Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Thayanne Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234662
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2022.
id UFSC_2f5a08746375b197fc3ddb29f258da10
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234662
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao itemEngenharia de produçãoCompetências essenciaisEmpreendedorismoTeoria da Resposta do ÍtemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2022.As instituições de ensino, ao longo do tempo, vem desempenhando diversos papéis, como ensinar, produzir conhecimentos, criar inovações, ser empreendedora e transferir tecnologias para a sociedade. Assim, o relacionamento professor-aluno é mais complexo e exigente do que em época anteriores. As implicações disso são discussões sobre o novo papel do/a professor/a, métodos e ferramentas que devem ser aplicados em sala de aula para facilitar o processo de ensino-aprendizagem das habilidades necessárias no século 21. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma escala para medir competência relacionada à transmissão de conceitos no âmbito do empreendedorismo. Um questionário foi desenvolvido utilizando procedimentos teóricos, experimentais e analíticos. As etapas do procedimento teórico, compreendem a explicação da teoria através de uma revisão integrativa que resultou no modelo conceitual e posteriormente no desenvolvimento dos itens. Esses itens foram submetidos a análises semântica e de conteúdo. Nos procedimentos experimentais foi delimitada a população alvo e realizada a coleta de dados. Nos procedimentos analíticos, foram realizadas análises estatísticas em relação à dimensionalidade do instrumento. Para testar a validade e consistência interna dos itens, foi utilizado o Modelo de Resposta Gradual de Samejima da Teoria da Resposta ao Item. Para interpretação da escala, foram definidos seis níveis na escala, a saber: inicial, básico, elementar, essencial, intermediário e avançado. Os resultados mostraram evidências de validade para um instrumento com 30 itens, com potencial para auxiliar as instituições de ensino na elaboração de ações educacionais que poderão identificar e caracterizar o perfil do/a professor/a, possibilitando o desenvolvimento e incentivo à inovação e à criatividade para proposta de criação ou reformulação de currículos.Abstract: Educational institutions, over time, have been playing different roles, such as teaching, producing knowledge, creating innovations, being entrepreneurial and transferring technologies to society. Thus, the teacher-student relationship is more complex and demanding than in previous times. The implications of this are discussions about the new role of the teacher, methods and tools that should be applied in the classroom to facilitate the teaching-learning process of the skills needed in the 21st century. This study aimed to develop a scale to measure competence related to the transmission of concepts in the scope of entrepreneurship. A questionnaire was developed using theoretical, experimental and analytical procedures. The steps of the theoretical procedure comprise the explanation of the theory through an integrative review that resulted in the conceptual model and later in the development of the items. These items were submitted to semantic and content analysis. In the experimental procedures, the target population was defined and data collection was performed. In the analytical procedures, statistical analyzes were performed in relation to the dimensionality of the instrument. To test the validity and internal consistency of the items, the Samejima Graded Response Model from the Item Response Theory was used. For interpretation of the scale, six levels were defined in the scale, namely: initial, basic, elementary, essential, intermediate and advanced. The results showed evidence of validity for an instrument with 30 items, with the potential to help educational institutions in the elaboration of educational actions that will be able to identify and characterize the teacher's profile, enabling the development and encouragement of innovation and creativity. for the creation or reformulation of curricula.Bornia, Antonio CezarUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Thayanne Alves2022-05-19T14:45:33Z2022-05-19T14:45:33Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis184 p.| il., gráfs.application/pdf375929https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234662porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:45:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234662Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:45:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao item
title Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao item
spellingShingle Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao item
Ferreira, Thayanne Alves
Engenharia de produção
Competências essenciais
Empreendedorismo
Teoria da Resposta do Ítem
title_short Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao item
title_full Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao item
title_fullStr Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao item
title_full_unstemmed Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao item
title_sort Medida das competências dos docentes para transmitir conceitos relacionados ao empreendedorismo por meio da teoria da resposta ao item
author Ferreira, Thayanne Alves
author_facet Ferreira, Thayanne Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bornia, Antonio Cezar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Thayanne Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Competências essenciais
Empreendedorismo
Teoria da Resposta do Ítem
topic Engenharia de produção
Competências essenciais
Empreendedorismo
Teoria da Resposta do Ítem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-19T14:45:33Z
2022-05-19T14:45:33Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 375929
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234662
identifier_str_mv 375929
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 184 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651908454285312