O ensino médio inovador e as implicações para o ensino de ciências: uma reflexão a partir da implementação do ProEMI em escolas da grande Florianópolis
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167709 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016. |
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O ensino médio inovador e as implicações para o ensino de ciências: uma reflexão a partir da implementação do ProEMI em escolas da grande FlorianópolisEducação científica e tecnológicaEnsino médioFlorianópolis (SC)CiênciaEstudo e ensinoFlorianópolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.O presente trabalho teve por objetivo geral evidenciar e analisar a recepção do ProEMI nas escolas da região da grande Florianópolis, no âmbito do Ensino de Ciências. Para tanto, investigou-se as concepções dos professores de Ciências da Natureza das escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador, bem como as concepções dos coordenadores deste programa nas escolas. A pesquisa foi de cunho qualitativo e os instrumentos utilizados para a obtenção de dados foram: análise documental dos Projetos de Redesenho Curricular (PRC) das escolas, questionários aplicados aos professores de Ciências da Natureza e entrevistas realizadas com coordenadores do Programa Ensino Médio Inovador. Para o tratamento analítico dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Foi possível constatar que o Programa Ensino Médio Inovador, embora ainda apresente suas fragilidades, tem demonstrado o seu potencial como programa que almeja mudanças para o Ensino Médio, inclusive no Ensino de Ciências. Pela análise do macrocampo Iniciação Científica e Pesquisa (ICP) dos PRC fornecidos pelas escolas, percebeu-se que as ações propostas neste documento vêm ao encontro dos pressupostos preconizados nos documentos oficiais, como a promoção da pesquisa e o incentivo às atividades práticas. Todavia, foi possível constatar que o PRC ainda não é um documento reconhecido por todos os professores envolvidos no programa, tal fato pode estar vindo a comprometer as possíveis inovações desenvolvidas nas escolas. Neste trabalho a compreensão de inovação dos professores foi avaliada em seu aspecto multidimensional: i) materiais e recursos; ii) novas abordagens de ensino; iii) alteração nas crenças. Cabe frisar que as inter-relações entre essas três componentes da inovação são de grande importância, na medida em que a efetivação dessas componentes permite esclarecer se as mudanças não foram apenas superficiais. A partir das declarações dos professores e dos coordenadores se percebeu que nem todas as componentes multidimensionais da inovação são reconhecidas. Também foi possível identificar ao longo do desenvolvimento deste trabalho os possíveis fatores que tem influência direta sobre as inovações, tais como: i) a questão do sentido e do significado para a inovação; ii) o nível de cooperação profissional; iii) a questão do tempo; iv) o apoio oferecido aos professores; v) a equipe da escola; vi) o profissionalismo docente; vii) as condições de trabalho docente; viii) o aluno; e, por fim, ix) o efeito perverso das reformas. Desses, considera-se como o fator mais relevante em relação ao favorecimento das inovações, a questão do tempo oferecido aos12professores atuantes no ProEMI, que são as chamadas horas de planejamento. Além das concepções e ações relativas à inovação, também se investigou neste trabalho concepções e ações relacionadas à interdisciplinaridade e à contextualização, sendo que as mesmas ainda apresentam-se superficiais.<br>Abstract : This study was overall objective evidence and analyze the reception of ProEMI in schools in the metropolitan area of Florianopolis, in the Science Teaching. Therefore, we investigated the conceptions of Natural Science teachers from schools participating in the Programa Ensino Médio Inovador as well as the views of the coordinators of the program in schools. The research was qualitative in nature and the instruments used for data collection were: documental analysis of the Redesign Project Curriculum (PRC) schools, questionnaires applied to the natural sciences teachers and interviews with coordinators of the Programa Ensino Médio Inovador. For analytical processing of data we used the content analysis technique. It was found that Programa Ensino Médio Inovador, although still present its weaknesses, has demonstrated its potential as a program that aims to change the high school, including science education. By analyzing the macrocampo Scientific and Research Initiation (ICP) of the PRC provided by schools, it was noticed that the actions proposed in this document meets the assumptions recommended in official documents, such as promoting research and encouraging practical activities. However, it was found that the PRC is not a document recognized by all teachers involved in the program, this fact may be coming to compromise the possible innovations developed in schools. In this work the understanding of innovation of teachers was evaluated in its multidimensional aspect: i) materials and resources; ii) new teaching approaches; iii) changes in beliefs. It should be emphasized that the interrelationships between these three components of innovation are of great importance to the extent that the realization of these components allows clarify whether the changes were not just superficial. From the statements of teachers and coordinators he realized that not all the multidimensional components of innovation are recognized. It was also identified during the development of this work possible factors that have a direct influence on innovations such as: i) the question of the meaning and significance for innovation; ii) the level of professional cooperation; iii) the question of time; iv) the support offered to teachers; v) the school team; vi) the teacher professionalism; vii) the working conditions of teachers; viii) the student; and finally ix) the perverse effect of reforms. Of these, it is considered as the most important factor in relation to the advantage of the innovations, the question of time offered to teachers working in ProEMI, which are called hours of planning. In addition to the concepts and actions related to innovation, also investigated in this work concepts and actions related14to interdisciplinarity and contextualization, and that they still have to surface.Eichler, Marcelo LeandroUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Tatiane Kuchnier de Moura dos2016-09-20T04:12:54Z2016-09-20T04:12:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis196 p.| il., grafs.application/pdf340720https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167709porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:12:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167709Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:12:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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