESAR MARTINS DE
description A inserção das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no processo de ensino-aprendizagem, influenciou a necessidade de discutir o papel do docente frente as novas demandas de trabalho, entre essas demandas, discutimos o desenvolvimento das Competências Digitais para o ensino superior, com o propósito de promover o ensino de qualidade. As competências digitais (CDs) permitem que os indivíduos tomem decisões acertadas para enfrentar os problemas em qualquer área dos ambientes de aprendizagem, seja pessoal, profissional ou social (RADA; VIDAL; CERVERA, 2011). Ao explorar o tema Competências Digitais para a docência no ensino superior, objetivo deste ensaio teórico, refletimos que o conceito ainda é amplo e permanece em processo de construção, como também é evidenciado a formação continua desses profissionais, por meio competências especificas na atuação docente. Por fim, apresentamos as principais políticas educacionais que contribuíram para a expansão do ensino mediado pelas tecnologias digitais, no qual reforçamos o papel da gestão universitária na promoção das condições e estratégias necessárias para esse contexto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T18:06:56Z
2021-12-03T18:06:56Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230257
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652301778288640