Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao item
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234662 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2022. |
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Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao itemEngenharia de produçãoCompetências essenciaisEmpreendedorismoTeoria da Resposta do ÍtemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2022.As instituições de ensino, ao longo do tempo, vem desempenhando diversos papéis, como ensinar, produzir conhecimentos, criar inovações, ser empreendedora e transferir tecnologias para a sociedade. Assim, o relacionamento professor-aluno é mais complexo e exigente do que em época anteriores. As implicações disso são discussões sobre o novo papel do/a professor/a, métodos e ferramentas que devem ser aplicados em sala de aula para facilitar o processo de ensino-aprendizagem das habilidades necessárias no século 21. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma escala para medir competência relacionada à transmissão de conceitos no âmbito do empreendedorismo. Um questionário foi desenvolvido utilizando procedimentos teóricos, experimentais e analíticos. As etapas do procedimento teórico, compreendem a explicação da teoria através de uma revisão integrativa que resultou no modelo conceitual e posteriormente no desenvolvimento dos itens. Esses itens foram submetidos a análises semântica e de conteúdo. Nos procedimentos experimentais foi delimitada a população alvo e realizada a coleta de dados. Nos procedimentos analíticos, foram realizadas análises estatísticas em relação à dimensionalidade do instrumento. Para testar a validade e consistência interna dos itens, foi utilizado o Modelo de Resposta Gradual de Samejima da Teoria da Resposta ao Item. Para interpretação da escala, foram definidos seis níveis na escala, a saber: inicial, básico, elementar, essencial, intermediário e avançado. Os resultados mostraram evidências de validade para um instrumento com 30 itens, com potencial para auxiliar as instituições de ensino na elaboração de ações educacionais que poderão identificar e caracterizar o perfil do/a professor/a, possibilitando o desenvolvimento e incentivo à inovação e à criatividade para proposta de criação ou reformulação de currículos.Abstract: Educational institutions, over time, have been playing different roles, such as teaching, producing knowledge, creating innovations, being entrepreneurial and transferring technologies to society. Thus, the teacher-student relationship is more complex and demanding than in previous times. The implications of this are discussions about the new role of the teacher, methods and tools that should be applied in the classroom to facilitate the teaching-learning process of the skills needed in the 21st century. This study aimed to develop a scale to measure competence related to the transmission of concepts in the scope of entrepreneurship. A questionnaire was developed using theoretical, experimental and analytical procedures. The steps of the theoretical procedure comprise the explanation of the theory through an integrative review that resulted in the conceptual model and later in the development of the items. These items were submitted to semantic and content analysis. In the experimental procedures, the target population was defined and data collection was performed. In the analytical procedures, statistical analyzes were performed in relation to the dimensionality of the instrument. To test the validity and internal consistency of the items, the Samejima Graded Response Model from the Item Response Theory was used. For interpretation of the scale, six levels were defined in the scale, namely: initial, basic, elementary, essential, intermediate and advanced. The results showed evidence of validity for an instrument with 30 items, with the potential to help educational institutions in the elaboration of educational actions that will be able to identify and characterize the teacher's profile, enabling the development and encouragement of innovation and creativity. for the creation or reformulation of curricula.Bornia, Antonio CezarUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Thayanne Alves2022-05-19T14:45:33Z2022-05-19T14:45:33Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis184 p.| il., gráfs.application/pdf375929https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234662porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:45:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234662Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:45:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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