Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102873 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
id |
UFSC_3451da11ae8143466670b52e36749542 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102873 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolarEducação físicaPratica de ensinoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.A estruturação da prática pedagógica em Educação Física caracteriza-se como um processo dinâmico permeado por intensas transformações, especificamente as metamorfoses nas práticas avaliativas. Elas se iniciam com as pré-concepções incorporadas ou vivenciadas nas experiências em relação à avaliação nos ensinos fundamental e médio. Com a entrada no curso de formação inicial, o indivíduo experimenta um processo de modelação pelo contato com os conteúdos e discussões desenvolvidas nas diversas disciplinas curriculares, modificando ou consolidando suas concepções iniciais. O ingresso no mercado de trabalho e o impacto com a cultura docente já instalada geram adaptações na sua prática pedagógica, especialmente no processo de avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, esta investigação analisou o processo de estruturação das práticas avaliativas implementadas na Educação Física escolar pelos egressos do curso de Educação Física da UNIOESTE. Para tanto, utilizou-se a metodologia descritiva-interpretativa com abordagem qualitativa dos dados. Os participantes consistiram de professores egressos, docentes formadores e estudantes formandos do curso de Educação Física da UNIOESTE. O instrumento utilizado na coleta dos dados consistiu de entrevista semi-estruturada, com questões abertas. Em relação às experiências advindas dos ensinos fundamental e médio, verificou-se que os docentes formadores e os professores egressos vivenciaram com maior ênfase a avaliação de desempenho físico e técnico, já os estudantes formandos experimentaram mais a avaliação voltada à participação nas aulas práticas. No que se refere ao período de formação inicial em Educação Física, percebeu-se que a maioria vivenciou avaliações que privilegiavam identificar a quantidade e o grau de retenção dos conhecimentos teóricos assim como avaliações do desempenho técnico e físico. Na análise das características das práticas avaliativas implementadas na Educação Física escolar, identificou-se que os professores egressos enfatizavam a análise da participação nas aulas, utilizando a observação, com o objetivo principal de estimular o envolvimento dos alunos com as atividades propostas. Neste sentido, observou-se o fraco impacto da formação inicial no processo de estruturação das práticas avaliativas, já que a experiência profissional advinda da realidade educacional foi mais significativa na consolidação das concepções de avaliação.Florianópolis, SCNascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Evandra Hein2013-07-16T02:09:09Z2013-07-16T02:09:09Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 f.| tabs.application/pdf226009http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102873porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:56:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102873Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:56:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar |
title |
Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar |
spellingShingle |
Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar Mendes, Evandra Hein Educação física Pratica de ensino Avaliação |
title_short |
Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar |
title_full |
Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar |
title_fullStr |
Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar |
title_full_unstemmed |
Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar |
title_sort |
Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar |
author |
Mendes, Evandra Hein |
author_facet |
Mendes, Evandra Hein |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Juarez Vieira do Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Evandra Hein |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Pratica de ensino Avaliação |
topic |
Educação física Pratica de ensino Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T02:09:09Z 2013-07-16T02:09:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
226009 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102873 |
identifier_str_mv |
226009 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
132 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652101560041472 |