Arquitetura escolar e as novas demandas da educação: complexo educacional e comunitário em Florianópolis - Ingleses do Rio Vermelho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Vanessa Cadore
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245001
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Arquitetura.
id UFSC_2f80cfd23bd81fd815643dcb00cdb3e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245001
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Arquitetura escolar e as novas demandas da educação: complexo educacional e comunitário em Florianópolis - Ingleses do Rio VermelhoeducaçãoarquiteturaescolaringlesescomunitárioTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Arquitetura.O trabalho se propõe a apresentar uma arquitetura que permita uma reflexão a respeito da incompatibilidade dos padrões tradicionais de ensino e as novas demandas da educação por meio de um projeto arquitetônico para a cidade de Florianópolis, no distrito do Ingleses do Rio Vermelho, no norte da Ilha. Em uma cidade que continua a crescer e se desenvolver, os distritos localizados na porção norte da cidade foram submetidos a intensos processos de urbanização e crescimento populacional, conjunto de transformações que surge em diversas localidades como um potencializador do caos social observado pelos moradores, com o crescimento da violência, com o enfraquecimento da sociabilidade, do caráter comunitário e da consciência de memória coletiva. Compreendendo que o espaço e a educação podem ser no processo de desenvolvimento dessas possibilidades e também de valorização da identidade, o projeto se constrói a partir da crescente demanda por vagas na educação primária na região tendo em mente as dificuldades dos estudantes no atual contexto da educação brasileira, estruturada de maneira impeditiva ao desejo de transformar a realidade em que se vive.Florianópolis, SC.Edelweiss, Roberta KraheUniversidade Federal de Santa Catarina.Aguiar, Vanessa Cadore2023-03-10T11:08:15Z2023-03-10T11:08:15Z2023-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245001Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-03-10T11:08:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245001Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-10T11:08:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura escolar e as novas demandas da educação: complexo educacional e comunitário em Florianópolis - Ingleses do Rio Vermelho
title Arquitetura escolar e as novas demandas da educação: complexo educacional e comunitário em Florianópolis - Ingleses do Rio Vermelho
spellingShingle Arquitetura escolar e as novas demandas da educação: complexo educacional e comunitário em Florianópolis - Ingleses do Rio Vermelho
Aguiar, Vanessa Cadore
educação
arquitetura
escolar
ingleses
comunitário
title_short Arquitetura escolar e as novas demandas da educação: complexo educacional e comunitário em Florianópolis - Ingleses do Rio Vermelho
title_full Arquitetura escolar e as novas demandas da educação: complexo educacional e comunitário em Florianópolis - Ingleses do Rio Vermelho
title_fullStr Arquitetura escolar e as novas demandas da educação: complexo educacional e comunitário em Florianópolis - Ingleses do Rio Vermelho
title_full_unstemmed Arquitetura escolar e as novas demandas da educação: complexo educacional e comunitário em Florianópolis - Ingleses do Rio Vermelho
title_sort Arquitetura escolar e as novas demandas da educação: complexo educacional e comunitário em Florianópolis - Ingleses do Rio Vermelho
author Aguiar, Vanessa Cadore
author_facet Aguiar, Vanessa Cadore
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edelweiss, Roberta Krahe
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Vanessa Cadore
dc.subject.por.fl_str_mv educação
arquitetura
escolar
ingleses
comunitário
topic educação
arquitetura
escolar
ingleses
comunitário
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Arquitetura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-10T11:08:15Z
2023-03-10T11:08:15Z
2023-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245001
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652413768302592