Ópera-ação transcontextual: uma abordagem da Ópera do Malandro de Chico Buarque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Toni Edson Costa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102011
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.
id UFSC_33eef9bfacc877c808e60efc7138a36f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102011
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Toni Edson CostaAlmeida, Tereza Virginia de2013-07-15T23:47:44Z2013-07-15T23:47:44Z20052005220749http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102011Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.Este trabalho tem como foco a investigação de possíveis fontes transcontextualizadas presentes na peça Ópera do malandro, escrita por Chico Buarque. A abordagem que faço é hibrida, misturando paródia com formalidade e se utilizando de termos, canções e falas da peça apresentada. Esta peça se insere numa rede paródica que remonta ao século XVIII e vem passando por diversas transformações estéticas até o ponto de poder ser dita "brasileira". A "Ópera-ação" busca analisar algumas das possíveis fontes da peça escrita em 1978 por Chico Buarque de Holanda, em consonância com a dramaturgia de crítica social dos anos 60 e 70. Apresento na dissertação o conceito de paródia e ironia e como eles se fundem para dar origem ao termo "transcontextualização", um dos pilares da abordagem da peça. A década de 40 é o período ficcional da Ópera escrita por Chico Buarque nos anos 70. Duas épocas, os 40 e os 70, vivem a ânsia por um regime plenamente democrático. O trabalho discute a figura do malandro enquanto construção da identidade brasileira e os mitos reproduzidos na literatura acerca dessa personagem. Além desses temas, as possíveis ligações entre o fenômeno do Teatro de Revista no Brasil e a Ópera do Malandro são apresentadas.porFlorianópolis, SCLiteraturaLiteratura brasileiraOperaBrasilTeatro musicalÓpera do MalandroÓpera-ação transcontextual: uma abordagem da Ópera do Malandro de Chico Buarqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL220749.pdfapplication/pdf65765859https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102011/1/220749.pdfb5117027e40c640a9efc775b066bd1dcMD51123456789/1020112013-07-15 20:47:44.209oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102011Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:47:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv Ópera-ação transcontextual: uma abordagem da Ópera do Malandro de Chico Buarque
title Ópera-ação transcontextual: uma abordagem da Ópera do Malandro de Chico Buarque
spellingShingle Ópera-ação transcontextual: uma abordagem da Ópera do Malandro de Chico Buarque
Santos, Toni Edson Costa
Literatura
Literatura brasileira
Opera
Brasil
Teatro musical
Ópera do Malandro
title_short Ópera-ação transcontextual: uma abordagem da Ópera do Malandro de Chico Buarque
title_full Ópera-ação transcontextual: uma abordagem da Ópera do Malandro de Chico Buarque
title_fullStr Ópera-ação transcontextual: uma abordagem da Ópera do Malandro de Chico Buarque
title_full_unstemmed Ópera-ação transcontextual: uma abordagem da Ópera do Malandro de Chico Buarque
title_sort Ópera-ação transcontextual: uma abordagem da Ópera do Malandro de Chico Buarque
author Santos, Toni Edson Costa
author_facet Santos, Toni Edson Costa
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Toni Edson Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Tereza Virginia de
contributor_str_mv Almeida, Tereza Virginia de
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Literatura
Literatura brasileira
Opera
Brasil
Teatro musical
Ópera do Malandro
topic Literatura
Literatura brasileira
Opera
Brasil
Teatro musical
Ópera do Malandro
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.
publishDate 2005
dc.date.submitted.en.fl_str_mv 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-15T23:47:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-15T23:47:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102011
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 220749
identifier_str_mv 220749
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102011/1/220749.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b5117027e40c640a9efc775b066bd1dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805290823450624