Comportamento de evasão recorrente de cursos superiores : estudo de casos com estudantes do ensino superior
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215576 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019 |
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Comportamento de evasão recorrente de cursos superiores : estudo de casos com estudantes do ensino superiorPsicologiaEvasão escolarEvasão universitáriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019Estudos científicos sobre os motivos para evasão do ensino superior são amplamente desenvolvidos mediante pesquisas nacionais e internacionais, em razão desse fenômeno ser vivenciado por estudantes de diferentes realidades. De forma a contribuir com os estudos sobre evasão foi observado que alguns estudantes, após iniciarem o primeiro curso superior, o abandonam e repetem esse comportamento por sucessivas vezes, apresentando o que foi denominado como Comportamento de Evadir Recorrente (CER). O objetivo dessa pesquisa foi compreender os motivos relacionados ao CER em determinados estudantes do ensino superior. Tendo em vista a escassez de investigações sobre esse tema, em uma primeira aproximação partiu-se do pressuposto que, para além dos motivos de evasão já indicados pela literatura, crenças de autoeficácia, estratégias de enfrentamento, indecisividade, adaptabilidade de carreira e características de personalidade poderiam contribuir na compreensão da evasão recorrente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de casos múltiplos e de caráter exploratório e descritivo, tendo como participantes oito estudantes que evadiram duas ou mais vezes de cursos superiores. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, o questionário sociodemográfico, a Bateria Fatorial de Personalidade, o Inventário de Estratégias de Coping e as Escalas de Motivos de Evasão do Ensino Superior, Autoeficácia Geral, Indecisividade e Adaptabilidade de Carreira. As informações obtidas por meio da entrevista foram submetidas à análise de conteúdo, e os dados provenientes das escalas e inventário foram tabulados para posterior análise. Os sujeitos de pesquisa são predominantemente do sexo masculino, com média de idade de 27,1 anos. Mediante a análise das informações coletadas com os participantes da pesquisa e na literatura foi elaborado um modelo composto por quatro grupos, sendo que cada um deles congrega determinados motivos para o CER, a saber: 1) Grupo Carpe Diem, caracterizado por estudantes que possuem apoio familiar para se manter no ensino superior, no entanto apresentam baixo autoconhecimento e comportamento exploratório limitado, sendo seus projetos de vida e profissionais vinculados a questões hedônicas; 2) Grupo Determinações Ambientais, composto por estudantes que possuem projetos de vida e profissional distintos do ensino superior e que estão na universidade por imposição externa, sobretudo familiar. Possuem em comum a falta de integração ao ensino superior associada à determinadas características de personalidade (baixa realização e/ou alta passividade) e baixa Adaptabilidade de Carreira; 3) Grupo Desenvolvimento Vocacional, integra estudantes que estão em processo de desenvolvimento progressivo do comportamento exploratório e do autoconhecimento em direção ao estabelecimento de projetos de vida e trabalho. Esses projetos são orientados pelos limites e/ou oportunidades do contexto e estão associados às características de personalidade (alta realização do BFP) e a elevada Adaptabilidade de Carreira; 4) Grupo Indecisão Crônica, caracterizado pela indecisividade como elemento predominante ou associado a outras características pessoais e de personalidade, tais como elevado neuroticismo (BFP) e baixa crença de autoeficácia. Por se tratar de uma investigação exploratória, os resultados da presente pesquisa e o modelo proposto para compreensão do CER ainda precisam ser explorados e revisados por meio de novas investigação.Abstract: Scientific studies on the reasons for higher education dropout are widely developed through national and international research, since this phenomenon is experienced by students of different realities. In order to contribute to the studies on dropout reasons, it was observed that some students, after starting their first course of higher education, abandon it and repeat this behavior for successive times, presenting what has been termed as Recurrent Dropout Behavior (RDB). The purpose of this research was to understand the reasons related to RDB in certain students of university education. In view of the scarcity of research on this topic, in a first approximation it was assumed that, in addition to the dropout reasons already indicated in the literature, beliefs of self-efficacy, coping strategies, indecisiveness, career adaptability and personality characteristics could contribute to the understanding of the recurring dropout. It is a qualitative research, characterized as a study of several dropout cases and of exploratory and descriptive character, having as participants eight students who dropped out two or more times of university courses. The semi-structured interview, the Sociodemographic Questionnaire, the Factorial Battery of Personality (FBP), the Coping Strategies Inventory and the scales os Dropout Reasons of Higher Education, General Self-Efficacy, Indecisiveness and Career Adaptability were used as instruments of data collection. The information obtained through the interview was submitted to content analysis and data from the scales and inventory were tabulated for further analysis. The research subjects are predominantly males, with an average age of 27.1 years. By means of analysis of the information collected with the research participants and in the literature, a model composed of four groups was elaborated, each one of which aggregate certain reasons for the RDB, namely: 1) Carpe Diem Group, characterized by students who have relatives support to remain in university education, however they have low self-knowledge and limited exploratory behavior, their life and professional projects being linked to hedonic reasons; 2) Environmental Determinations Group, composed of students who have life and professional projects different from university education and that are in the university by external imposition, especially family imposition. They have in common the lack of integration with higher education associated to certain personality characteristics (low achievement and / or high passivity) and low career adaptability; 3) Vocational Development Group, integrates students who are in the process of progressively developing exploratory behavior and self-knowledge towards establishing life and work projects. These projects are guided by the limits and / or opportunities of the context and are associated with the personality characteristics (high performance of the FBP) and the high career adaptability; 4) Chronic Indecisivity Group, characterized by indecisiveness as a predominant element or associated with other personal and personality characteristics, such as high neuroticism (FBP) and low belief in self-efficacy. Because it is an exploratory investigation, the results of the present research and the proposed model for understanding the RDB still need to be explored and revised through new researches.Luna, Iúri NovaesUniversidade Federal de Santa CatarinaNora, Mariana Macedo2020-10-21T21:18:09Z2020-10-21T21:18:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis214 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf363025https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215576porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:18:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215576Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:18:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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