QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DO MODELO SERVQUAL: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (2000-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Vanessa Tamires
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cezar, Fernando Vieira, Zucatto, Luis Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230270
Resumo: O serviço público é o contexto de atendimento de muitas necessidades sociais dos cidadãos. Com isso, é importante que os serviços prestados apresentem qualidade e sejam satisfatórios aos clientes. Este artigo tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico em dissertações e teses elaboradas em instituições públicas e privadas do Brasil entre os anos 2000 e 2020 que analisam o modelo SERVQUAL como ferramenta de avaliação do serviço público. Como principais resultados percebeu-se que grande parte dos trabalhos resultante da base de dados abordam a temática saúde, outra descoberta é a predominância de produções acadêmicas e profissionais de cursos de mestrado, ainda em relação a abordagem dos trabalhos, categorizou-se as áreas em que os estudos foram conduzidos de acordo com as definições das áreas de conhecimento da CAPES, onde percebeu-se que a área que abrange o maior número de temáticas utilizando-se a ferramenta são as engenharias.
id UFSC_31b695771411b2ddc100e120a79033e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230270
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DO MODELO SERVQUAL: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (2000-2020)O serviço público é o contexto de atendimento de muitas necessidades sociais dos cidadãos. Com isso, é importante que os serviços prestados apresentem qualidade e sejam satisfatórios aos clientes. Este artigo tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico em dissertações e teses elaboradas em instituições públicas e privadas do Brasil entre os anos 2000 e 2020 que analisam o modelo SERVQUAL como ferramenta de avaliação do serviço público. Como principais resultados percebeu-se que grande parte dos trabalhos resultante da base de dados abordam a temática saúde, outra descoberta é a predominância de produções acadêmicas e profissionais de cursos de mestrado, ainda em relação a abordagem dos trabalhos, categorizou-se as áreas em que os estudos foram conduzidos de acordo com as definições das áreas de conhecimento da CAPES, onde percebeu-se que a área que abrange o maior número de temáticas utilizando-se a ferramenta são as engenharias.INPEAU/UFSC2021-12-03T18:34:16Z2021-12-03T18:34:16Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230270Borba, Vanessa TamiresCezar, Fernando VieiraZucatto, Luis Carlosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T18:34:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230270Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T18:34:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DO MODELO SERVQUAL: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (2000-2020)
title QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DO MODELO SERVQUAL: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (2000-2020)
spellingShingle QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DO MODELO SERVQUAL: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (2000-2020)
Borba, Vanessa Tamires
title_short QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DO MODELO SERVQUAL: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (2000-2020)
title_full QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DO MODELO SERVQUAL: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (2000-2020)
title_fullStr QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DO MODELO SERVQUAL: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (2000-2020)
title_full_unstemmed QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DO MODELO SERVQUAL: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (2000-2020)
title_sort QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO POR MEIO DO MODELO SERVQUAL: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS (2000-2020)
author Borba, Vanessa Tamires
author_facet Borba, Vanessa Tamires
Cezar, Fernando Vieira
Zucatto, Luis Carlos
author_role author
author2 Cezar, Fernando Vieira
Zucatto, Luis Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Vanessa Tamires
Cezar, Fernando Vieira
Zucatto, Luis Carlos
description O serviço público é o contexto de atendimento de muitas necessidades sociais dos cidadãos. Com isso, é importante que os serviços prestados apresentem qualidade e sejam satisfatórios aos clientes. Este artigo tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico em dissertações e teses elaboradas em instituições públicas e privadas do Brasil entre os anos 2000 e 2020 que analisam o modelo SERVQUAL como ferramenta de avaliação do serviço público. Como principais resultados percebeu-se que grande parte dos trabalhos resultante da base de dados abordam a temática saúde, outra descoberta é a predominância de produções acadêmicas e profissionais de cursos de mestrado, ainda em relação a abordagem dos trabalhos, categorizou-se as áreas em que os estudos foram conduzidos de acordo com as definições das áreas de conhecimento da CAPES, onde percebeu-se que a área que abrange o maior número de temáticas utilizando-se a ferramenta são as engenharias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T18:34:16Z
2021-12-03T18:34:16Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230270
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652079511633920