Webometria e as relações entre institutos federais de educação e as universidades públicas do sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193906 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018. |
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Webometria e as relações entre institutos federais de educação e as universidades públicas do sul do BrasilCiência da informaçãoWebometriaRedes sociaisUniversidades e faculdades públicasInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.O presente estudo teve por objetivo geral analisar a rede de conexões existentes entre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região sul do Brasil e as universidades públicas da mesma região por meio de menção web em seus websites. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: aferir, por meio de menções web, as conexões existentes entre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região sul do Brasil e as universidades públicas da região sul brasileira; analisar a estrutura da rede de conexões formadas entre essas Instituições de Ensino Superior (IES), por meio da aplicação da Análise de Redes Sociais (ARS) e, avaliar qualitativamente as conexões de maior representatividade de cada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no que diz respeito ao contexto da menção web e a característica do documento que contém a menção web. Na fundamentação teórica, foram abordados aspectos dos estudos métricos, a webometria e especialmente menções web, a ARS e métricas relacionadas, trabalhos relacionados com a proposta de pesquisa e, informações sobre os IFs. Dos resultados de coleta das menções web, foi realizado um trabalho exaustivo na adoção de diferentes variações dos nomes dos IFs e universidades, alternando entre siglas e nomes por extenso. Foram realizados 332 cruzamentos, de modo que ao total foram identificadas 25507 menções web válidas entre as IES. O IF que mais proporcionou menções em seu domínio foi o IFRS e, o IF mais mencionado na rede foi o IFSC. Da aplicação de técnicas de ARS destacam-se, entre outros aspectos, as conexões mais fortes de cada IF. Buscando aprofundar e compreender quais os tipos de conexões estabelecidas nesta rede, fez-se uma análise qualitativa por meio de categorização das conexões mais fortes envolvendo cada IF. Foram utilizados dois atributos de categorização: característica do documento e contexto da menção web para cada um dos seis cenários avaliados. Os resultados somados de todos os cenários revelaram que no atributo característica do documento foram identificados 55 tipos gerais de características documentais, no entanto um número expressivo de ocorrências estava em cinco categorias específicas: evento científico; dissertação; notícias; periódico científico e tese. Do segundo atributo, contexto da menção web, foram constatados 19 tipos gerais de contextos de criação da menção web, mas foi notada grande concentração de menções web em sete categorias gerais: eventos científicos; elemento de estudo; divulgação geral; periódico científico; qualificação de servidores, cursos e referencial bibliográfico. Como sugestões para futuras pesquisas está a exploração da análise de rede de cooperação por meio das menções encontradas no contexto de formação de bancas. Tendo em vista a flexibilidade do instrumento utilizado para a categorização qualitativa das menções, este pode ser aplicado entre IFs e universidades de outras regiões do país. Concluiu-se, assim, que estudos envolvendo as menções web podem ser empregados em diferentes contextos e para objetivos distintos, pois pode estudar as relações entre diversas instituições, sendo de ensino ou não, focando vários aspectos, como, por exemplo, a cooperação por meio de composição de banca e publicação de artigos científicos.Abstract : The present study aimed to analyze the general network of connections among the Federal Institutes of Education, Science and Technology (FI) in southern Brazil and the public universities of the same region through web mention on their websites. For it, was established the following specific objectives: Assess, by means of web mentions, the existing connections between Federal Institutes of Education, Science and Technology in southern Brazil and the public universities of the brazilian southern region; Analyze the structure of the network s connections formed between these Higher Education Institutions (HEIs), through the application of Social network analysis (SNA) and evaluate qualitatively greater representativeness of connections each Federal Institute of Education, Science and technology, with regard to the context of web mention and the characteristics of the document that contains the web mention. On theoretical foundation, metric studies aspects were discussed, the webometrics and especially web mentions, the SNA and related metrics, the research proposal, and information about the FI. From the results of web mentions collection, an exhaustive work was carried out in the adoption of different variations of the names of the FIs and universities, alternating between acronyms and long names. A total of 332 crossings were performed, so that 25507 valid web references were identified among the HEIs. The FI that most provided mention in its domain was IFRS, and the FI most mentioned in the network was IFSC. The application of SNA techniques emphasizes, among other aspects, the stronger connections of each FI. In order to deepen and understand the types of connections established in this network, a qualitative analysis was done by means of categorization of the stronger connections involving each FI. Two categorization attributes were used: document characteristics and web reference context for each of the six evaluated scenarios. The combined results of all the scenarios revealed that in the characteristic attribute of the document 55 general types of documentary characteristics were identified, however, an expressive number of occurrences was in five specific categories: scientific event; dissertation; news; scientific journal and thesis. From the second attribute, in the context of the web mention, 19 general types of contexts of creation about the web mention were found, but a great concentration of web mentions was noted in seven general categories: scientific events; element of study; general disclosure; scientific journal; qualification of servers, courses and bibliographic reference. As suggestions for future research is the exploration of network analysis of cooperation through the mentions found in the examining board formation s context. In view of the flexibility of the instrument used for the qualitative categorization of mentions, it can be applied between FIs and universities of other s country regions. It was concluded that studies involving web mentions can be used in different contexts and for different purposes, since it can study the relations between several institutions, about teaching or not, focusing on several aspects, as example, the cooperation through composition of examining board and publication of scientific articles.Matias, MárcioUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Renata Ivone2019-03-20T16:24:07Z2019-03-20T16:24:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis243 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf357233https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193906porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-20T16:24:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193906Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-20T16:24:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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