Protesto e spray: o graffiti e a pichação como forma de intervenção artística e política na ditadura militar na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193779 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018. |
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Protesto e spray: o graffiti e a pichação como forma de intervenção artística e política na ditadura militar na cidade de São PauloHistóriaGrafitosArte de ruaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018.Esta pesquisa teve como objetivo fazer uma discussão histórica sobre a cultura da arte e da contravenção urbana em São Paulo durante o período da ditadura militar. As características que se destacaram nessa cultura foram sua forte inclusão com o meio urbano, sua dimensão política, a relação com os sujeitos envolvidos na cidade, bem como os próprios indivíduos dessa pesquisa se constituem enquanto artistas, graffiteiros e pichadores. A pesquisa nos faz perceber que o ato de pichar e de graffitar muros pode ir muito além de diversão ou de questões estéticas, e pode sim agir como ferramenta de luta política. A metodologia desta pesquisa se deu a partir da busca por fontes fotográficas que mostrassem os graffitis e pichações existentes na época estudada. Porém, com a dificuldade em encontrar fotografias das pichações, surgiu a necessidade de se buscar outras fontes documentais que ajudassem a comprovar a existência das mesmas, bem como saber sobre seu teor imagético e seu significado político. O Arquivo Público do Estado de São Paulo foi o local que propiciou o encontro dessas fontes: dossiês provenientes do DOPS, os quais continham denúncias de pichação. Foram encontrados, em livros e acervos online entrevistas e depoimentos de alguns graffiteiros aqui mencionados, nos proporcionando maior dimensão da intenção que estes tinham ao espalhar graffiti pelos muros de São Paulo. Fontes bibliográficas também foram utilizadas para ajudar na busca por fotos e por explicações que ajudassem a demonstrar a importância da arte urbana para contestar politicamente no Brasil. São imprescindíveis para a teoria desta pesquisa as contribuições de Walter Benjamim, em seu ensaio sobre a Reprodutibilidade Técnica, nos ajudando a compreender os rumos da arte depois que ela passou a ser reprodutível, chegando à técnica do stencil art, muito mencionada neste trabalho. As contribuições de Célia Maria Antonacci Ramos e Cristina Fonseca também foram primordiais para que pudéssemos problematizar o graffiti e a pichação enquanto intervenções de cunho político. O método etnográfico também tornou-se importante através do envolvimento pessoal da pesquisadora com o mundo do graffiti e da pichação, permitindo uma outra compreensão do tema e novos elementos para a discussão.Abstract : This research aimed to discuss the art culture and the urban intervation in the city of São Paulo during the period of militar dictatorship. The points that stood out in this culture were the strong inclusion in the urban environment, its political dimension, the relation with the citizens that live in the city, as well as the individuals of this research that are general artists and graffiti artists. The research makes us to realize that the act of painting walls can have many purpose besides fun or aesthetic. It can be a great tool to fight against the system. The methodology of this research was through photographic sources that showed the graffiti existing at this research period. However, because of the lack of graffiti photographs, the study had to include documentary sources to prove their existence and its political meaning. The Public Archive of the State of São Paulo was the place where this information was found. There, in the dossiers from the DOPS contained reports claimed the graffiti art. We also found interviews of some graffiti artists that are mentioned here, giving us greater dimension of the intention that these people had spreading graffiti in the city walls. Bibliographical sources were also used to assist in the search for photos and theories that would help to show the importance of the urban art in order to contest politics aspects in Brazil. The contributions of Walter Benjamim on Technical Reproducibility were indispensable for this research. It helped to understand the art after the beginning of a new technique, the stencil art, which are mentioned a lot in this work. The Célia Maria Antonacci Ramos and Cristina Fonseca contribution were also essential to discuss graffiti as a political intervention. The ethnographic method was also composed by my own personal involvement in the art and graffiti art scenery allowing another dimension of the subject and more elements for the discussion.Wolff, Cristina ScheibeUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Priscilla Nathani Pessoa de2019-03-14T17:01:59Z2019-03-14T17:01:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis164 p.| il.application/pdf356299https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193779porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-14T17:01:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193779Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-14T17:01:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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