O Processo de interação propiciando ensino e aprendizagem na vivencia com a ostomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76407 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
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O Processo de interação propiciando ensino e aprendizagem na vivencia com a ostomiaOstomizadosAspectos psicologicosTesesEnfermeira e pacienteTesesEnterostomiaEnfermagemTesesCuidados com os doentesEnfermagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude. Programa de Pós-Graduação em EnfermagemEstudo realizado junto a pacientes no pré e pós operatório de ostomias intestinais, seus familiares e equipe de saúde no ambiente hospitalar; cujo objetivo foi a implementação de prática assistencial, norteada pelos conceitos de interação, comunicação e percepção da Teoria de Alcance de Objetivos de King. O trabalho foi realizado no período de agosto de 1994 a outubro de 1995. O processo de enfermagem utilizado constou de quatro fases: encontro inicial, visitas de acompanhamento, encontros em grupo e avaliação. Participaram desta prática assistencial ostomizados intestinais da comunidade, o que possibilitou a troca de informações entre pessoas que vivenciaram situações semelhantes. O resultado deste caminhar é apresentado sob a forma de descrição-narrativa da trajetória de três pacientes, da análise emergiram temas destacando-se: a necessidade de informações, o medo, a negação da ostomia, a assistência prestada, as crenças e os valores. O processo interativo foi desencadeado e facilitado pela percepção e comunicação dos atores envolvidos, o que propiciou a formulação de uma proposta alternativa, voltada para o contexto hospitalar, que utiliza como estratégia a participação de ostomizados da comunidade na formação de agentes multiplicadores no processo de ensinar e aprender a conviver com a ostomia.Trentini, MercedesPolak, Ymiracy Nascimento de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaMantovani, Maria de Fatima2012-10-16T10:02:41Z2012-10-16T10:02:41Z19961996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis94f.| il. + anexoapplication/pdf104204http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76407porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T20:46:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76407Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T20:46:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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