ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO A BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Rafael Luiz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248889
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.
id UFSC_32cfaee0fc31e04efa366667d54bdf19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248889
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO A BUSINESS INTELLIGENCE (BI)Business IntelligenceCiências ContábeisUniversidades Federais BrasileirasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.Esta monografia tem como objetivo analisar a presença de conteúdos relacionados a Business Intelligence (BI) nos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. O estudo baseia-se na aplicação de um framework desenvolvido com o auxílio de três especialistas da área contábil e de BI. Os resultados obtidos revelam que a inclusão de disciplinas voltadas para BI nos currículos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis ainda é limitada. Embora algumas universidades apresentem uma porcentagem maior de disciplinas relacionadas a BI, o número absoluto de disciplinas ainda é baixo quando comparado ao total de disciplinas oferecidas. Ao analisar as disciplinas com relação direta a BI, constatou-se que disciplinas como Estatística, Informática e Sistemas de Informação têm uma presença mais significativa, porém ainda abaixo do desejado. Por outro lado, disciplinas como Introdução ao Processamento de Dados e Análise de Dados com R são oferecidas por uma porcentagem reduzida de universidades. A falta de ênfase em BI nos currículos de Ciências Contábeis pode ser preocupante, uma vez que o uso de ferramentas de BI tem se tornado cada vez mais importante para a tomada de decisão nas organizações. Portanto, é recomendado que as universidades revisem seus currículos e incluam mais disciplinas relacionadas a BI, a fim de preparar os alunos para o mercado de trabalho atual. Além disso, é importante destacar que a proposta de alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, apresentada pelo Conselho Federal de Contabilidade, reconhece a importância da tecnologia da informação, incluindo o uso de sistemas de informação e análise de dados, no campo da contabilidade. Portanto, há uma demanda por profissionais de contabilidade que possuam conhecimentos em BI.Florianópolis, SC.Richartz, FernandoRizzi, Denise IsabelUniversidade Federal de Santa Catarina.Miranda, Rafael Luiz2023-07-14T12:11:01Z2023-07-14T12:11:01Z2023-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248889Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-14T12:11:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248889Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-14T12:11:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO A BUSINESS INTELLIGENCE (BI)
title ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO A BUSINESS INTELLIGENCE (BI)
spellingShingle ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO A BUSINESS INTELLIGENCE (BI)
Miranda, Rafael Luiz
Business Intelligence
Ciências Contábeis
Universidades Federais Brasileiras
title_short ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO A BUSINESS INTELLIGENCE (BI)
title_full ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO A BUSINESS INTELLIGENCE (BI)
title_fullStr ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO A BUSINESS INTELLIGENCE (BI)
title_full_unstemmed ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO A BUSINESS INTELLIGENCE (BI)
title_sort ANÁLISE CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO A BUSINESS INTELLIGENCE (BI)
author Miranda, Rafael Luiz
author_facet Miranda, Rafael Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Richartz, Fernando
Rizzi, Denise Isabel
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Rafael Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Business Intelligence
Ciências Contábeis
Universidades Federais Brasileiras
topic Business Intelligence
Ciências Contábeis
Universidades Federais Brasileiras
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14T12:11:01Z
2023-07-14T12:11:01Z
2023-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248889
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652080780410880