O custeio-alvo como metodologia para definição e controle dos custos de produtos em desenvolvimento: o caso da indústria automobilística brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84610 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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O custeio-alvo como metodologia para definição e controle dos custos de produtos em desenvolvimento: o caso da indústria automobilística brasileiraEngenharia de produçãoIndustria automobilisticaCustosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O trabalho desenvolvido nessa dissertação aborda técnicas de definição e monitoramento do custo dos novos produtos durante sua fase de desenvolvimento, através da metodologia de custeio-alvo, com maior enfoque nos produtos da indústria automobilística brasileira. Inicialmente, apresenta a metodologia de custeio-alvo tradicional, por meio de revisão da bibliografia pertinente e do estudo de alguns modelos de aplicação nela encontrados. Como ferramentas auxiliares ao custeio-alvo, desenvolve temas como a engenharia e análise de valor e o target setting e apresenta a técnica de decomposição do custo-alvo total do produto em alvos de custo para os sistemas e elementos que o compõem. Em seguida, apresenta um modelo de custeio-alvo utilizado em indústria automobilística específica, que foi objeto de estudo desse trabalho para, então, propor um novo modelo metodológico de definição do custo-alvo dos produtos em desenvolvimento e técnicas para se atingir esse custo-alvo. O modelo proposto toma como base aquele utilizado pela montadora e busca suprir suas deficiências a partir das teorias encontradas na literatura. Apresenta ainda o sistema de monitoramento de custos (cost tracking), que visa a garantir o atingimento do custo-alvo quando do início da fase de produção do novo produto, através de rigoroso controle do custo durante a fase de desenvolvimento. Assim, o monitoramento de custos é apresentado como ferramenta que pode, se não evitar, pelo menos controlar efeitos da inflação sobre os custos, peculiaridade do mercado brasileiro. Procura também validar, pelo menos parcialmente, o modelo proposto, através de simulações de uso com dados numéricos que, por questão de sigilo profissional, foram alterados, mantida, contudo, a possibilidade de se verificar a coerência do modelo proposto em relação às teorias estudadas e se evitar falhas conceituais. This work discusses techniques of cost setting and tracking related to new products along their development phase, through a target-costing methodology with emphasis in the Brazilian auto manufacturer products. Initially it presents the traditional target-costing methodology by revising the pertinent bibliography and studying some application models found on them. As auxiliary tools to the target-costing, it develops some themes such as value engineering and target-setting and presents the technique of the decomposition of the total product target-cost into several targets of sub-systems and elements. In sequence, it presents a target-costing model applied in a specific auto manufacturer that was the object of this work and so proposes a new methodological model of the target-cost setting of new products in the development phase and techniques to reach such target. This proposed model is based on a model used by the mentioned auto manufacturer and try to complete its deficiencies using the theories found in the literature. It presents also the cost-tracking system, that has the objective to assure the target-cost at the start-of-production of a new product through a rigorous cost control along the development phase. Thus, the cost-tracking is presented as a tool which can avoid, or at least control the inflation effects over the costs, a peculiarity of the Brazilian market. It tries also to validate, at least partially, the proposed model, through simulations of use with numerical data that, because of professional sigil, were changed, maintaining however, the possibility of verifying the proposed model coherency with the studied theories and to avoid conceptual failures.Florianópolis, SCKliemann Neto, Francisco JoseUniversidade Federal de Santa CatarinaDe Moro, Wellington Joaquim2012-10-20T10:54:05Z2012-10-20T10:54:05Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138f.| il., grafs., tabs.application/pdf234764http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84610porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T00:27:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84610Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T00:27:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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