Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daiana de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25868
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Curso de Biblioteconomia.
id UFSC_2f450f377fc01dea6f21d5c1d9bbd1da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/25868
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da LuzBiblioterapiaComponentes biblioterapêuticosLiteratura infantilLeituraNarraçãoDramatizaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Curso de Biblioteconomia.Este estudo buscou aprimorar o conhecimento da acadêmica acerca da biblioterapia e a disseminação do assunto na área da Biblioteconomia. O objetivo geral foi aplicar a atividade biblioterapêutica na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, especificamente com os alunos do primeiro ano, com idade entre 6 e 7 anos. Os objetivos específicos foram: proporcionar a catarse; favorecer a identificação com os personagens ficcionais; estimular a criatividade e a imaginação; proporcionar lazer e diversão; favorecer o riso, tendo como auxílio atividades lúdicas que estimulam os efeitos terapêuticos. A revisão de literatura abordou os temas como a Literatura Infantil, Biblioterapia (histórico, objetivos e componentes biblioterapêuticos) e por fim as modalidades de aplicação da biblioterapia (leitura, narração e dramatização). Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa foram: pesquisa descritiva, pesquisa bibliográfica, estudo de caso, pesquisa de campo e a observação direta intensiva. Por último, descreveu-se as dez sessões realizadas com a turma do primeiro ano identificando o alcance dos objetivos, bem como relatou-se as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho. Concluiu-se que as atividades biblioterapêuticas contribuíram para as crianças da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, proporcionando o envolvimento com os vários tipos de textos literários. As crianças também puderam realizar atividades de recreação que permitiram uma interpretação mais ampla dos textos utilizados, auxiliando no estímulo à criatividade.This study aimed to improve knowledge about the academic and the spread of bibliotherapy in the subject area of librarianship. The general purpose was to put in pratice the library-therapeutic activity at Municipal Primary School Luiz Cândido da Luz, especifically with the 6-7 years old first grade students. The specific purposes were: To provide catharsis; help identification with fictional characters; stimulate criativity and imagination; promote leisure e entertenmeint; support laughter, assisted by playful activities that stimulates therapeutic effects. The literary revision approached themes such as Children’s Literature, Library-Therapy (history, purposes and library-therapeutic components) and also the kinds of library-therapy practices (reading, narrative, dramatization). The methodological procedures used in this research were: descriptive research, literature research, case study, filed research, intensive direct observation. At last, was described the ten sessions performed with the first grade class, identifying the reach of the goals, and reported the difficults found doing this work. It was concluded that the library-therapeutic activities helped the children of the Municipal Primary School Luiz Cândido da Luz, promoting the involvement with several types of literature. The kids also did recreation activities that allowed a wider interpretation of the texts used, supporting the stimulation of criativity.Caldin, Clarice FortkampUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Daiana de2012-09-15T01:45:32Z2012-09-15T01:45:32Z2012-06-222012-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 p.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25868Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T03:28:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25868Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T03:28:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz
title Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz
spellingShingle Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz
Lima, Daiana de
Biblioterapia
Componentes biblioterapêuticos
Literatura infantil
Leitura
Narração
Dramatização
title_short Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz
title_full Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz
title_fullStr Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz
title_full_unstemmed Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz
title_sort Aplicação da biblioterapia na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz
author Lima, Daiana de
author_facet Lima, Daiana de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldin, Clarice Fortkamp
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daiana de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioterapia
Componentes biblioterapêuticos
Literatura infantil
Leitura
Narração
Dramatização
topic Biblioterapia
Componentes biblioterapêuticos
Literatura infantil
Leitura
Narração
Dramatização
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Curso de Biblioteconomia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-15T01:45:32Z
2012-09-15T01:45:32Z
2012-06-22
2012-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25868
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652264368242688