Os gibis da turma da mônica como apoio para o letramento e a alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarezi, Daniela Jeremias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197008
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_2f700bd7cee2cf68f3be2487fdc4e36c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197008
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os gibis da turma da mônica como apoio para o letramento e a alfabetizaçãoAlfabetizaçãoletramentohistórias em quadrinhosTurma da MônicaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho tem como tema o potencial das histórias em quadrinhos, e especialmente dos gibis da Turma da Mônica, como apoio para a alfabetização e o letramento, e seu objetivo geral é apontar as possibilidades de utilização destes materiais como aliados para a aprendizagem das crianças nesta área. Como referências teóricas, o trabalho baseia-se nos conceitos de alfabetização e letramento estudados no Curso de Pedagogia, na abordagem dos Estudos Culturais quanto à relação entre a educação e os artefatos da cultura de massa, e em estudos sobre as histórias em quadrinhos. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em artigos e livros acadêmicos e em outras obras acerca da utilização das histórias em quadrinhos e particularmente nos gibis da Turma da Mônica por docentes. Do estudo constatou-se que, apesar de ter havido um tempo em que estes materiais não eram bem vistos em sala de aula, ultimamente os professores têm utilizado as histórias em quadrinhos como grandes aliados no processo de alfabetização e letramento das crianças. Verificou-se que diversas são as formas com que os gibis da Turma da Mônica podem ser utilizados em sala de aula de maneira produtiva, contribuindo para maior facilidade na aprendizagem. As HQs da Turma da Mônica podem motivar os alunos a realizar suas leituras, e introduzir assuntos relevantes para discussão em sala de aula, enriquecendo a dimensão do letramento.This work has as its theme the potential of comics, especially comic books of Turma da Monica, as support for literacy, and its main objective is to point out the possibilities of using these materials as allies for child education in this area. As theoretical references, the work is based on the concepts of literacy studied in the School of Education, on the Cultural Studies’ approach to the connection between education and mass culture artifacts, and on studies about comics. To achieve the goal, a bibliographic research was conducted, based on academic articles, books and other works about the use of comics and particularly of Turma da Monica’s comic books by teachers. From the study it was found that, although there was a time when these materials were not well received in the classroom, teachers have lately used comics as major allies in the process of developing children's literacy. It was found that many are the ways by which comic books of Turma da Monica can be used productively in the classroom, stimulating and contributing to greater ease in learning. The stories of Turma da Monica can motivate students to perform readings, increase children's creativity and introduce relevant issues for discussion in the classroom, enriching dimensions of literacy.Florianópolis, SCGirardello, Gilka Elvira PonziUniversidade Federal de Santa CatarinaGuarezi, Daniela Jeremias2019-06-28T13:44:34Z2019-06-28T13:44:34Z2016-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197008info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-06-28T13:44:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197008Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-28T13:44:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os gibis da turma da mônica como apoio para o letramento e a alfabetização
title Os gibis da turma da mônica como apoio para o letramento e a alfabetização
spellingShingle Os gibis da turma da mônica como apoio para o letramento e a alfabetização
Guarezi, Daniela Jeremias
Alfabetização
letramento
histórias em quadrinhos
Turma da Mônica
title_short Os gibis da turma da mônica como apoio para o letramento e a alfabetização
title_full Os gibis da turma da mônica como apoio para o letramento e a alfabetização
title_fullStr Os gibis da turma da mônica como apoio para o letramento e a alfabetização
title_full_unstemmed Os gibis da turma da mônica como apoio para o letramento e a alfabetização
title_sort Os gibis da turma da mônica como apoio para o letramento e a alfabetização
author Guarezi, Daniela Jeremias
author_facet Guarezi, Daniela Jeremias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Guarezi, Daniela Jeremias
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
letramento
histórias em quadrinhos
Turma da Mônica
topic Alfabetização
letramento
histórias em quadrinhos
Turma da Mônica
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-09
2019-06-28T13:44:34Z
2019-06-28T13:44:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197008
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652320307675136