COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230257 |
Resumo: | A inserção das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no processo de ensino-aprendizagem, influenciou a necessidade de discutir o papel do docente frente as novas demandas de trabalho, entre essas demandas, discutimos o desenvolvimento das Competências Digitais para o ensino superior, com o propósito de promover o ensino de qualidade. As competências digitais (CDs) permitem que os indivíduos tomem decisões acertadas para enfrentar os problemas em qualquer área dos ambientes de aprendizagem, seja pessoal, profissional ou social (RADA; VIDAL; CERVERA, 2011). Ao explorar o tema Competências Digitais para a docência no ensino superior, objetivo deste ensaio teórico, refletimos que o conceito ainda é amplo e permanece em processo de construção, como também é evidenciado a formação continua desses profissionais, por meio competências especificas na atuação docente. Por fim, apresentamos as principais políticas educacionais que contribuíram para a expansão do ensino mediado pelas tecnologias digitais, no qual reforçamos o papel da gestão universitária na promoção das condições e estratégias necessárias para esse contexto. |
id |
UFSC_2efa30026456b22785927e4eaee90ff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230257 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMAA inserção das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no processo de ensino-aprendizagem, influenciou a necessidade de discutir o papel do docente frente as novas demandas de trabalho, entre essas demandas, discutimos o desenvolvimento das Competências Digitais para o ensino superior, com o propósito de promover o ensino de qualidade. As competências digitais (CDs) permitem que os indivíduos tomem decisões acertadas para enfrentar os problemas em qualquer área dos ambientes de aprendizagem, seja pessoal, profissional ou social (RADA; VIDAL; CERVERA, 2011). Ao explorar o tema Competências Digitais para a docência no ensino superior, objetivo deste ensaio teórico, refletimos que o conceito ainda é amplo e permanece em processo de construção, como também é evidenciado a formação continua desses profissionais, por meio competências especificas na atuação docente. Por fim, apresentamos as principais políticas educacionais que contribuíram para a expansão do ensino mediado pelas tecnologias digitais, no qual reforçamos o papel da gestão universitária na promoção das condições e estratégias necessárias para esse contexto.INPEAU/UFSC2021-12-03T18:06:56Z2021-12-03T18:06:56Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230257SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINOMENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DEPAIVA, KELY CESAR MARTINS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T18:06:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230257Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T18:06:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA |
title |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA |
spellingShingle |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINO |
title_short |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA |
title_full |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA |
title_fullStr |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA |
title_sort |
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE O TEMA |
author |
SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINO |
author_facet |
SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINO MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE PAIVA, KELY CESAR MARTINS DE |
author_role |
author |
author2 |
MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE PAIVA, KELY CESAR MARTINS DE |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOARES, NAHUAN ALAFF VIRGINO MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE PAIVA, KELY CESAR MARTINS DE |
description |
A inserção das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no processo de ensino-aprendizagem, influenciou a necessidade de discutir o papel do docente frente as novas demandas de trabalho, entre essas demandas, discutimos o desenvolvimento das Competências Digitais para o ensino superior, com o propósito de promover o ensino de qualidade. As competências digitais (CDs) permitem que os indivíduos tomem decisões acertadas para enfrentar os problemas em qualquer área dos ambientes de aprendizagem, seja pessoal, profissional ou social (RADA; VIDAL; CERVERA, 2011). Ao explorar o tema Competências Digitais para a docência no ensino superior, objetivo deste ensaio teórico, refletimos que o conceito ainda é amplo e permanece em processo de construção, como também é evidenciado a formação continua desses profissionais, por meio competências especificas na atuação docente. Por fim, apresentamos as principais políticas educacionais que contribuíram para a expansão do ensino mediado pelas tecnologias digitais, no qual reforçamos o papel da gestão universitária na promoção das condições e estratégias necessárias para esse contexto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T18:06:56Z 2021-12-03T18:06:56Z 2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-08-0 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230257 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-08-0 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652301778288640 |