Cuidados ao recém-nascido no Centro Obstétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Elizete Besen
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103404
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2012
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As oficinas seguiram as etapas: acolher; interagir e sensibilizar; planejar, validar e definir caminhos; problematizar o tema; integrar; compartilhar e definir consensos e rever e redirecionar condutas. O referencial teórico que guiou o estudo apoiou-se nas boas práticas no cuidado ao recém-nascido e ideias de Paulo Freire. A análise seguiu as etapas de apreensão, síntese, teorização e recontextualização. Após a leitura, emergiram temas que, pela semelhança, originaram categorias. Os resultados foram apresentados em três artigos e uma proposta de cuidados. Artigo 1, intitulado "Divergências em relação aos cuidados com o recém-nascido no Centro Obstétrico"; artigo 2, intitulado "Primeiro banho do recém-nascido na ótica das enfermeiras, com base nas boas práticas", e artigo 3, intitulado "Prática educativa: oportunidade coletiva de reflexão, diálogo e adequação dos cuidados ao recém-nascido no Centro Obstétrico", e uma Proposta de cuidados ao recém-nascido, síntese dos cuidados e de como realizá-los, fundamentada na literatura, construída coletivamente pelas participantes. No primeiro artigo identificaram-se as convergências e divergências relacionadas aos cuidados com o recém-nascido e caminhos para superá-las. Destacaram-se divergências quanto a: horários, materiais, medicamentos, locais e formas diferentes de conduzir o cuidado adotados pelos profisionais, alguns divergentes da literatura, ora valorizando e centrando-se no recém-nascido e na interação com a família, ora priorizando apenas a questão técnica, podendo interferir no cuidado prestado e no vínculo pais/recém-nascidos. Sugeriram para superar as divergências: capacitação e integração dos profissionais e construção de proposta de cuidados fundamentada nas boas práticas. No segundo artigo, identificaram-se divergências relacionadas ao horário do banho (precoce ou tardiamente), tipos de banho e técnicas (de esponja, de imersão, bipartido, japonês) e uso ou não de degermantes. O terceiro artigo descreve o desenvolvimento da prática educativa, as estratégias e etapas, os resultados, consensos e a avaliação do processo. A consecução dos objetivos desvela divergências entre o preconizado e o existente no cotidiano do cuidar, que podem interferir no processo de nascimento e na formação do vínculo entre pais e recém-nascido e ser hostis e agressivas, centradas mais técnica, no intervencionismo do que no recém-nascido e suas necessidades. O estudo ratifica que a pesquisa convergente-assistencial propicia, além da investigação, a ampliação e inovação do saber. Reforça a prática educativa como um instrumento de reflexão e teorização importante para os enfermeiros trabalharem o contexto de cuidar, onde todos participam, aprendem e ensinam de forma coletiva e simultânea em busca de caminhos de transformação da realidade. Este amplia o estado da arte sobre a temática, podendo subsidiar mudanças no cotidiano do cuidado. Reforça que há divergências de cuidados e da forma de realizá-los que devem coletivamente ser refletidas, estudadas, transformadas e acordadas entre aqueles que realizam o cuidado para desenvolvê-lo com base nas boasQualitative research in the Convergent-Assistential genre, with the intention of "Getting to know the divergences in the caretaking of the newborn, in the nurses perspective at the Obstetric Center of a public hospital" and "To build, with the nurses, a newborn caretaking proposal at the Obstetric Center". It took place at the Obstetric Center of the maternity unit at a University Hospital, with eight nurses. The data collection took place from September/2011 to April/2012 and encompasses interviews and workshops. The workshops followed these steps: sheltering, interacting and awareness; planning, validating and defining consensuses; problematizing the theme; integrating; sharing and defining consensus, reviewing and redirecting conducts. The theoretical framework that guided the study relied on good practices in the care of newborns and the ideas of Paulo Freire. The analysis followed the steps of apprehension, synthesis, theory and recontextualization. After reading, because of the similarities, the themes originated categories. Article 1, entitled " Differences Regarding the care of newborns in the Obstetric Center", Article 2, entitled "A newborns first bath from the viewpoint of the nurses, based on good practices" and Article 3, entitled "Educational Practice: a collective opportunity for reflection, discussion and suitability for caretaking of newborns at the Obstetric Center ", and a Care proposal for Newborns, synthesis of care and how to implement them, based on literature, collectively constructed by the participants. In the first article, the similarities and differences related to the care of newborns and the ways to overcome them were identified. The disagreements were highlighted as: schedules, materials, medicines, local and different ways of conducting the care used by the professionals, some divergent literature, sometimes enhancing and focusing on newborns and the interaction with family, sometimes just prioritizing a technical issue, possibly causing interference in the care provided and in the bond between parents/newborns. It was suggested to overcome the divergences: integration and training of professionals and to build a proposal of care based on good practices. In the second article, it was identified there were some disagreements related to bath time (early or late), types of bath and techniques (sponge, soaking, split, Japanese) and use or nonuse of anti-germs. The third article describes the development of the educational practices, strategies and steps, the results, consensus and evaluation of the process. The achievement of the goals unveils discrepancies between the existing and recommended daily care, which can interfere with the birth process and in the creation of the bond between parents and newborns. Also it can be hostile and aggressive, focusing more technique and interventionism than in the newborns and their needs. The study confirms that the convergent-assistive research provides, in addition to research, innovation and the expansion of knowledge. It reinforces the educational practice as an important tool of reflection and theorizing for nurses working in the context of care, in which everybody participate, learn and teach collectively and simultaneously, seeking ways of transforming reality. This study extends the state of the art on the subject, and can subsidize changes in daily care. It also reinforces the fact that there are differences in the care and how to accomplish them and those differences should be collectively reflected, analyzed, processed and agreed between those who perform the care, so it can be developed based on good practices.Zampieri, Maria de Fátima MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaMüller, Elizete Besen2013-07-16T04:30:18Z2013-07-16T04:30:18Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf317537http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103404porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-13T12:58:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103404Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-13T12:58:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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