Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102009 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração. |
id |
UFSC_32e0f41a2eafa7aac36bcf2c9fc04bbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102009 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressosAdministraçãoUniversidades e faculdadesPós-graduaçãoMestradoAdministraçãoAdministraçãoPesquisaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração.O objetivo da pesquisa foi identificar os fatores mais importantes que influenciaram o desenvolvimento do conhecimento na elaboração da dissertação de mestrado. Este trabalho contemplou, na parte geral, os conceitos de conhecimento e sua importância para as organizações nas abordagens contemporâneas, nas quais ele é comumente traduzido na forma de habilidades, capacitações ou competências voltadas para os objetivos da organização, utilizando adequadamente os recursos disponíveis. Abordou os níveis de conhecimento tácito e explícito, considerados elementos básicos para a inovação. Tratou, também, de questões sobre a universidade e os cursos de graduação e pós-graduação, como locais propícios para o desenvolvimento do conhecimento. A parte específica analisou 37 questionários contendo perguntas abertas, obtidos de uma população de 46 egressos do programa de mestrado em Administração da UFSC, do ano de 2004. O questionário foi enviado via internet. A pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e indutiva, examinou, mediante a técnica de análise de conteúdo, as respostas do questionário. Para a avaliação do grau de utilização dos recursos disponíveis fez-se uso de escalas tipo Likert. Da análise, conclui-se que, de acordo com as respostas da população pesquisada, o orientador, os professores e as experiências do estudante são os principais responsáveis pela geração do conhecimento. Por sua vez os indivíduos, com o novo conhecimento, passaram a ser os veículos de transformação do meio em que passaram a atuar em suas atividades ocupacionais.Florianópolis, SCReinert, Jose NilsonUniversidade Federal de Santa CatarinaSomensi, Neura Fazolo2013-07-15T23:47:19Z2013-07-15T23:47:19Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f.| tabs.application/pdf224076http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102009porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T23:47:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102009Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:47:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos |
title |
Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos |
spellingShingle |
Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos Somensi, Neura Fazolo Administração Universidades e faculdades Pós-graduação Mestrado Administração Administração Pesquisa |
title_short |
Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos |
title_full |
Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos |
title_fullStr |
Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos |
title_full_unstemmed |
Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos |
title_sort |
Variáveis que influenciam o desenvolvimento do conhecimento no curso de mestrado, na percepção dos egressos |
author |
Somensi, Neura Fazolo |
author_facet |
Somensi, Neura Fazolo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reinert, Jose Nilson Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Somensi, Neura Fazolo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Universidades e faculdades Pós-graduação Mestrado Administração Administração Pesquisa |
topic |
Administração Universidades e faculdades Pós-graduação Mestrado Administração Administração Pesquisa |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-15T23:47:19Z 2013-07-15T23:47:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
224076 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102009 |
identifier_str_mv |
224076 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
136 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652383324995584 |