Influência dos estados afetivos positivos e negativos no efeito disposição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94174 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2010 |
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Influência dos estados afetivos positivos e negativos no efeito disposiçãoEconomiaProcesso decisorioFinançasProcesso decisorioComportamento humanoTestesAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2010Este trabalho busca verificar como a exposição de investidores, experientes ou inexperientes, a sentimentos positivos e negativos que interferem no efeito disposição. Para este fim, são apresentados slides coloridos estáticos padronizados (IAPS International Affective Picture System) a cada pessoa para estimular afeições positivas e negativas. Após ter a visão dos vários slides, o participante realiza um experimento num programa computacional de compras e vendas de ativos, em que se calcula o efeito disposição de cada um. A literatura diz que as pessoas com sentimentos positivos tendem a fazer mais transações e quando os riscos são altos são avessos ao risco, por outro lado, quando estão negativamente afetados tendem a transacionar menos e quando tem um risco alto se arriscam mais. Chega-se a conclusão no trabalho que as pessoas com afeições negativas tendem a segurar mais suas carteiras, se arriscando a perder mais do que as pessoas com sentimentos positivos e com isso o efeito disposição é bem maior nessas pessoas.This paper aims at examining how the exposure of investors, both experienced and inexperienced, to positive and negative feelings and its interference with the disposition effect. To this end, we present standardized static color slides (IAPS - International Affective Picture System) to each person to stimulate positive and negative affections. After seeing several slides the participant performs an experiment, via a computer program, buying and selling assets. With the output of the simulation it is possible to estimate the participant disposition effect. The literature says that people with positive feelings tend to make more transactions and when the stakes are high are risk averse, on the other hand, when they are adversely affected and less likely to negotiate when you have a high risk venture more. We come to the conclusion that people with negative affections tend to hold over their portfolios, risk losing more than people with positive feelings and with that the disposition effect is much greater in these people.Costa Junior, Newton Carneiro Affonso daUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Leandro Augusto Caldeira Lourenço de2012-10-25T07:17:33Z2012-10-25T07:17:33Z2012-10-25T07:17:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis72 p.| il., grafs., tabs.application/pdf284564http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94174porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T10:12:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94174Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T10:12:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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