Perfil dos recém-doutores em enfermagem: aproximação ao perfil proposto pela área de enfermagem da CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Diana Coelho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128785
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.
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spelling Perfil dos recém-doutores em enfermagem: aproximação ao perfil proposto pela área de enfermagem da CAPESEnfermagemEducação em EnfermagemPós-graduaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.Com a intenção de alcance da excelência, a área de Enfermagem da CAPES (2010) elaborou um Perfil do Doutor em Enfermagem, com orientações para a formação de pesquisadores em Enfermagem. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil dos recém-doutores, egressos de três Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) do Brasil, com base no referido documento. Pesquisa exploratória, analítica, de abordagem qualitativa. Participaram dezesseis egressos de três PPGEnf com conceito cinco, seis e sete (Triênio 2010-2012), localizados em distintas regiões do Brasil, que foram titulados nos anos de 2008 a 2012. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e análise documental do currículo Lattes/CNPq. A análise dos dados foi realizada conforme Minayo (2010), sendo relacionada com a matriz de indicadores, elaborada a partir do Perfil do Doutor em Enfermagem. Dos 220 doutores egressos dos PPGEnf selecionados, 211 tiveram os currículos analisados. O "PPGEnf a" foi o que apresentou maior número de egressos. Houve o predomínio do sexo feminino. Dos egressos, a grande maioria era graduada em Enfermagem. O maior número de egressos encontra-se atuando na região nordeste do Brasil. Foram identificadas 04 diferentes áreas de atuação: docência, assistência, gestão e pesquisa. Com relação ao Perfil de Doutor em Enfermagem/CAPES emergiram três categorias: 1) Doutor em enfermagem: capacidade de construção do projeto de carreira profissional e científica, com cinco subcategorias: Iniciando a trajetória profissional; Buscando a formação stricto sensu para a docência; Reconhecendo a formação profissional; Buscando a realização e a valorização profissional; Planejando a carreira: enfrentando desafios e barreiras; 2) Doutor em Enfermagem: habilidades e competências para a pesquisa, a coordenação de equipes e a internacionalização, com oito subcategorias: Domínio do estado da arte da sua temática/área de atuação; Capacidade de diálogo em âmbito internacional; Habilidades e competências para a pesquisa; Prática assistencial e o desenvolvimento de pesquisa; Processo de divulgação/socialização do conhecimento em periódicos altamente qualificados; Gestão de Projetos de Pesquisa; Coordenação de equipes; Expert em métodos científicos. 3) Doutor em Enfermagem: habilidade e competências para o exercício do processo educativo com duas subcategorias: Exercício do processo educativo: formação profissional em diferentes níveis; Dificuldades enfrentadas na inserção no mundo da escola. Foi possível refletir a respeito das vivências e das necessidades inerentes ao preparo dos doutores em Enfermagem para a inserção no mercado de trabalho e para o planejamento da sua carreira profissional e científica, além do reconhecimento dos fatores de sofrimento e insatisfação profissional. As habilidades e as competências para o desenvolvimento de pesquisa foram evidenciadas como grande enfoque dos PPGEnf, porém os recém-doutores em Enfermagem encontram muitas barreiras e desafios nesse domínio, principalmente no que tange à capacidade de internacionalização, à gestão de projetos de pesquisa, aos domínios de diferentes métodos científicos e à dicotomia pesquisa e prática. As doutoras apresentaram diferentes áreas de atuação e implementação do exercício do processo educativo, demonstrando que a educação em enfermagem transpassa as barreiras da sala de aula. Por fim, a análise do perfil dos recém-doutores, a partir do documento "Perfil do Doutor em Enfermagem" proposto pela Área de Enfermagem da CAPES, demonstrou aproximações e distanciamentos.<br>Abstract : Intending to achieve excellence, CAPES (2010) produced a Profile of Doctoral Nursing Graduates with guidelines for the training of researchers in Nursing. This study had the objective of analyzing the profile of recent graduates of three Brazilian Doctoral Nursing Programs (DNP) using the guidelines of the mentioned document. It is a exploratory, analytical research with a qualitative approach. Sixteen graduates (16), who graduated in the years 2008 to 2012 from three DNP with levels five, six and seven and from different regions of Brazil, took part in this study. The data was collected by means of interviews and documental analysis of the Lattes/CNPq resumes. Data analysis was performed according to Minayo (2010) and was related to a matrix of indicators elaborated from Profile of Doctoral Nursing Graduates.. From the selected 220 graduates, 211 resumes were analyzed. ?DNP A? was the one with the biggest number of graduates. There was a predominance of the female sex. Most of the subjects were Nursing undergraduate. Most doctoral graduates are acting in the northeast region of Brazil. Four different areas of acting were identified: teaching, nursing care, management and research. Regarding the Profile of Doctoral Nursing Graduates/CAPES three categories emerged: 1) Doctor in Nursing: ability to build a professional and scientific career project, with five subcategories: Starting a career; Seeking sensu stricto education for teachers; Recognizing the training; Seeking fulfillment and professional development; Planning your career: Facing challenges and barriers. 2) Doctor in Nursing: skills and competencies for research, team coordination and internationalization, with eight subcategories: Domain of the state of the art of their subject / area of operation; Capacity for dialogue at the international level; Skills and competencies for research; Care practice and research development; Dissemination / knowledge socialization process in highly qualified journals Management of Research Projects; Team coordination; Expert in scientific methods. 3) Doctor in Nursing: skill and competence to exercise the educational process, with two subcategories: Exercise of the educational process: training at different levels; Difficulties in entering the world of school. It was possible to reflect on the experiences and needs inherent to preparing doctors in Nursing for insertion in the labor market and for the planningof their professional and scientific career, in addition to the recognition of distress and job dissatisfaction factors. The skills and expertise to the development of research were highlighted as a major focus of DNP, but the recent doctorates in nursing find many barriers and challenges in this field, especially with regard to the capacity of internationalization, the management of research projects, the different fields of scientific methods and the research and practice dichotomy. The graduates had different areas of expertise and implementation of the exercise of the educational process, demonstrating that nursing education pierces the barriers of the classroom. Finally, the analysis of the profile of recent graduates demonstrated similarities and differences from the document Profile of Doctoral Nursing Graduates proposed by CAPES.Prado, Marta Lenise doUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Diana Coelho2015-02-05T20:20:35Z2015-02-05T20:20:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis355 p.| il., grafs., tabs.application/pdf330548https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128785porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:20:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128785Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:20:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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