Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Evandra Hein
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102873
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
id UFSC_3451da11ae8143466670b52e36749542
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102873
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolarEducação físicaPratica de ensinoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.A estruturação da prática pedagógica em Educação Física caracteriza-se como um processo dinâmico permeado por intensas transformações, especificamente as metamorfoses nas práticas avaliativas. Elas se iniciam com as pré-concepções incorporadas ou vivenciadas nas experiências em relação à avaliação nos ensinos fundamental e médio. Com a entrada no curso de formação inicial, o indivíduo experimenta um processo de modelação pelo contato com os conteúdos e discussões desenvolvidas nas diversas disciplinas curriculares, modificando ou consolidando suas concepções iniciais. O ingresso no mercado de trabalho e o impacto com a cultura docente já instalada geram adaptações na sua prática pedagógica, especialmente no processo de avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, esta investigação analisou o processo de estruturação das práticas avaliativas implementadas na Educação Física escolar pelos egressos do curso de Educação Física da UNIOESTE. Para tanto, utilizou-se a metodologia descritiva-interpretativa com abordagem qualitativa dos dados. Os participantes consistiram de professores egressos, docentes formadores e estudantes formandos do curso de Educação Física da UNIOESTE. O instrumento utilizado na coleta dos dados consistiu de entrevista semi-estruturada, com questões abertas. Em relação às experiências advindas dos ensinos fundamental e médio, verificou-se que os docentes formadores e os professores egressos vivenciaram com maior ênfase a avaliação de desempenho físico e técnico, já os estudantes formandos experimentaram mais a avaliação voltada à participação nas aulas práticas. No que se refere ao período de formação inicial em Educação Física, percebeu-se que a maioria vivenciou avaliações que privilegiavam identificar a quantidade e o grau de retenção dos conhecimentos teóricos assim como avaliações do desempenho técnico e físico. Na análise das características das práticas avaliativas implementadas na Educação Física escolar, identificou-se que os professores egressos enfatizavam a análise da participação nas aulas, utilizando a observação, com o objetivo principal de estimular o envolvimento dos alunos com as atividades propostas. Neste sentido, observou-se o fraco impacto da formação inicial no processo de estruturação das práticas avaliativas, já que a experiência profissional advinda da realidade educacional foi mais significativa na consolidação das concepções de avaliação.Florianópolis, SCNascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Evandra Hein2013-07-16T02:09:09Z2013-07-16T02:09:09Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 f.| tabs.application/pdf226009http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102873porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:56:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102873Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:56:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar
title Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar
spellingShingle Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar
Mendes, Evandra Hein
Educação física
Pratica de ensino
Avaliação
title_short Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar
title_full Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar
title_fullStr Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar
title_full_unstemmed Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar
title_sort Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar
author Mendes, Evandra Hein
author_facet Mendes, Evandra Hein
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Juarez Vieira do
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Evandra Hein
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Pratica de ensino
Avaliação
topic Educação física
Pratica de ensino
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T02:09:09Z
2013-07-16T02:09:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 226009
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102873
identifier_str_mv 226009
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652101560041472