A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87100 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_2f6615b91a8fa5b4d6f6fea9e387deff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87100 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizaçõesEngenharia de produçãoGestão de designModelosCompetitividadeEstrutura organizacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta tese tem por objetivo apresentar o design como uma estratégia para organizações que buscam a inovação e diferenciação, em meio a inúmeras ações de competitividade, num modelo de Gestão de Design integrado a uma estrutura organizacional que visa uma percepção positiva da imagem da empresa pelo público. Para a obtenção do modelo, foi necessária uma fundamentação teórica sobre a gestão em organizações, que possibilitou uma visão do processo administrativo e estruturas organizacionais; do design, caracterizando suas atividades, aplicações e mutações da demanda, que passa de uma abordagem econômica a uma abordagem gerencial estratégica; e, finalmente, as ligações de convergência entre as duas áreas. O trabalho partiu do pressuposto de que o Design, incorporado na estrutura organizacional de uma empresa por meio da Gestão de Design e integrado com as demais unidades de negócios, fortalece seus objetivos e suas estratégias de vantagem competitiva, assim como a imagem percebida pelo público. Este pressuposto visou o esclarecimento da questão central, que é: como a Gestão de Design pode ser implementada em organizações para se tornar uma estratégia competitiva, ou como o design pode ser utilizado para ser uma estratégia. O estudo permitiu compreender diversas estratégias utilizadas pelas organizações e entre elas o design, ainda pouco utilizado como ferramenta competitiva; bem como sua forma de utilização pelas empresas: a) na percepção da imagem corporativa; b) no processo produtivo; c) nas questões sociais; d) na exportação; e) na tecnologia. Pode, ainda, ser utilizado na implantação de programas de qualidade e estratégias de inovação, sendo uma das chaves para a interação de qualquer natureza de interface com o beneficiário da oferta. O modelo é uma ferramenta de Gestão de Design que demonstra os resultados da integração do design com outras unidades organizacionais, descreve seu papel e contribui para uma visualização efetiva e prática do seu aproveitamento pelos empresários em uma estrutura organizacional.Florianópolis, SCMerino, Eugenio Andreas DiazUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Rosane Fonseca de Freitas2012-10-21T14:41:54Z2012-10-21T14:41:54Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxviii, 187 f.| il.application/pdf208973http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87100porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T13:38:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87100Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T13:38:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações |
title |
A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações |
spellingShingle |
A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações Martins, Rosane Fonseca de Freitas Engenharia de produção Gestão de design Modelos Competitividade Estrutura organizacional |
title_short |
A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações |
title_full |
A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações |
title_fullStr |
A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações |
title_full_unstemmed |
A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações |
title_sort |
A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações |
author |
Martins, Rosane Fonseca de Freitas |
author_facet |
Martins, Rosane Fonseca de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Merino, Eugenio Andreas Diaz Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Rosane Fonseca de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Gestão de design Modelos Competitividade Estrutura organizacional |
topic |
Engenharia de produção Gestão de design Modelos Competitividade Estrutura organizacional |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T14:41:54Z 2012-10-21T14:41:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
208973 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87100 |
identifier_str_mv |
208973 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xviii, 187 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652327128662016 |