Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Somensi, Neura Fazolo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102009
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração.
id UFSC_32e0f41a2eafa7aac36bcf2c9fc04bbb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102009
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressosAdministraçãoUniversidades e faculdadesPós-graduaçãoMestradoAdministraçãoAdministraçãoPesquisaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração.O objetivo da pesquisa foi identificar os fatores mais importantes que influenciaram o desenvolvimento do conhecimento na elaboração da dissertação de mestrado. Este trabalho contemplou, na parte geral, os conceitos de conhecimento e sua importância para as organizações nas abordagens contemporâneas, nas quais ele é comumente traduzido na forma de habilidades, capacitações ou competências voltadas para os objetivos da organização, utilizando adequadamente os recursos disponíveis. Abordou os níveis de conhecimento tácito e explícito, considerados elementos básicos para a inovação. Tratou, também, de questões sobre a universidade e os cursos de graduação e pós-graduação, como locais propícios para o desenvolvimento do conhecimento. A parte específica analisou 37 questionários contendo perguntas abertas, obtidos de uma população de 46 egressos do programa de mestrado em Administração da UFSC, do ano de 2004. O questionário foi enviado via internet. A pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e indutiva, examinou, mediante a técnica de análise de conteúdo, as respostas do questionário. Para a avaliação do grau de utilização dos recursos disponíveis fez-se uso de escalas tipo Likert. Da análise, conclui-se que, de acordo com as respostas da população pesquisada, o orientador, os professores e as experiências do estudante são os principais responsáveis pela geração do conhecimento. Por sua vez os indivíduos, com o novo conhecimento, passaram a ser os veículos de transformação do meio em que passaram a atuar em suas atividades ocupacionais.Florianópolis, SCReinert, Jose NilsonUniversidade Federal de Santa CatarinaSomensi, Neura Fazolo2013-07-15T23:47:19Z2013-07-15T23:47:19Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f.| tabs.application/pdf224076http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102009porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T23:47:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102009Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:47:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos
title Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos
spellingShingle Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos
Somensi, Neura Fazolo
Administração
Universidades e faculdades
Pós-graduação
Mestrado
Administração
Administração
Pesquisa
title_short Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos
title_full Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos
title_fullStr Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos
title_full_unstemmed Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos
title_sort Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos
author Somensi, Neura Fazolo
author_facet Somensi, Neura Fazolo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reinert, Jose Nilson
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Somensi, Neura Fazolo
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Universidades e faculdades
Pós-graduação
Mestrado
Administração
Administração
Pesquisa
topic Administração
Universidades e faculdades
Pós-graduação
Mestrado
Administração
Administração
Pesquisa
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-15T23:47:19Z
2013-07-15T23:47:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224076
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102009
identifier_str_mv 224076
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 136 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652383324995584